Resenha: Ordem Paranormal - Desconjuração (parte 1) (Cellbit, Yabu, Akila) - Queria Estar Lendo

Resenha: Ordem Paranormal - Desconjuração (parte 1) (Cellbit, Yabu, Akila)

Publicado em 8 de set. de 2025

Resenha: Ordem Paranormal - Desconjuração (parte 1) (Cellbit, Yabu, Akila)

As adaptações do RPG Ordem Paranormal voltaram, dessa vez com o próximo grande arco da aventura que é Desconjuração (minha temporada favorita, devo pontuar). Na trama, uma nova equipe de agentes se reúne para encontrar uma agente veterana que sumiu do mapa.

Se curte Ordem Paranormal, vale a pena conhecer:

A resenha vai conter alguns spoilers das outras HQ's.

Elizabeth Webber está desaparecida e a Ordo Realitas precisa que ela seja encontrada, sendo ela uma peça tão importante nas investigações do que tem acontecido desde Santo Berço. Para isso, o Sr. Veríssimo reúne uma nova equipe de agentes, sob tutoria de Tristan, para o trabalho.

Beatrice, Erin, Luciano e Fernando são rostos novos, mas Arthur e Kaiser (Cesar) já são figuras carimbadas nessas empreitadas. Junto a eles, outros personagens se reúnem circunstancialmente no que parece mais uma corrida contra o tempo, porque o paranormal não vem para a realidade de maneira fácil, mas, quando vem, é um problemão.

Resenha: Ordem Paranormal - Desconjuração (parte 1) (Cellbit, Yabu, Akila)

Ordem Paranormal - Desconjuração fez, de novo, o que esses quadrinhos têm feito por mim: surto completo. A adaptação de uma temporada tão longa e complexa quanto Desconjuração não deve ter sido fácil, mas todos os responsáveis por ela conseguiram novamente. É uma primeira parte primorosa de uma história com reviravoltas intensas e personagens tão marcantes.

Eu gostei de como adaptaram esse começo. Traz a nostalgia da equipe antiga e também entrega os novos ares que a equipe nova traz; planta o mistério do sumiço da Liz ao mesmo tempo em que mostra que tem outros problemas acompanhando esse desaparecimento; apresenta os horrores que vão acompanhar alguns membros do time (olhos espreitando frestas na parede!) no decorrer da trama.

Desconjuração tem muitos personagens, mas todos eles se destacam pelas personalidades chamativas e carismáticas. Não tem ninguém ali que roube a cena sempre que aparece; eles dividem momentos épicos, irreverentes e que fazem com que a gente se importe bem rápido com cada um deles.

Resenha: Ordem Paranormal - Desconjuração (parte 1) (Cellbit, Yabu, Akila)

Exceto o Arthur. Toda vez que ele aparece, ele rouba meu coração.

Adorei as introduções da Equipe Brasa; adoro a Beatrice, uma personagem tão complexa e gentil. O Dante, que é um enigma por si só, outro dos meus favoritos. Gosto demais da profundidade do Kaiser, vivendo o trauma da última missão nas sombras de quem já foi um dia; a volta do Joui e do Arthur é aquela nostalgia básica, a participação da Erin e do Luciano e Fernando, ainda que mais curtinha, rende bons momentos (e promete outros momentos ainda mais grandiosos pro próximo volume!).

Essa é apenas a parte 1 da Desconjuração, e terminou exatamente onde eu tinha teorizado que terminaria. O que me causou um surto completo, porque é um baita de um cliffhanger bom pra segurar a história.

Resenha: Ordem Paranormal - Desconjuração (parte 1) (Cellbit, Yabu, Akila)

As artes da HQ seguem uma paixão particular minha. Unindo isso às cores chamativas (especialmente nas páginas que destacam algum grande acontecimento, tipo aquele que envolve uma granada...) ganham o seu olhar quase na mesma hora. O roteiro do Yabu, como eu já elogiei, traz momentos impactantes, ao mesmo tempo em que adapta tudo no formato mais preciso para o quadrinho funcionar.

Deixei aqui uma imagem com todo mundo que participou da criação dessa HQ, porque é muito nome pra listar ali na ficha catalográfica, mas muito nome que merece ser exaltado!

Resenha: Ordem Paranormal - Desconjuração (parte 1) (Cellbit, Yabu, Akila)

Eu mal terminei e já estou roendo as unhas pelo próximo volume - que, se minhas teorias estiverem certas, adaptam minha parte favorita da minha temporada favorita! Se você ama Ordem Paranormal, vai amar essa versão de Desconjuração. E, se ainda não conhece o RPG, as HQ's são uma ótima porta de entrada para a história.

Sinopse: Na nova equipe estão Beatrice Portinari, uma florista que desconhece o próprio passado; Luciano e Fernando, um casal unido como nenhum outro; Erin, uma engenheira fanática por explosivos; e Dante, um ocultista misterioso com intenções ainda mais obscuras. É com essa combinação improvável que Joui Jouki, Arthur Cervero e César "Kaiser" Cohen precisam contar para resgatar sua amiga e mentora, Elizabeth Webber. A investigação os levará a um orfanato assombrado - e ao próprio passado dos personagens - numa jornada da qual nem todos sairão vivos.

Título original: Desconjuração
Autores: Cellbit, Yabu, Akila
Editora: Jambô
Gênero: HQ | Terror | Aventura
Nota: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo