Um clássico do terror chega às livrarias pela Editora Jambô. Escrito pelo ilustre Daniel Hartman (e com colaboração de Felipe Castilho, Karen Soarele e Leonel Caldela), O Espreitador é uma coleção de três histórias assombrosas que definitivamente não tem nada a ver com monstros que podem espreitar a nossa realidade.
Se curtiu essa história, pode curtir essas leituras:
O Espreitador é uma coletânea que reúne três contos inspirados naqueles que ganharam vida através do personagem Daniel Hartman, do RPG Ordem Paranormal. Os autores constroem, através do horror e do terror, uma atmosfera tensa, macabra, sanguinária e imparável. É o mal que não pode ser contido, que nasceu de histórias e ganhou força através do medo.
Os três monstros que Daniel criou, e que saltaram das páginas do livro para o mundo onde se passa o RPG, são medonhos - no melhor sentido da palavra. O Espreitador, o Carente e o Viajante me fascinam desde que eu assisti Ordem Paranormal, li sobre eles no livro de regras e até mesmo enfrentei um deles numa mesa de RPG que joguei (foi pro saco, Viajante!).
O primeiro conto, de Felipe Castilho (digo, Daniel Hartman!) é O Espreitador. Acompanha irmãos gêmeos idênticos em um incidente bizarro que parece ter acontecido na escola deles. Enquanto entendemos sobre o gêmeo que "surtou", entendemos também o que o levou a ter essa crise. Um apartamento antigo, um prédio sinistro e olhos que parecem espreitar por frestas em portas são alguns dos sinais para que seu irmão tente entender como salvá-lo.
A atmosfera desse conto é de arrepiar do começo ao fim. Tem uma tensão que escorre das páginas, te dá medo de olhar pela fresta de uma porta e passa a certeza de que quem está lendo também está sendo observado. Gostei demais do desenvolvimento do conto e do terror psicológico que ele construiu, com um fim muito digno.
Dia das Mães Maldito, a segunda história (de Karen Soarele), acompanha uma babá em seu novo trabalho numa fazenda isolada do mundo. Lá, ela conhece uma família enorme e excêntrica para a qual vai trabalhar durante o feriado de Dia das Mães, sem imaginar que uma criatura macabra está prestes a bater à porta deles.
Esse conto trabalha bem demais o horror corporal e sangrento que o Carente representa. Não passa tanto medo (exceto nas partes em que ele bate à porta, aí sim eu me tremi), mas sim agonia, porque você sabe que o monstro é mortífero, sabe que ele está caçando e sabe que vai ser muito difícil pará-lo. Do começo ao fim, fiquei roendo as unhas acompanhando o destino da babá, temendo sempre pelo pior; porque o paranormal sempre traz o pior.
Por fim, Photophobia é o mais denso dos três. Ele demora a engatar, mas funcionou bem demais pra mim por isso. Escrita por Leonel Caldela (Daniel Hartman!), conta a história de um garoto atormentado pela mãe abusiva e de como se libertou das amarras dela através da música, sem jamais conseguir soltar um último fio que o conecta à mulher.
Intercalando entre os anos de criação e glória da banda Photophobia e o presente, em que o protagonista está prestes a viver, ao lado dos amigos, o maior show na sua cidade natal, o terror aqui é gradativo. Psicológico, através das perturbações da mãe, do abuso verbal que ela conduziu durante toda a vida do menino. Aos poucos, vívido também, porque o Viajante é um monstro que ataca pelas sombras, invisível aos olhos, devorando memórias até que não reste nada.
Gostei da condução do autor e acho que combinou com a vibe do monstro. Não há pressa em mostrar o que está para acontecer; há uma construção de tudo que essa história é antes de, aos poucos, começar a desmontá-la para apresentar o elemento do medo.
A edição de O Espreitador ficou linda demais. Gostei dos detalhes na diagramação de cada história, combinando com o clima delas (e dei um berro com a página se "desfazendo" ali no último conto, absolute literatura).
Cada conto de O Espreitador explora bem demais o horror que o paranormal tem a oferecer, conduzindo o leitor por um cânone do universo de Ordem Paranormal que trabalha muito bem o efeito do medo para conduzir o terror até o nosso mundo.
Sinopse: O Espreitador - Os gêmeos Caio e Tales sempre foram inseparáveis, mas algo começa a mudar quando Tales passa a ser atormentado por noites de insônia e um isolamento crescente de sua família. Estaria o vestibular causando todo esse estresse em um dos gêmeos, ou a verdade sobre a mudança de comportamento de Tales é mais sombria do que parece? Dia das Mães Maldito - Contratada como babá das crianças de uma família rica, Danielly precisa passar o final de semana de Dia das Mães em uma fazenda isolada. Enquanto lida com a distância de seu próprio filho, ela descobre que o passado da família está escriito em sangue. E o futuro também. Photophobia - Tato, vocalista de uma das maiores bandas de rock do mundo, volta à sua cidade natal para um grande show, mas precisa lidar com a saúde debilitada de sua mãe. Enquanto confronta seu próprio passsado, Tato se vê afundando cada vez mais em seus traumas, o que pode levá-lo a buscar ajuda em forças sinistras...
Título: O Espreitador
Autores: Felipe Castilho, Karen Soarele, Leonel Caldela
Editora: Jambô
Gênero: Terror
Nota: 5+
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!