Resenha: Desastre - Queria Estar Lendo

Resenha: Desastre

Publicado em 9 de set. de 2014

Resenha - Desastre - SG Browne

Desastre, definitivamente, não é um livro como os outros. Ele conta a história de Fábio, como Fado prefere ser chamado; ele é uma entidade cósmica criada há bilhões de anos por Deus (que prefere ser chamado de Jerry) e ao lado de seus "irmãos" é responsável por fazer o mundo caminhar. Fábio deve designar, todos os dias, o fado de centenas de milhares de bebês e vem fazendo isso muito bem e sem qualquer problemas há muito tempo.
Sinopse: Regra Nº1: Não se envolva com humanos. Num mundo onde os sentimentos, caminhos e valores dos seres humanos são comandados por entidades superiores, o destino pode ser traiçoeiro. Conheça Fado, um imortal que designa sinas aos homens, mora num apartamento de luxo em Nova York e veste uma atraente roupa humana. Solidário com seus clientes e apaixonado por uma vizinha, passa a burlar suas tarefas, alterar destinos e bagunçar as coisas no reino dos Céus. Com um texto leve, hilário e muito atual, Desastre vai fazer você repensar suas escolhas, acreditar no poder do amor, e descobrir que até a Morte não é assim tão má pessoa.
Ele mora em um luxuoso apartamento em Manhattan, tem uma vestimenta humana - esse lance da vestimenta eu só entendi depois que ele explicou na história, é a forma humana dele, já que as entidades são uma bola de energia - da última moda e passa a vida em meio aos seus irmãos, seja fazendo sexo sem contato com Destino ou almoçando com Gula, Preguiça e Karma. Fado também tem uma história longa com Dennis, o nome que a Morte escolheu usar, que já foi seu melhor amigo, mas graças a algum acontecimento na idade média, estão brigados.

Para as entidade, os humanos são como crianças, correndo de um lado para o outro, aprontando e bagunçando suas próprias vidas, fugindo de suas sinas predestinadas e caindo em ciladas, desperdiçando o amor, omitindo a verdade e criando cada vez mais situações desastrosas e tristes para si mesmos.

Como eu deveria ir com calma se todas essas criaturas a minha volta estão em um perpétuo estado de ignorância?
Apesar do tédio e da frustração que passa com os humanos, no entanto, Fábio não tem problema algum com seu trabalho, até que ele conhece Sarah. De repente, ele se vê apaixonado pela humana, justo quando não se envolver com humanos é uma das regras primordiais de Jerry. Depois de conhecer Sarah, a garota cujo futuro ele não pode prever, já que está na trilha de Destino, Fado começa a desejar mais para o seu trabalho e o desastre está pronto quando ele começa a bagunçar a vida de seus humanos, colocando-os acidentalmente na trilha de Destino.
Eu quero sair correndo e lhe comprar flores e chocolates e outras coisas que vão murchar ou morrer ou estragar seus dentes.
Encontrei o livro por indicação em um dos trilhões de grupos sobre livros dos quais faço parte no facebook. Foi uma indicação em meio a um tópico que eu nem estava prestando muita atenção, mas no dia seguinte, quando estava "comprando" na Saraiva vi o livro e fui ler a sinopse. Amei na hora. Esperei um tempão ele baixar de preço e acabei comprando por míseros dez reais. Confesso que não botava muita fé e, mais uma vez, minha falta de fé se colocou a prova. O livro é incrível. Não sei se isso se deve ao fato de que eu nunca tinha ouvido falar nada dele, além da sinopse e da minúscula indicação, ou se é porque ele é realmente incrível. Cheguei sem qualquer pretensão e expectativa e fiquei de boca aberta.

O livro também traz uma reflexão mascarada sobre nós, humanos. Somos destinados ou fadados quando nascemos? Fazemos nosso próprio caminho? A busca pela felicidade nos joga de um lado para o outro, arriscando com tudo que temos e somos em tentativas desesperadas de feliciddade, acreditando que vamos encontrá-la em uma boca de fumo ou dentro de alguma das sacolas de compras ou, ainda, que deixamos ela depender única e exclusivamente de outra pessoa... Achei um ótimo livro pra refletir sobre nós mesmo de uma forma divertida e por uma perspectiva totalmente nova.
Amor é como um bom livro, você não consegue parar de ler e não quer que ele acabe nunca. Mas com Paixão e Luxúria, ao invés de aproveitar como as coisas se desenrolam, você pula logo para os últimos capítulos.
S.G. criou uma narrativa bem interessante para o Fábio. Enquanto ele nos narra sua história, conta as peculiaridades de cada um de seus "irmãos" e vai nos explicando suas histórias. Nos conta como a vida nos primórdios era um high school, como o negócio da terra é como uma empresa, como Jerry é o tipo de chefe cujos e-mails você ignora - porque os assuntos urgentes dele raramente são sobre um novo messias ou o apocalipse - e como a vida como uma entidade cósmica pode ser bem parecida com a vida aborrecida de um mortal.

Lá pela metade da história eu estava me perguntando como ele ia sair da confusão em que havia se metido e quando comecei a ler o fim, eu via apenas uma saída para o Fábio, embora não quisesse realmente aceitá-la. Minhas ressalvas se concretizaram, mas acontece que aquele não era realmente o fim. S.G. conseguiu me deixar boquiaberta com o final, um mindblow sem precedentes e eu juro pra você, você não espera aquele final.


Desastre - SG Browne - Resenha

Foi incrível, de verdade. Nunca me senti tão empolgada com uma leitura escolhida ao acaso, como com Desastre. Nem mesmo com A Arte de Correr na Chuva ou com O Menino do Pijama Listrado.

Não quero dar spoiler, já que foi assim que eu consegui me surpreender tanto com tudo, então vou apenas falar: você precisa ler esse livro. De verdade. As risadas são garantidas e o mindblow vai te deixar com a cara no chão e vontade de correr pra surtar comigo!


Título: Desastre - O amor não é uma escolha, é um desastre
Autor: S. G. Browne
Editora: LeYa
Nota: 5

Saiba mais: Skoob | Buscapé

12 comentários:

  1. Só eu acho a capa desse livro assustadora? hahaha E não parece ser esse o clima da história...
    Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha dele, e gostei pq fiquei sabendo de mais detalhes da história. Que aliás, é curiosa e bem diferente das que estou acostumada, meio estranha até kkk. Mas que bom que gostou tanto! Se eu vê-lo numa promoção tbm até compro ;)
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, Carol. A Capa é meio assustadora, foi o que me deixou com receio no começo. A princípio não tem mesmo nada a ver com o livro (embora e ache ela linda), mas depois de um tempo comecei a a fazer umas relações e envolver enredo em capa e agora, não consigo ver outra pra ele!
      Se encontrar em promoção, compre sim! Não vai se arrepender :)

      bjos, obrigada pela visita!
      Bianca

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu também vi esse livro em dos grupos literários do facebook, eu ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas tenho muita vontade de ler haha.
    Adorei a resenha e o blog também, já estou seguindo para acompanhar as novidades ^^.
    Abraços!
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme! Se você tiver a oportunidade de ler, LEIA! Vai adorar!
      Obrigada pela visita e pelo comentário.

      bjos,
      Bianca

      Excluir
  3. Eu não conhecia o livro, fiquei curiosa, uma morte chamada Dennis?
    É conheço um que se encaixa nesse papel, hauhauha
    Confesso que quando vi a palavra "Imortal", senti um certo frio no estômago, ainda estou traumatizada com a saga da Alyson Noël, mas depois lendo tudo, graças aos Deuses não tem nada de semelhante.
    Fiquei sim curioserríma pra fazer essa leitura, se eu encontrar baratinho compro na hora.
    Adorei a capa <3

    https://twitter.com/LadyCereja/status/509853897280602112

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li a saga da Alyson, Kris. Mas pelo que eu sei tem é NADA a ver com desastre. Nada que eu li até hoje tem a ver com Desastre, de verdade. É bem único. Espero que encontre ele e se divirta tanto quando eu!

      bjos,
      Bianca

      Excluir
  4. Cara, só pela sinopse eu já queria ler o livro mas a tua resenha colocou ele em um ponto bem alto da minha lista de desejados. Sério! Eu amei tudo sobre este livro e juro que o quanto antes vou ler ele. Muito obrigada pela dica ;)
    Beijocas

    Por trás das linhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, menina, leiiiiiiiiiiiia mesmo. É incrível, não tô brincando <3 Quando você ler, me dá um toque! Assim a gente pode conversar sobre, não conheço ninguém que tenha lido :(

      obrigada pela visita e pelo comentário *-*

      bjos,
      Bianca

      Excluir
  5. Oi, tudo bom?
    É a primeira vez que vejo falar do livro, ele parece ser ótimo e cheio de reflexão, adorei a resenha, e gostaria muito de ler o livro, a capa dele é bem sinistra, mas nos deixa curiosos.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é excelente, não deixe a capa te assustar! Vai fazer sentido no final :)

      bjos,
      Bianca

      Excluir
  6. *-*
    Preciso desse livro!
    A capa é liinda, o enredo maravilhoso! Uma ótima história!
    Nós humanos somos mesmos somente crianças aos olhos dos deuses...=P
    Poxa, tbm qro conseguir ele por 10 reaaais! huum!
    Fiquei curiosa p saber q final é este!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MENINA CACE ELE G_G É excelente, meu deus. Não precisa ler nada que eu indico, mas leia esse UAHSUAHSUAHSUAHSUHASUA (mentira, sempre indicou coisa MUST READ ASLKDASLÇDSLAKJD)
      Não vai se arrepender!
      Obrigada pela visita *-*

      bjos,
      Bianca

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo