Resenha: Pássaro e Serpente - Shelby Mahurin - Queria Estar Lendo

Resenha: Pássaro e Serpente - Shelby Mahurin

Publicado em 9 de dez. de 2024

Resenha Pássaro e Serpente - Shelby Mahurin

O que acontece quando um caçador de bruxas se casa, sem saber, com uma? Eles se apaixonam, é claro. Pássaro e Serpente, da autora Shelby Mahurin, foi publicado pela editora Rocco aqui no Brasil e virou um dos queridinhos do booktok. O primeiro livro da trilogia une romance, mistério e bruxaria em um enemies to lovers que conquistou os fãs de fantasia.

Se gostou desse livro, vai curtir:

Qual a história de Pássaro e Serpente?


Louise le Blanc é uma bruxa que renegou suas origens e agora vive de pequenos golpes e disfarces pelas ruas de Cesarina enquanto foge do seu antigo clã. Reid Diggory é um chasseur, um caçador de bruxas e outros seres sobrenaturais, que dedica sua vida a fé e ao Arcebispo, a autoridade maior da Igreja na cidade.

O destino vai unir os dois em um casamento forçado, testando seus limites, crenças e convicções. A cada momento que passam juntos, Lou se vê mais em perigo. Seu passado a persegue e está cada vez mais próximo, enquanto isso ela segue em território inimigo, vivendo sob o mesmo teto daqueles que caçam e queimam suas irmãs. 

Reid pode ter jurado protegê-la de todo o mal, mas será que ele a salvaria da fogueira se soubesse que ela é o próprio mal? Ou seria ele o primeiro a acender o fogo?

Lou e Reid, de enemies to lovers


Lou é uma personagem forte, irreverente e engraçada. Uma protagonista dona de si, que passou por situações ruins e aprendeu a se virar. Desesperada por proteção, acabou se vendo presa a um casamento indesejado. Mas isso não significa que ela vai se calar ou se submeter. Não há nada capaz de destruir sua vivacidade, seu humor debochado e sua vontade de continuar viva.

Reid está vivendo o inferno na terra. Casado com uma herege que parece ter prazer em provoca-lo e que se deleita cada vez que fala uma blasfêmia ou tenta dissuadi-lo de sua fé no Arcebispo, a quem ele vê como figura paterna. Sua vida inteira foi dedicada ao trabalho de matar seres sobrenaturais e maléficos, livrando a todos do mal. Não é uma vida fácil, mas sua fé é forte e suas convicções são verdadeiras.

A convivência, porém, vai cruzando as linhas tão claras que existem os dois. Reid se torna mais maleável, menos duro e rigoroso, até sorri mais. E Lou começa a entender um pouco que apesar das suas crenças, ele é mais do que aquilo. Que a essência de Reid pode ser pura, ainda que marcada pelo ódio e preconceito contra seu povo. Afinal, ele foi criado para odiar bruxas. E ela também havia sido criada para algo, então como culpa-lo por isso?

O interessante do romance entre os dois é exatamente ir vivenciando essas pequenas mudanças, os questionamentos que nunca estiveram lá mas que, depois que surgem, não conseguem ser esquecidos. Principalmente quando se fala do Reid.

Achei que teria muita dificuldade com a leitura de um personagem tão fervorosamente religioso. E confesso que algumas vezes ele realmente me tirou do sério. Mas acredito que Shelby soube trabalhar muito bem a forma como apresentou o Reid e a sua fé, tanto na sua convicção quanto nos seus questionamentos.


Sou uma eterna apaixonada pelo trope de enemies to lovers, mas é dificil até conceber a ideia de como você pode se apaixonar por alguém que odeia tudo o que você é representa, que caça e assassina pessoas como você. Adicione a isso todo o fator religioso, o discurso de pureza, de superioridade, de bem e mal, a desumanização…

Não foi fácil, e realmente cheguei a achar que não conseguiria me envolver com o ship. Mas eu não apenas consegui, como shippei muito. O fato de eu imaginar o Reid como o Sam Heughan de Jamie Fraser em Outlander ajudou bastante, confesso. Sem falar no jeito de garoto virgem que fica vermelho quando olha para um decote, meus momentos favoritos eram quando a Lou perturbava a cabeça e brincava com o desejo do pobre coitado.

A autora fez um ótimo trabalho na condução do Reid e sua evolução como personagem. Quanto a Lou, bem, eu amei ela desde as primeiras páginas. Reid e eu nunca tivemos nenhuma chance, é impossível não se apaixonar por essa bruxa.

Como funciona a magia em Pássaro e Serpente?


Shelby Mahurin criou um sistema de magia muito interessante, onde toda magia tem seu preço. E aquilo que é tomado deve ser ressarcido. Ao menos, esse é o caso quando falamos das bruxas naturais, como Lou.

Toda a narrativa envolvendo os fios dourados de possibilidades que se criam quanto a magias que podem ser feitas, é genial. Porque trabalha a ideia de que nada é certo ou decisivo, tudo são escolhas, possibilidades. E nada é de graça.

Então, se você quiser executar alguma magia vai precisar dar algo em troca. Quer abrir um portão? Então quebre seu dedo. Quer impossibilitar um inimigo por alguns segundos? Dê um dos seus sentido em troca. Precisa desesperadamente apagar as memórias de alguém? Esteja disposta a apagar as suas também. Quid pro quo.

Do outro lado, temos as bruxas de sangue, como é o caso de Coco. Assim como o próprio nome já sugere, elas utilizam sangue para realizar seus feitiços. Sejam eles de localização, ou misturados com plantas específicas para causar resultados como o de colocar alguém para dormir, imobilizar, proteger e tantos outros. Nesse caso, o sangue é o condutor da magia e, diferente das bruxas naturais, não existe um preço a ser pago. O sangue é o preço.

Resenha: Pássaro e Serpente - Shelby Mahurin

Minha opinião, Pássaro e Serpente vale a pena?


Descobri Pássaro e Serpente em uma lista de indicações de romantasia do booktok e confesso que, pelo título e capa, achei que não ia gostar. Nunca estive tão feliz em estar errada.

O primeiro livro da trilogia Pássaro e Serpente começa um pouco confuso, é verdade, mas vai te conquistando com o passar das páginas. Fui fisgada pelo romance e amei odiar o Arcebispo, aquele cretino hipócrita.

Há coisas que não podem ser mudadas com palavras. Algumas coisas têm que ser vistas. Têm que ser sentidas.

Por se tratar de um primeiro livro entendo que o foco seja o romance e o restante tenha sido contextualizado aos poucos. A história também trás personagens interessantes como Coco e Ansel, a quem eu adoro. Imagino que o próximo livro vá expandir o universo e desenvolver os demais personagens, principalmente levando em conta os acontecimentos do final.

Em resumo, Pássaro e Serpente é uma leitura envolvente, mágica e rápida. O romance proibido de Lou e Reid é cheio de complexidades e nos deixa curiosos para a continuação. Se você gosta de fantasia young adult ou romantasia com o tropo de enemies to lovers então Pássaro e Serpente é uma indicação de leitura perfeita.

Sinopse: Juntos como um só, para amar, honrar ou queimar. Pássaro e serpente é o primeiro livro de uma trilogia deslumbrante que une bruxaria, fantasia, perigos e um amor proibido. A pré-venda acompanha um lindo pingente de serpente e um marcador de páginas. Há dois anos, Louise le Blanc precisou fugir de seu clã e se escondeu na cidade de Cesarina, deixando para trás toda a magia e vivendo de tudo que pudesse roubar. No entanto, a cidade é cheia de perigos e mistérios para alguém como ela. Na região, caçadores da Igreja caminham pela cidade, venerados como verdadeiros homens santos. E o arcebispo, o rigoroso patriarca da Igreja, parece ser violento. Lá, bruxas como Lou são temidas, caçadas... e, então, queimadas. Reid Diggory vive sua vida com base em um versículo: não permitirás que uma bruxa viva. Fanático caçador de bruxas para a igreja, Reid dedicou toda sua vida erradicando o ocultismo e fazendo com que o arcebispo da cidade, seu pai, ficasse orgulhoso de suas ações. Mas quando chega o momento e a oportunidade de capturar uma bruxa, um ladrão o engana e seu alvo consegue escapar. Com a intenção de levá-la a julgamento, Reid acredita que ela não escapará novamente. Mas quando Lou dá um golpe perverso e o engana outra vez, em um escândalo público, os dois são forçados a uma situação inimaginável: o casamento. O casamento com um caçador poderia proporcionar uma proteção verdadeira às bruxas – se Lou conseguisse convencê-lo de que não é uma. No entanto, à medida que o tempo passa, seu segredo se torna cada vez mais difícil de ser mantido escondido. Apesar do perigo que Reid representa à sua sobrevivência, complexos sentimentos de Lou por Reid começam, lentamente, a nascer. Incapaz de mudar o que realmente é, Lou precisará fazer uma escolha.

Título original: Serpent and Dove
Autora: Shelbi Mahurin
Editora: Galera Record
Tradução: Glenda d'Oliveira
Gênero: Fantasia | Romance
Nota: 4


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo