Resenha: Em nossa próxima vida - Queria Estar Lendo

Resenha: Em nossa próxima vida

Publicado em 18 de abr. de 2017


Em Nossa Próxima Vida é o primeiro livro da autora Lauren James e foi lançado aqui no Brasil pela editora HarperCollins. E aqui vai um pequeno spoiler alert: amei cada minuto dessa leitura!
Sinopse: Katherine e Matthew não são um casal comum. Por trás do amor dos dois estão muitas e muitas vidas, repetidas século após século. A cada vez que renascem, a presença deles muda a história para melhor, e embora a paixão entre os dois seja sempre avassaladora, a tragédia também os segue, não importa a época.Em linhas temporais que vão do século XVIII a um futuro próximo, não tão diferente do nosso presente, Katherine e Matthew sempre se veem sacrificando suas vidas para salvar o mundo. Mas por que eles continuam voltando? Em uma jornada contra o tempo e o destino, Katherine e Matthew precisam desvendar os mistérios que envolvem seu amor antes que seja tarde demais. O que mais eles devem fazer para conseguir viver e amar em paz?Uma estreia inesquecível, poderosa e épica, Em nossa próxima vida é um romance único, que explora a atemporalidade do primeiro amor utilizando elementos como cartas, diários, recortes de jornal e artigos de internet. A trama, ao mesmo tempo apaixonante e misteriosa, vai cativar os mais diferentes leitores, desde os de romance até os de ficção científica e história.
O livro conta a história de Kate e Matt, dois adolescentes que se encontram em diversas vidas (ou como diz no livro, cenário-tempo), se apaixonam, e acabam morrendo. As histórias de Katherine e Matthew são contadas em paralelo, então conseguimos acompanhar o presente, em 2039, e as vidas passadas: uma lady e um criado em Carlisle no ano de 1745, um jornalista e seu assistente durante a guerra da Crimeia em 1854, e um casal de cientistas na Inglaterra no ano de 2019, antes da Terceira Guerra Mundial.
Matthew tinha sido seu criado - conseguia vê-lo no assento da carruagem, olhando para ela -, fizera dela uma repórter e, em outro século, flertou com ela por e-mail. E em todas as ocasiões Matthew sempre, sempre a amou. Ele a encontrava todas as vezes. E todas as vezes eles se perdiam.
Muito mais do que apenas narrar a história de amor dos personagens em todos os cenários-tempo que eles se encontram, existe sempre envolto a isso algum grande acontecimento, seja uma guerra, um possível atentando ou a busca por descobrir segredos militares. Kate e Matt continuam a se encontram em diversas vidas, e em todas elas eles sempre tem um papel importante a desempenhar.


No ano de 2039 os dois jovens são colegas de laboratória que decidem desvendar o mistério que envolve Katherine e Matthew Galloway que foram assassinados no ano de 2019 e acusados de terrorismo. Coincidentemente, além de homônimos os dois estudantes também são idênticos ao casal, o que só acentua ainda mais a necessidade de ambos por resposta.

Já sabemos o destino final do casal Katherine e Matthew no cenário-tempo de 2019, portanto suas partes nos capítulos são descritas através de bilhetes e mensagens trocadas pelos dois, iniciando com humor e romance e evoluindo até os momentos de paranoia, e a grande descoberta que leva ao seu final trágico.
Parecia tão real; cada uma daquelas mortes tinha arrancado outro pedaço do seu coração. Era diferente de qualquer sonho que já tivera na vida. Parecia mais uma lembrança.
Mergulhando mais no passado Katy é uma garota que se veste como um menino para viver, no ano de 1854, e é assim que ela conhece Matthew, um jornalista que viajará com o exército inglês para cobrir a guerra da Crimeia. Além do segredo quanto a sua verdadeira identidade, Katy também esconde outros motivos para estar ali a trabalho de Matt, mas quanto mais os dois se aproximam mais confusas suas percepções e lealdade vão se tornando.



E, por fim, o cenário-tempo de Carlisle em 1745 nos entrega uma lady Kate que acaba de perder a avó e portanto muda-se para a casa de sua tia, onde conhece o cocheiro e serviçal Matthew, um escocês que se mudou para a Inglaterra em busca de conceder uma melhor perspectiva de vida à família. E é em meio a amizade que surge entre os dois que estoura a revolução jacobita, e Carlisle está entre os escoceses e sua vitória.

Estas são as quatro vidas apresentadas neste primeiro livro, e elas se desenvolvem em paralelo, as vezes uma dando pequenos spoilers das outras graças à memórias que possam surgir dos cenários-tempo anteriores. Ainda que possa passar a ideia de um livro confuso, já que trabalha com quatro paralelos, as realidades apresentadas são bem distintas e se completam ao longo da história. Você quer saber o que vai acontecer em todas elas, não existe sentimento de perda quando passamos de um cenário-tempo para o outro porque nenhum deles é menos querido, todos são intrigantes e apaixonáveis.
- Minha principal preocupação agora é que vamos ter de montar uma barraca. Eu nunca fiz isso antes. Precisaremos de ajuda para armá-la. 
- Disse a garota ao soldado - provocou Katy. 
Matthew pareceu horrorizado.
Os personagens são uma delícia à parte. É muito difícil encontrar livros com protagonistas realmente interessantes, e me senti realizada quando percebi que a autora conseguiu fazer de Katherine uma boa personagem em todos os cenários-tempo apresentados. O mesmo vale para o Matthew, embora a estrela do livro realmente seja a Kate.



Quanto ao ship? Como falar de um ship que fez com que eu me apaixonasse por ele em quatro cenário-tempos diferentes? Me encantei pelo romance dos dois em absolutamente todas as vidas que eles viveram, e em cada uma delas foi de uma maneira diferente. Os dois jovens que descobrem o amor em meio a uma busca por uma verdade que foi enterrada 20 anos atrás, o casal de cientistas que troca bilhetes e mensagens engraçadas que transbordam amor, o jornalista e seu assistente que se conhecem em meio a guerra e se apaixonam enquanto tentam fazer do front de batalha um lugar melhor para os soldados, a lady e o serviçal que se envolvem enquanto tentam impedir que a cidade onde vivem seja invadida pelos jacobitas. É impossível não amar cada um destes ships e torcer para que tudo dê certo, mesmo quando as vidas do futuro sugerem que isso não vai acontecer.

Dito tudo isso, é importante fazer um adendo muito especial aqui: ainda que se refera a uma história onde um casal se reencontre e se apaixone continuamente em diversas vidas, este não é um livro simples de romance com temas como alma-gêmea, reencarnação ou qualquer fantasia do gênero. Em nossa próxima vida é um livro de ficção científica, e deve ser lido como tal.
Ela sempre o amara e tinha esperado, pacientemente, até ele aparecer. Talvez tenha existido um tempo em que não estivesse ligada a ele por cada molécula do seu ser, mas devia ter sido há tanto tempo que era impossível se lembrar.
Todas as ressalvas negativas que vi sobre o livro giram em torno exatamente do leitor não ter identificado corretamente o gênero e por isso ter lido a história com as expectativas erradas. Existe romance, sim. Ele está presente nos quatro paralelos e em doses muito grandes, já que é elemento central da trama, mas ele é tão importante quanto os cenários-tempo nos quais os personagens estão inseridos. As guerras são importantes, as ações deles são importantes, existem razões para eles estarem ali. Nada é por acaso.



E para finalizar, já que esta resenha está enorme, preciso dizer que fiquei doida criando teorias a cada página lida. Algumas dúvidas foram sanadas ao final, este um tanto mais corrido do que eu gostaria, mas novas surgiram e ficaram para ser respondidas na sequência. O que significa que: HarperCollins, minha linda, quero esse livro na minha mesa logo!
Eu amo você. Em todas as vidas. Eu amo você. Eu amo muito você.
Em nossa próxima vida foi minha melhor leitura do ano até o momento e um dos meus livros favoritos, não consegui parar de ler enquanto não cheguei ao fim. Lauren James foi certeira em sua escrita e na criação de seus personagens e suas histórias. 

Quantas vezes você pode perder a pessoa que mais ama? Para Kate e Matt a resposta é: quantas vezes for necessário.

Título original: The next together
Autora: Lauren James
Editora: HarperCollins
Gênero: Ficção científica; romance
Nota: 5+

Saiba mais: Skoob | Amazon | Buscapé

8 comentários:

  1. Oi, Eduarda. Eu amo esse livro! Fiquei encantada com o enredo, tanto que li somente em algumas horas. Os personagens são muito cativantes e eu ficava torcendo para que eles conseguissem ficar juntos. Amei a diagramação e a capa, é tudo lindo!
    Beijo, http://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã, tudo bem?
      Nem acredito que achei mais alguém que também gostou do livro! Todo undo que eu falei até agora ou ainda não leu ou não gostou (nesse caso as resenhas que li). Estou doidinha pra ler o próximo livro, não vejo a hora da HarperCollins publicar! *-*

      Att.,
      Eduarda Henker
      Queria Estar Lendo

      Excluir
  2. Olá, Eduarda.
    Eu não tinha conhecimento desse livro ainda, mas fiquei muito interessada. Mesmo ficção cientifica não sendo um dos meus gêneros favoritos. Mas o tema abordado é um que eu gosto de ler. E se ainda tem romance para ajudar, ele já entrou para minha lista de desejados.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, :)
      Indico muito a leitura! A parte de ficção científica fica a cargo da questão das vidas vividas por eles, no mais é questão de romance e de aproveitar o romance e a participação deles em cada espaço-tempo! *-*

      Att.,
      Eduarda Henker

      Excluir
  3. Oi Eduarda! Adoooro livros que nos fazem criar várias teorias!! <3 Gostei de ter personagens no passado e no futuro, parece ser realmente uma boa trama! E suas fotos ficaram lindas! parabéns!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, :)
      Menina, tu deveria ler! É uma ótima história, estou totalmente apaixonada!
      Que bom que tu gostou das fotos! *---*

      Att.,
      Eduarda Henker

      Excluir
  4. Comprei esse livro e vou começar a ler agora... adorei a indicação!!

    ResponderExcluir
  5. ola adorei o livro e lindo amei cada personagens,os tempos alternativo entre eles,os protagonista foram incríveis ....resumindo amei de paixão..

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo