Resenha: Assistente do Vilão - Hannah Nicole Maehrer - Queria Estar Lendo

Resenha: Assistente do Vilão - Hannah Nicole Maehrer

Publicado em 8 de ago. de 2024

Resenha: Assistente do Vilão - Hannah Nicole Maehrer

Assistente do Vilão é o primeiro volume da trilogia de fantasia e comédia escrita por Hannah Nicole Maehrer. Lançado aqui pela Editora Alt, é uma mistura de A Princesa Prometida com Shrek e acompanha uma garota que aceita trabalhar para o maior vilão do reino.

Se gostou desse livro, vai curtir:

Evie precisa de um emprego para ajudar a sustentar a família. Em um incidente bastante inesperado na floresta, ela acaba cruzando o caminho de ninguém mais ninguém menos que o Vilão. Com letra maiúscula mesmo. Ele oferece um emprego como sua assistente e Evie aceita.

Seis meses de tranquilidade e gritos ecoando da câmara de tortura se passam, até que um dos planos do Vilão é sabotado. Tem um espião infiltrado na mansão dele, e Evie é a única pessoa de maior confiança do Vilão, quem pode descobrir o traidor responsável pelas tramoias.

Assistente do Vilão é uma história muito simpática que usa artifícios dos contos de fadas para colocar a perspectiva do protagonismo nas figuras mais inesperadas de todas: a do vilão e a da assistente dele. Mesmo com alguns escorregões da narrativa, foi uma leitura muito divertida e leve, que passou sem que eu notasse as páginas avançando.

Resenha: Assistente do Vilão - Hannah Nicole Maehrer

Vou começar com o que foi um problema pra mim. Achei que a autora abusou demais de um recurso chamado "show, don't tell" - no caso ela me contou demais e me mostrou de menos.

Era fácil conquistar lealdade quando a única outra opção era a morte.

Em muitos momentos, senti que ela estava até com preguiça de narrar as coisas, porque só colocava um personagem contando como aconteceu e era isso, cena acabada. Em outras, com os sentimentos dos personagens, por exemplo, acabava escorregando muito em demonstrar os sentimentos e a narração acabava saindo mecânica ao extremo. De novo: mais me contando do que me mostrando.

Outro grande problema foi a resolução da história. Foram quase 470 páginas de muita enrolação e muito filler para finalmente chegar no final do livro e correr com tudo. As revelações, as reviravoltas, o embate com o traidor, tudo em dois capítulos. Achei tão corrido que nem deu pra sentir a emoção que os personagens estavam sentindo ali - isso sem falar na justificativa canastrona que ela deu pra quem era o espião. Senti falta de uma coisa mais... criativa.

Essas coisas acabaram sim atrapalhando minha leitura, mas não necessariamente estragaram. Como eu disse: Assistente do Vilão é um livro muito divertido. Genuinamente engraçado, com uma narração que zoa seus personagens o tempo todo, uma protagonista destrambelhada e um vilão clichê sombrio hilário.

O que é que uma assistente deveria fazer quando o chefe implacável estava desacordado?

Eu gostei muito da Evie, a personagem principal. Ela é simpática, criativa, tem umas sombras na personalidade que tornam esse seu lado raio de sol bem curioso. O Vilão, por outro lado, a gente descobre aos poucos que ele tem mais do que esse lado maquiavélico - e é através da Evie que isso acontece.

Resenha: Assistente do Vilão - Hannah Nicole Maehrer

Eu queria ter tido mais suspense sem um POV do Vilão? Queria. Mas tudo bem porque esse é meu lado do slow burn falando mais alto.

O romance acontece de segundo plano porque acaba ficando muito no "ele está apaixonado, ela está apaixonado, nenhum dos dois vai falar disso apesar de ser muito óbvio". É um tipo de slow burn gostosinho de ler - que podia ter sido mais aproveitado pela narrativa. Eu queria mais sofrimento, mais desejo, mas achei os olhares e o anseio um pouco fraquinhos.

- Eu nunca me senti tão inquieto quanto depois de te conhecer, Sage.

Gostei dos problemas individuais que a Evie e o Vilão carregavam. Dos problemas em casa aos traumas do passado, tudo isso foi bem apresentado e trabalhado no decorrer do livro. Significava muito para quem eles foram e quem tinham se tornado; explicava muito das sombras que cada um deles carregava. E como elas pareciam ecoar de um para o outro.

Tem um leque de coadjuvantes muito queridos trabalhando para o Vilão. Gostei bastante da Tatianna, que é a curandeira, e do Reinaldo. O maior de todos! O sapo de coroa! Com suas plaquinhas informativas! Que chama REInaldo porque a tradução da Isabela Sampaio é um primor.

Aliás, a tradução de Assistente do Vilão é supimpa. O fato de a tradutora ter conseguido usar periclitante em uma sentença me deixou tão feliz, eu amo o português!

Resenha: Assistente do Vilão - Hannah Nicole Maehrer

Para quem gosta de fantasia ou quer ler uma história para desestressar, eu indico essa de olhos fechados. É querida, é engraçada e os capítulos passam sem que você perceba. Quando termina, com um cliffhanger desgraçado de arrancar os cabelos, já te faz ansiar pelo próximo!

Assistente do Vilão tem uma vibe de The Office, mas você trabalha para o cara malvado do reino. Com um carisma enervante, a autora nos faz acompanhar o dia a dia no escritório do vilão enquanto tentamos desvendar, junto com os personagens, quem é o traidor e quando, pelo amor de todos os deuses, o vilão e sua assistente vão se beijar!

Sinopse: PROCURA-SE ASSISTENTE: Vilão notório do alto escalão busca assistente leal e equilibrado para funções de escritório não especificadas, apoio à equipe para caos e terror aleatórios e outras Coisas Sombrias em Geral. Discrição é essencial. Excelentes benefícios. Com uma família para sustentar, Evie Sage precisa desesperadamente de um trabalho. Então, quando um esbarrão acidental com o Vilão mais famoso de Rennedawn resulta em uma oferta de emprego, ela aceita sem pensar duas vezes. Alegre, fofa e divertida, Evie sabe que esse cargo não é bem o seu perfil, mas sabe também que nenhum trabalho é perfeito. O que ela jamais esperaria era desenvolver uma queda por seu chefe aterrorizante, temperamental e inegavelmente gato. Quando finalmente se acostuma com as diversas cabeças decepadas penduradas no teto e com o barulho estranho de globos oculares errantes sendo esmagados sob seus pés, Evie começa a suspeitar de que algo estranho pode estar acontecendo no reino: alguém quer acabar com o Vilão e com todo o seu império nefasto. Agora, além de se esforçar para não babar pelo seu chefe, ela também precisa descobrir quem está tentando sabotar seu trabalho e fazer de tudo para impedi-lo. Afinal, não é fácil encontrar um bom emprego.

Título original: Assistant to the Villain
Autora: Hannah Nicole Maehrer
Editora: Editora Alt
Tradução: Isabela Sampaio
Gênero: Fantasia
Nota: 3,5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo