Criado pela @thisstoryaintover, o Desafio de Leitura Anti-Apodrecimento do Cérebro tem a intenção de fortificar a leitura e tirar um pouco da nossa atenção das telas do celular. É um convite a deixar as redes sociais de lado todos os dias, durante todo o ano, por alguns minutos, para focar em leitura. E eu me enfiei nele!
O nome é radical, mas ele combina muito com o que eu estou sentindo do meu cérebro por ficar tempo demais nas redes. Então além do desafio, eu também quero reviver o meu aplicativo Forest e me dedicar a plantar muitas árvores todos os meses.
Regra número 1: Você precisa ler por pelo menos 45 minutos todos os dias e precisa anotar no que está lendo (seja no livro, num diário de leitura físico ou virtual ou até mesmo histórico num aplicativo de leitura).
A ideia é engajar mentalmente com o que está lendo, como se estivesse fazendo um grupo de discussão consigo mesmo.
Regra número 2: Ler pelo menos 1 artigo (ou matéria) por mês sobre algum assunto que te interesse.
Abra um jornal, uma revista, um site acadêmico, um blog. Procure por alguma coisa que te interessa muito, alguma temática que te encha de curiosidade, e leia a respeito (mas não pede pra porra do ChatGPT, pelo amor de tudo que é mais sagrado. Vai procurar GENTE que escreveu e sabe do que tá falando).
Regra número 3: Ler ao menos 1 livro por um autor não-branco para cada livro que ler de um autor branco.
É basicamente pra deixar a balança de leitura equilibrada. E aqui eu vou além: adicione nesse desafio também ler autores e histórias LGBTQIA+ para cada autor ou história hétero que ler.
Regra número 4: Leia pelo menos um livro de cada gênero: Ficção, Ficção histórica, Fantasia, Ficção científica, Terror, Romance romântico, Clássico, Histórico/Político, Biografia, Não-ficção.
A partir da quarta regra entra a parte dos desafios que a autora queria ajudar a expandir o estilo de leitura que temos feito.
Regra número 5: Leia pelo menos 1 livro em cada formato: Uma peça; um quadrinho; uma antologia; um livro traduzido.
Pra gente aqui no BR, esse último vai ser bem fácil.
Regra número 6: Leia pelo menos 1 livro de cada categoria:
- Um livro com um protagonista queer;
- Um livro com representatividade PCD;
- Um livro de um autor que não seja norte-americano;
- Um livro de um autor negro que esteja vivo;
- Um livro escrito por um autor indígena;
- Um livro escrito por um autor latino;
- Um livro escrito por um autor do leste asiático que NÃO seja japonês, chinês ou coreano;
- Um livro escrito por um autor do sul asiático que NÃO seja indiano.
Uma coisa que a autora do desafio comentou que é que você não precisa de um livro para cada um de todos os desafios. Se dá para encaixar em mais de um, vai fundo!
Regra número 7: Crie a sua própria forma de escrever sobre essas leituras.
Pode ser num diário de leitura físico, digital, pode ser através de resenhas no Skoob, Goodreads, através de históricos no Maratona App. E não apenas para leituras, mas também para tudo o que assistir. Não precisa ser feito para ser POSTADO, é para você usar para si.
Regra número 8: Crie um espaço para estudar alguma coisa que ama.
A gente sabe que tempo é difícil de conciliar. Mas a ideia é encontrar espaço para entender mais sobre alguma coisa pela qual você tem paixão. Só pela diversão, pelo conhecimento novo a ser adquirido, sem compromisso.
Regra número 9: Crie uma comunidade.
Entre para um clube de livros, participe de leituras coletivas, faça threads de discussão sobre um livro que está lendo. A ideia é participar de uma comunidade para socializar sobre histórias.
A Jananie, criadora do desafio, também criou uma versão "fácil" dele para quem quer engajar nas regras, mas não tem tanto tempo assim para praticar tudo que ela propôs.
Essa é a apresentação do desafio, mas a minha lista de leitura para ele e também o que eu pretendo fazer para os desafios que não envolvem leitura, trago pra vocês com a virada do ano!



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!