5 motivos para ler: A Rebelde do Deserto - Queria Estar Lendo

5 motivos para ler: A Rebelde do Deserto

Publicado em 15 de jan. de 2019

5 motivos para ler: A Rebelde do Deserto

Porque essa trilogia com certeza merece o mundo e outros multiversos existentes e eu sinto que não a louvo o suficiente. A Rebelde do Deserto, A Traidora do Trono e A Heroína da Alvorada foram escritos pela Alwyn Hamilton e publicados aqui no Brasil pela Editora Seguinte - e hoje eu vou trazer 5 motivos para você ler essa história.

1) A ambientação.
O universo da trilogia se passa em um deserto com oásis paradisíacos, cidades grandiosas e com uma guerra silenciosa se erguendo pela liberdade. O mundo tem inspiração em cidades árabes e em toda a cultura e riqueza daquelas terras; dá pra sentir o cuidado que a autora teve ao construir o universo de Miraji, dando às cidades e aos personagens características tão marcantes do que conhecemos no mundo real e encantando tudo com um pouco de magia.

2) Mitologia.
Por falar em mitologia, não dá pra ler A Rebelde do Deserto sem cair de amores com a parte fantástica criada pela Alwyn. A história dos Djinnis, de como Miraji foi construída, as lendas envolvendo os primórdios da humanidade e o que a levou a ser o que é hoje, o nascimento dos demdji (filhos de humanos com djinnis) e o quanto isso importa para o desenvolvimento da história, considerando que parte da rebelião conta com a força e os poderes deles. Alwyn constrói um mundo carregado por tramas brilhantes e inspiradoras e é difícil não deixar que essa riqueza de detalhes te encante.


5 motivos para ler: A Rebelde do Deserto

3) Protagonista badass.
O que dizer da minha menina Amani que é de toda uma presença poderosa? A garota de olhos azuis e poderes instáveis representa tudo o que Miraji é: perigo e glória. Amani é parte do deserto e um dos maiores motivos de eu ter amado tanto o desenvolvimento dessa trilogia. Ela é a protagonista que cresce, que ganha força, que ganha medos e pontos frágeis, que se entende como parte da rebelião e de uma luta maior, que vê o terror das outras pessoas e decide lutar para que elas não vivam com ele. Eu amo tudo que a Amani é e se tornou, todo o arco grandioso que a autora conseguiu entregar para a personagem.

4) Personagens.
Não só Amani, mas o leque de personagens que A Rebelde do Deserto tem é de encher os olhos. Rebeldes e inimigos, seres mágicos e humanos comuns; o que deixa a história tão poderosa são os nomes por trás dela, por trás da luta e da resistência. Mesmo os vilões são carregados em humanidade, tornando difícil olhá-los o tempo todo com rancor e ódio. Alwyn sabe o momento certo para nos fazer rir e para nos fazer chorar, criando ligações com cada personagem de tal maneira que, quando os momentos mais tensos chegam, você só consegue se agarrar ao livro e torcer para que tudo fique bem.


5 motivos para ler: A Rebelde do Deserto

5) Representatividade.
Por ser um universo inspirado na cultura árabe, pode esperar muita representatividade; personagens de cor, cultura que foge do mainstream, mitologia que não é muito explorada. A autora soube dar voz às diferenças e as abraçou e construiu uma trilogia encantadora por causa delas. Não só isso, mas a representação da mulher é de um poder sem fim; tem muita crítica social em meio à narrativa fantástica, principalmente sobre o papel feminino em sociedade. Sobre encontrar sua voz, bater de frente com a opressão, lutar por equidade em um mundo que só sabia silenciá-las.

São apenas cinco motivos, mas a real é que eu poderia citar dezenas e continuaria implorando para que vocês deem uma chance a essa trilogia. Não tem como ler A Rebelde do Deserto sem se apaixonar, falo com tranquilidade.

11 comentários:

  1. Com esses motivos fiquei bem curiosa pra ler, amei :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa parece mesmo muito boa essa série, nunca me interesso por ela, mas quem sabe eu dê uma olhada de tanta curiosidade e de tanto que ouço falar haha

    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  3. Como ler esse post e não querer ler essa série? Impossível! Nunca li uma sequência de livros porque tenho medo de não conseguir terminar, mas essa parece ser muito boa!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Denise, tudo bem? Era esse o post que tava faltando pra definitivamente garantir o lugar da trilogia na minha wishlist, porque o primeiro livro já entrou e saiu da lista inúmeras vezes.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi, Denise!
    Eu sempre vejo comentários positivos sobre essa trilogia, mas acredita que ela me dá preguiça? Acho a capa linda e vejo que tem tudo pra ser um super livro, mas quando penso em ler, desisto fácil hahaha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  6. Oi Nizz!
    Eu queria muito ter gostado dessa serie como a galera gostou, mas o primeiro livro eu achei tao problematico, cheio de uns buracos, e fora a Amani, eu tava me importando zero pros outros personagens. Muito rasos. Disseram que o segundo e melhor. Pelo menos tem mais paginas. Esse ano quero ve se dou mais uma chance. Espero realmente gostar, pq eu acho as capas lindas demais. E a parte cultural e mitologia me atrai.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Próxima série que vou ler!
    Uma dúvida/pedido seria se vocês fazem post com os lançamentos das editoras, pois quando procuro sobre não acho quase nada, para saber se os livros internacionais vão ser lançados..

    ResponderExcluir
  8. Oi Denise, td bem?
    Eu tenho tanta vontade de ler essa trilogia, mas ainda não tenho os livros na estante 😭 Realmente parece ser tudo isso que vc disse hahah. Tem tudonpra eu adorar tbm!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Denise
    Nem precisa falar nada porque essa série já está na minha lista há um tempão! Eu não curto muito fantasia, mas eu vi tantas resenhas boas dessa obra que eu imagino que ela realmente seja muito foda. Não vejo a hora de ter os livros em mãos.

    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6.1.23

    Oi, eu queria saber se o livro é lgbt, eu preciso muito saber disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma fantasia, amig :) mas tem alguns personagens LGBTQIA+.

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo