Resenha: O futuro de nós dois - Queria Estar Lendo

Resenha: O futuro de nós dois

Publicado em 18 de set. de 2013

Quem nunca se perguntou como seria sua vida em dois, três ou até mesmo dez anos? Não seria mágico se pudéssemos ter algumas pequenas certezas de como seria nosso futuro? Josh e Emma conseguiram isso, e agora precisam lidar com as consequências.

Sinopse: É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir.

Assim, sem mais nem menos, o futuro é transformado para sempre.
 O futuro de nós dois tem como premissa a história de dois adolescentes que de algum modo inexplicável conseguem ainda no ano de 1996 acessar seus perfis no Facebook, tendo assim uma visão de como seriam suas vidas no ano de 2011. Mas o livro vai muito além disso, embora ele gire em torno das descobertas feitas através do Facebook a mensagem maior que ele passa envolve amizade verdadeira, o encontro do eu e talvez até mesmo um pouco de carpe diem.

Emma é uma garota normal, é uma das atletas da equipe de corrida do seu colégio e está em um relacionamento falido simplesmente porque não consegue terminar com o cara. Seu grupo de amigos envolvem Kellan, que é sua melhor amiga, Tyson, com quem Kellan teve um relacionamento no passado e cujo término a afetou tanto que chegou a não ir as aulas por duas semanas, e Josh, que embora tenha sido seu melhor amigo desde sempre acabou se afastando depois de um incidente ocorrido entre ambos. Os quatro ainda são amigos, sentam juntos embaixo da mesma árvore durante o intervalo e falam de amenidades, mas nada é mais como antes.

- Ele partiu seu coração! Como você pode chamar isso de amor se ele deixou você tão magoada?  
Kellan coloca mais uma batata-frita na boca.  
- Foi amor porque valeu a pena.
O livro me ganhou nas primeiras páginas, com uma narrativa simples e despretensiosa que nos envolve e diverte, e permite que viajemos juntos nessa loucura que envolve tentar compreender o futuro. É impossível não se deixar levar pela história criada por Jay e Carolyn e voltar ao ano de 1996. Aqui tem outro ponto muito importante da história como um todo, a caracterização do ano em que eles se encontram. Eu tinha apenas três anos de idade no ano em questão e sempre aderi muito tardiamente a tudo no quesito tecnológico, mas é muito interessante, saudosista e curioso nos depararmos com uma história tão atual mas onde a internet é discada e ainda se fazia uso dos discmans. 

Com narrativas intercaladas entre Emma e Josh o livro nos permite ter uma visão mais ampla do que está acontecendo e de como cada situação afeta cada um deles, é difícil escolher um lado para torcer ou alguém para defender. Passei boa parte do livro concordando com os dois e sem saber o que faria no lugar deles. Afinal, o que fazer quanto se tem o próprio futuro a um clic de distância?

Enquanto Emma quer descobrir mais e mais sobre o seu futuro e arrumar aquilo que não lhe agrada, Josh prefere deixar tudo como está. O problema é que qualquer pequena mudança feita hoje pode acarretar em grandes mudanças no futuro de ambos, não é fácil tentar impedir que o futuro aconteça. 

- Como você acha que isso vai afetar o nosso futuro? 
Reza a lenda que informação é poder, mas talvez ela não se aplique a este caso.


Título: O futuro de nós dois
Autor: Jay Asher & Carolyn Mackler
Editora: Galera Record
Nota: 5

Mais informações em: Skoob | Saraiva

7 comentários:

  1. Eduarda, os comentários sobre este livro estão sendo muito positivos, quero ler. Um destaque é a narrativa intercalada, né? Sem dúvida enriquece a história.

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa, pois é só li coisas boas sobre o livro até então. Ganhei ele numa promoção e não poderia ter ficado mais feliz com a leitura do que fiquei! :)

      Obrigada pelo comentário!

      Att.,
      Eduarda.

      Excluir
  2. Anônimo18.9.13

    Eu tenh um curiosidade monstra sobre esse livro no ano de 1996 ainda nem tinha nascido mas deve ser legal ver pelo facebook coisas que vão acontecer no futuro, leio muita coisa boa sobre esse livro e a cada resenha fico com mais vontade de ler esse livro.

    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que novinha você, Mayla. Mas posso te garantir que é uma leitura muito agradável!

      Obrigada por comentar.

      Att.,
      Eduarda.

      Excluir
  3. Oi, Bianca. Vi seu comentário na promoção do blog Livro Terapias. Nós do Beco de Marcadores fazemos marcadores personalizados, como você viu, e te convidamos a conhecer nossa página no facebook.
    Os preços são R$1 ou R$2 (bem baratinhos, oh) dependendo do tamanho, sobre o tema que você preferir. E queria te perguntar uma coisa também: como assim "corte especial"?

    https://www.facebook.com/pages/O-Beco-dos-Marcadores/411791185606303?fref=ts

    ResponderExcluir
  4. Tenho super vontade de ler!
    Novidade, meu livro "Feitiço" foi publicado pela editora Novo Conceito! Espero que goste da leitura!

    Bjs

    Liza Jones

    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran, valeu pelo comentário!

    Sério que vistes resenhas negativas dele por aí? Até então só li coisas boas, mas cada um tem sua opinião, não é? Eu, particularmente, gostei e muito!

    Att.,
    Eduarda.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo