Resenha: Se a Rua Beale Falasse - Queria Estar Lendo

Resenha: Se a Rua Beale Falasse

Publicado em 17 de mai. de 2019

Resenha: Se a Rua Beale Falasse

Se a Rua Beale Falasse, clássico americano de James Baldwin, foi republicado aqui no Brasil pela Companhia das Letras - que nos cedeu um exemplar para a resenha. O livro conta a história de Tish, uma jovem negra que emprega toda a família em sua luta para libertar o noivo, Fonny, de uma acusação injusta de estupro.

Sinopse: Lançado em 1974, o quinto romance de James Baldwin narra os esforços de Tish para provar a inocência de Fonny, seu noivo, preso injustamente. Livro que inspirou o filme homônimo dirigido por Barry Jenkins, vencedor do Oscar por Moonlight. Tish tem dezenove anos quando descobre que está grávida de Fonny, de 22. A sólida história de amor dos dois é interrompida bruscamente quando o rapaz é acusado de ter estuprado uma porto-riquenha, embora não haja nenhuma prova que o incrimine. Convicta da honestidade do noivo, Tish mobiliza sua família e advogados na tentativa de libertá-lo da prisão. Se a rua Beale falasse é um romance comovente que tem o Harlem da década de 1970 como pano de fundo. Ao revelar as incertezas do futuro, a trama joga luz sobre o desespero, a tristeza e a esperança trazidos a reboque de uma sentença anunciada em um país onde a discriminação racial está profundamente arraigada no cotidiano. Esta edição tem tradução de Jorio Dauster e inclui posfácio de Márcio Macedo.

Com uma narrativa fluida que transita entre o presente e o passado, Se a Rua Beale Falasse nos apresenta uma gama de personagens diversos unidos em um único propósito: provar a inocência de Fonny e reunir a família de Tish. Ao mesmo tempo, o livro nos mostra os conflitos de raça na Nova York pós-direitos civis.

Meu interesse pela história começou quando ouvi falar do filme. Por isso, quando o livro ficou disponível para solicitação de parceria, decidi finalmente conhecer a história. A principio fiquei um pouco receosa, já que a sinopse dava a entender que se tratava de uma história sobre falsa denúncia de estupro e eu me recuso muitíssimo a compactuar com livros que fazem esse deserviço.

O riso e o amor vem do mesmo lugar: mas pouca gente vai lá.

Porém, assim que comecei a ler Se a Rua Beale Falasse já percebi que a história era completamente outra. Fiquei muito feliz de ver que em nenhum momento as personagens duvidam de que houve um estupro. Em vez disso, a história gira em torno do racismo sistemático e do ódio infundado que pavimentam a discriminação social.

Resenha: Se a Rua Beale Falasse

A forma como James Baldwin narra os acontecimento, descrevendo uma vivência e uma realidade tão distante da minha e, ainda assim, tão real e (infelizmente) atual é desconcertante. Fora isso, a história também fala bastante de esperança e de como manter algo tão frágil vivo quando todo o sistema é desenhado para ferrar com você, e quando as pessoas que estão no poder alimentam um ódio tão infundado que são capazes de ir contra a lei que juraram proteger.

Uma parte que eu não gostei, no entanto, foi quando o autor falava sobre "o que é ser mulher" e, ainda mais, o que é ser uma mulher grávida. Eu não esperava me identificar 100% com a protagonista de Se a Rua Beale Falasse. Tish é uma mulher negra, eu sou uma mulher branca. Tish estava prestes a se tornar mãe, eu não. E por aí vai. Ainda assim, senti que James Baldwin não acertou exatamente ao tentar descrever o que, para ele, era ser uma mulher. Afinal de contas, ainda é um homem escrevendo sobre o assunto.

É um milagre saber que alguém te ama.

Quanto mais eu lia, mais se tornava difícil não comparar as conclusões dele com as de autoras como Alice Walker (A Cor Púrpura) e Octavia Butler (Kindred - Laços de Sangue) que li recentemente e escreveram sobre o que é ser uma mulher negra nos EUA no mesmo período em que Se a Rua Beale Falasse foi escrito. Senti que Baldwin escrevia de um ponto de vista mitificado, idealizado, quando comparado a realidade exposta por Walker e Butler. Então ficou aquele sentimento: desapontada, porém não surpresa. É mais ou menos o que eu espero quando um homem escreve do ponto de vista feminino.

Resenha: Se a Rua Beale Falasse

No mais, eu senti que o livro teria funcionado melhor comigo no formato de filme, mesmo - o que eu ainda quero assistir. No entanto, conseguiu me prender e fazer com que eu me importasse com os personagens e com a busca deles por justiça e verdade. Foi um bom livro, que me tirou da zona de conforto e me apresentou um novo olhar relações de afeto, raça, tristeza e esperança. Definitivamente recomendo para quem quer fugir um pouco do "mais do mesmo" que tem enchido o mainstream atualmente.

Se o Fonny fosse branco, nem existiria um processo.

Título original: If Beale Street Could Talk
Autor: James Baldwin
Tradutor: Jorio Dauster
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Romance
Nota: 4
Skoob


Resenha: Se a Rua Beale Falasse

5 comentários:

  1. mt interessante conhecer a narrativa desse livro, fiquei curiosa pra ler, seria o tipo de leitura que me tiraria da minha zona de conforto tbm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oi Bibs!
    Nunca li nada do autor mas ja vi muita gente falar bem. Pessoalmente os estilo de livro dele nao me agrada, mas parece realmente uma leitura tocante e densa.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Bibs

    Essa imagem idealizada que complica porque para o leitor fica menos pouco convicente ou menos convincente em comparação com outros livros de mesmo tema como A Cor Púrpura. Olha, eu tenho tb curiosidade em assistir ao filme, o lilvro por enquanto não me atrai não.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bibs!
    Eu gostei demais desse livro! Agora só me falta conferir o filme que, pelo que me falaram, ficou bem fiel.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oi Bi, tudo bem? Realmente às vezes tem história que funciona melhor em filme, mas de qualquer forma é uma história forte, bem forte....

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo