Resenha: A Ruína de um Reino - Alexandra Christo - Queria Estar Lendo

Resenha: A Ruína de um Reino - Alexandra Christo

Publicado em 12 de nov. de 2022

Resenha: A Ruína de um Reino - Alexandra Christo

O novo título que a Editora Literalize chegou em cortesia e está trazendo pra cá é um queridinho do TikTok. A Ruína de um Reino - To Kill a Kingdom, em inglês - é uma releitura sombria e carismática de A Pequena Sereia. Hoje, a resenha é pra falar dessa história que roubou meu coração.

Mais histórias de fantasia para amar:

O livro de Alexandra Christo é dividido em dois pontos de vista. De um lado, conhecemos Lira; ela é uma ninfa, uma criatura mortífera que vive no mar e caça humanos para colecionar seus corações. Conhecida como a Maldição dos Príncipes pela caça impiedosa, Lira é filha da Rainha do Mar, uma bruxa ainda mais terrível que, em toda sua crueldade, castiga a filha quando ela desobedece suas ordens.

O castigo? Lira é transformada em humana, e é forçada a andar por terra em busca do coração de um príncipe até o solstício do inverno. Do contrário, permanecerá humana para sempre.

Do outro lado, conhecemos Elian; ele é o príncipe do reino de Midas, herdeiro ao trono. Porém, Elian tem outros planos para seu futuro. Ele é conhecido por ser um caçador de ninfas, o terror ao horror que elas impõem sobre os mares. No mar é que está seu coração; antes de ser um príncipe, ele é um capitão pirata. E Elian sabe que existe uma maneira de deter esses monstros de uma vez por todas. Com um cristal encantado que fica no topo da montanha mais gelada daquele mundo.

Ele não esperava, no entanto, uma ajuda inusitada nessa viagem. Uma garota misteriosa que eles encontram naufragada no mar, e que parece saber mais sobre ninfas do que qualquer outra pessoa poderia saber. Lira entra no caminho de Elian, e Elian no de Lira. Mas, em meio à segredos e traições, será a ninfa capaz de arrancar o coração do príncipe que deseja matá-la?

Resenha: A Ruína de um Reino - Alexandra Christo

A Ruína de um Reino tem absolutamente tudo que eu mais amo em uma história: personagens carismáticos, uma trama concisa e cativante, mistério e fantasia na medida certa, uma construção de universo impecável, enemies to lovers com faca na garganta e ameaças à vida, "do ódio ao amor" de bônus, e um romance proibido.

Quer mais ou tá pouco? Não é a toa que eu simplesmente devorei essa leitura, sem conseguir parar até chegar ao fim.

A Ruína de um Reino tem uma daquelas narrativas gostosinhas, sabe? Não dá vontade de parar de ler. Alexandra Christo - e a tradução de Mariana C. Dias - conta uma história tão emocionante, sombria e curiosa que você não pode fazer mais nada além de mergulhar nesse universo.

Seus protagonistas, Lira e Elian, são incríveis. Eu gostei demais das personalidades dos dois, das picuinhas que nasceram entre eles quando se encontraram, e daquele clima de "somos tão diferentes, mas tão iguais" que eles carregam.

Lira é indomável como o mar. A Maldição dos Príncipes, e a ninfa, representam esse seu lado cruel e mortífero, construído a duras penas e sacrifícios. O oceano é implacável e, para sobreviver a ele e à sua mãe, Lira se tornou o que há de pior.

Eu me acostumei tanto a ser brutal que quase me esqueci de que isso não começou por escolha, mas por obrigação.

Quando é forçada a se transformar em humana, no entanto, vemos o lado frágil e quebradiço da garota. A humanidade intrínseca em seu novo coração e sua nova forma acabam influenciando, lentamente, quem Lira era e quem pode se tornar, se abraçar esse seu lado. É um constrate interessante e muito bem desenvolvido pela narrativa; sentimos o conflito, o medo e a entrega dela. Vemos seu crescimento como protagonista, através da história que ela está trilhando.

A Ruína de um Reino é muito sobre a humanidade de seus personagens principais, sobre a fantasia desse universo e as possibilidades que o fim de uma guerra pode oferecer. Mas quem levantaria a bandeira branca primeiro? Os monstros do mar, ou os monstros da terra?

Resenha: A Ruína de um Reino - Alexandra Christo

Elian, ao contrário de Lira, está fazendo tudo pelo seu povo e pelos outros reinos. Como caçador e pirata, ele entende o perigo que o mar carrega; ele já viu e perdeu demais para as ninfas. Elian faz parte do mar, e em seu navio Saad que reside seu verdadeiro lar. Por isso, todo sacrifício e batalha é bem-vindo para proteger seu mundo, sua família e sua tripulação - sua segunda família.

Pense num personagem que logo na primeira cena rouba o seu coração. Foi esse desgraçado desse menino. Elian é puro carisma e charme, todo sarcástico e afiado. É um pirata com coração de ouro, um príncipe que não funciona na corte, mas na lábia. Eu simplesmente quero morder esse personagem de tão perfeito que ele é.

Corações sempre são feridos pela nossa verdadeira natureza.

Por isso, justamente, quando ele e a Lira se encontram e quando começam a conviver a bordo do navio, a implicância é natural. Elian odeia a raça de Lira, mas quem ela era no mar principalmente, e não faz ideia de que tem a Maldição dos Príncipes à bordo. Lira sabe quem Elian é, e o que tem que fazer para recuperar seu lugar na corte da mãe; mas planeja algo ainda maior.

Resenha: A Ruína de um Reino - Alexandra Christo

Eu passei mal, chorei, sorri, fiquei abububle das ideias com o ship se formando entre os dois. É aquela coisa "eu te odeio mais que tudo no mundo" misturado com as ameaças às vidas um do outro, se desenvolvendo lentamente em um companheirismo e compreensão mútuos.

- Lira, você faria a gentileza de traduzir?
- Eu nunca fui acusada de ser gentil.

Gostei também como A Ruína de um Reino traz coadjuvantes interessantes; tanto os que conhecemos pouco, como a princesa Sakura e os governantes de Midas, quanto os tripulantes do Saad e a antagonista da história. A Rainha do Mar é avassaladora como o oceano, e um terror por si só. No navio, Madrid, Torik e Kye são personagens maravilhosos. Os melhores amigos e companheiros de Elian, com histórias e personalidades que se destacam na narrativa.

O universo de Alexandra Christo é rico em detalhes e criatividade. Os reinos que conhecemos têm peculiaridades e perigos; os mares são um mundo à parte. A história se move através das ondas, das ninfas, dos piratas e da aventura em busca de um poder maior para destronar o mal que se move sob o oceano.

Elian e eu não somos tão diferentes. Dois reinos que trazem consigo responsabilidades que cada um de nós tem dificuldade em carregar. Ele, as correntes de estar preso a uma terra e a uma vida. Eu, presa nos confins do legado assassino de minha mãe. E tem o oceano, que chama por nós dois. Uma canção de liberdade e de anseio.

A Literalize já se consolidou como uma das minhas editoras favoritas. Traz edições impecáveis, com detalhes maravilhosos e que valem cada centavo. A edição de A Ruína de um Reino não foge ao padrão; é linda, daquelas que a gente quer expor na estante. Tem um acabamento ótimo, diagramação confortável e páginas de qualidade. Em relação à revisão e tradução, perfeição pura.

Uma coisa que eu vi uns surtos desnecessário a respeito tem a ver com a palavra escolhida pras "sirens", como são chamadas as ninfas em inglês. E, gente, respira fundo, tá? Faz sentido. Ninfas também existem nas águas, e combina com a espécie que a Alexandra Christo desenvolve na história. Existem sereias, e elas são diferentes. Ninfa foi uma escolha interessante e cabível para essa outra raça. Ou seja, nas palavras da sábia Taylor Swift: vocês precisam se acalmar.

Resenha: A Ruína de um Reino - Alexandra Christo

A Ruína de um Reino faz jus à chamada de "uma releitura sombria de A Pequena Sereia", mas vai muito além. É de uma criatividade sem tamanho, de uma riqueza de detalhes e cuidado que te faz amar o livro logo nas primeiras páginas.

Com seus protagonistas cativantes e trama cheia de ação e aventura, A Ruína de um Reino é um favorito para roubar o seu coração, assim como fazem as ninfas desse oceano.

Sinopse: Princesa Lira é uma das ninfas mais letais de todas. Com dezessete corações de príncipes humanos em sua coleção, ela é admirada em todo o oceano até que uma reviravolta do destino a obriga a matar uma sereia. Enfurecida, a Rainha do Mar transforma Lira na pior criatura possível: uma humana. Agora, sem sua Canção, Lira tem até o solstício de inverno para entregar o coração do Príncipe Elian à Rainha ou permanecerá humana para sempre. Príncipe Elian é o herdeiro do reino mais poderoso do mundo, mas o oceano é o seu verdadeiro lar e caçar ninfas é sua vocação. Quando ele resgata uma mulher misteriosa de um afogamento em alto-mar, ela promete ajudá-lo a encontrar um objeto capaz de destruir as ninfas de uma vez por todas... Mas será que ele deve confiar nela?

Titulo original: To kill a kingdom
Autora: Alexandra Christo
Editora: Literalize
Tradução: Mariana C. Dias
Gênero: Fantasia
Nota: 5+
SKOOB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo