Resenha: Homem-Aranha: Miles Morales - Jason Reynols - Queria Estar Lendo

Resenha: Homem-Aranha: Miles Morales - Jason Reynols

Publicado em 5 de set. de 2024

Resenha: Homem-Aranha: Miles Morales - Jason Reynols

Homem-Aranha: Miles Morales é uma publicação da Excelsior na coleção dos heróis da Marvel. Escrito por Jason Reynolds, o livro explora o dia a dia e os novos problemas na vida de um adolescente do Brooklyn bastante conhecido por atravessar a cidade com suas teias e seu uniforme de herói.

Se você gosta de histórias como essa, vai gostar de:

Na história, Miles está tendo que lidar com uns pesadelos estranhos envolvendo gatos brancos, os problemas financeiros da família e o fato de ter sido suspenso da escola porque saiu de uma aula depois do seu sentido aranha ficar completamente surtado.

Miles não sabe o que está causando esses surtos, mas tem algumas suspeitas; e a investigação a respeito dessa suspeita se divide entre sua rotina, uma paixonite adolescente e a tentativa de manter tudo sob controle.

O Miles é um dos meus heróis favoritos do universo Marvel; depois de anos sem me importar com o Peter Parker, apareceu um Homem-Aranha que roubou meu coração e se tornou um dos meus mais queridinhos do mundo. Amo as histórias do Miles, e esse foi mais um caso de livro que nem vi as páginas passarem, de tão querida que foi a experiência.

Resenha: Homem-Aranha: Miles Morales - Jason Reynols

Eu gosto do caos que é o Miles, como o adolescente destrambelhado e pamonha que ele é, e também do seu coração de ouro e de como ele se importa tanto com tudo e todo mundo - um verdadeiro herói.

A história acompanha suas peripécias na escola e na vida de maneira muito natural. É como assistir uma série onde o lado herói não importa tanto, porque ele ainda é um adolescente tendo que resolver problemas do cotidiano. No caso do Miles, alguns mais extremos, como é o caso do professor de História que, a cada nova aula, se mostra mais racista e medonho.

Mesmo com esse cenário, o livro equilibra momentos suaves com a família do garoto, seu melhor amigo, Ganke, e sua paixonite da escola, Alicia, com as resoluções dos conflitos que aparecem no caminho do Miles.

Resenha: Homem-Aranha: Miles Morales - Jason Reynols

Eu gostei bastante de como o autor abriu discussões sobre racismo e problemáticas supremacistas que aparecem disfarçadas em discursos de "mas naquela época...". Eu nunca tinha lido nada do Jason, mas conheço seus livros e os inúmeros elogios que as pessoas dão às suas narrativas, e é com razão.

A jornada do Miles encontrando espaço para usar sua voz - e seus poderes - no momento certo é espetacular. O único ponto que talvez não tenha sido tão bem explorado foi o final; eu esperava um pouco mais, depois de 180 páginas de tensão e suspense. A "batalha final" acabou muito rápido. Dava pra ter sido mais bem explorada.

Mas não estraga a história e nem o desenvolvimento do livro, que tem conflitos familiares muito bons, discussões sobre diferenças sociais e preconceito racial na sociedade; tudo muito bem feito e encaixado nos diálogos e nos momentos do livro.

Resenha: Homem-Aranha: Miles Morales - Jason Reynols

A tradução do livro está ok, mas teve alguns trechos que pareceram traduzidos literalmente demais, sem uma adaptação pra deixar soar mais fluido. De resto, a edição é perfeita, impecável, com detalhes de encher os olhos!

Homem-Aranha: Miles Morales é um ótimo livro para quem quer conhecer o herói antes dos quadrinhos, ou para quem conhece e quer acompanhar uma nova aventura do menino Miles.

Sinopse: Miles Morales é um adolescente como todos os outros. Janta todos os domingos com os pais, joga games das antigas com o melhor amigo, Ganke, e tem uma queda por Alicia, a linda e inteligente poeta. Miles ostenta uma bolsa de estudos na prestigiada Brooklyn Visions Academy. Ah, sim, e ele também é o Homem-Aranha. Porém, nos últimos tempos, o sentido aranha de Miles não tem mostrado boa forma. Quando um mal-entendido o leva a ser suspenso do colégio, Miles começa a questionar suas habilidades. Afinal, seu pai e seu tio já foram pivetes com fichas criminais nas ruas do Brooklyn. Talvez moleques como Miles não estejam destinados a serem super-heróis. Talvez Miles deva ouvir o conselho do pai e cuidar de si próprio. Enquanto Miles tenta colocar sua vida escolar de volta nos trilhos, não consegue se livrar dos pesadelos vívidos que insistem em persegui-lo. Tampouco consegue evitar o zunido incessante do sentido aranha nas aulas de História, entre as falas suspeitas de seu professor sobre a escravidão e o sistema prisional moderno. Porém, quando sua bolsa de estudos é ameaçada, Miles descobre uma trama apavorante que ameaça a sua vida e a de todos à sua volta. É hora de Miles vestir o uniforme.

Título original: Spider-man: Miles Morales
Autor: Jason Reynolds
Editora: Excelsior
Gênero: Super-heróis | Ação
Nota: 4


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo