Resenha: A Amante - Queria Estar Lendo

Resenha: A Amante

Publicado em 16 de set. de 2019

Resenha: A Amante

A Amante foi cedido como cortesia pela Editora Record para resenha. Infelizmente, ele não foi como eu esperava e olha que sou uma pessoa bem fácil de agradar. O romance de Danielle Steel me deixou sem palavras e não foi no bem sentido. Já tinha ouvido vários elogios de outras pessoas dessa autora, mas esse livro em específico não me agradou.

Sinopse: A grande dama do romance está de volta com uma trama de riqueza e poder, onde o amor e a liberdade podem ser os desejos mais perigosos. A beleza de Natasha Leonova foi sua salvação. Resgatada das ruas de Moscou pelo bilionário russo Vladimir Stanislas, há anos ela vive sob sua proteção em um mundo de luxo, glamour e negócios escusos, dos quais ela nada sabe. A casa deles é o mundo. A bordo de um incrível iate, eles vão para onde querem. Mas, para fazer parte da vida de Vladimir, ela tem de aceitar suas regras: nada de filhos ou casamento. Em troca de segurança e conforto, ela é dele e de mais ninguém. Theo Luca é filho de um dos maiores artistas do século XX. Ele herdou do pai não só o talento para a pintura como também um valioso patrimônio. Ele e a mãe frequentemente expõem as obras de Lorenzo Luca no restaurante que a viúva mantém em homenagem ao falecido marido em uma comuna na França. Theo é muito dedicado ao trabalho e luta para ser reconhecido como um grande pintor; porém, um belo dia, ele comete um erro grave: apaixona-se pela amante de um dos homens mais poderosos do mundo. Mas talentoso pintor é o retrato de um mundo novo, que abre os olhos de Natasha para uma realidade com a qual ela pensava que só poderia sonhar.

De cara, a capa me chamou atenção. Eu pensei de início que seria um romance de época, mas, ao começar o livro, vi que não se tratava disso.

A história conta sobre o Theo. Ele é um artista, filho de Lorenzo, um renomado pintor do sul da França. Lorenzo era um artista maravilhoso, mas não era assim tão bom como marido, sendo muitas vezes ingrato com a esposa e não dando o carinho e atenção que ela merecia. Apesar disso, a mãe de Theo, Maylis, o amava tanto que não via os defeitos no marido. 

A personagem principal da história é a Natasha, amante de Vladmir. Ele é um russo muito rico e poderoso, capaz de comprar qualquer coisa que deseje. Ele não quer ter filhos, nem se casar e ai de qualquer mulher se fizer comentários sobre isso, ele a dispensa na hora. Natasha tem consciência disso e não pretende provocar Vladmir. Ele escolhe as roupas que ela usa, pra onde ela sai, ela está sempre com ele ou sozinha, jamais com amigos e Natasha, apesar de ter vontade, também não pode estudar ou fazer faculdade, ele não acha necessário. Vladmir tirou Natasha das ruas e da pobreza e ela não deseja voltar para sua antiga vida, mesmo que isso custe sua liberdade. 

A questão de ser pobre novamente para Natasha é um pesadelo. Não que ela se importe com todas as roupas de grife, joias, carros e o conforto que o dinheiro pode proporcionar. Quando era pobre, ela quase morreu de pneumonia nas ruas e isso sim apavora Natasha. Ela tem consciência que sua relação com Vladmir não é saudável e fica incomodada em vários momentos com o fato de ela não poder ser livre. Apesar disso, não faz nada para mudar a situação e isso sim me incomodou e muito.

Natasha e Vladmir têm um amor em comum, a arte. Por isso eles vão ao restaurante de Maylis, onde ela guarda as obras de Lorenzo. Ela não quer vendê-las de modo algum, mas ainda assim Vladimir vai ao restaurante com intenção de comprá-la. É no restaurante que Theo vê Natasha pela primeira vez e fica obcecado com a sua beleza, apesar de saber que nunca poderá tê-la.

Essa obsessão de Theo faz com que ele, muito dedicado ao trabalho, fique dias pintando um quadro de Natasha. A dedicação é um problema para o Theo e seus relacionamentos, sua arte é mais importante do que qualquer coisa. Portanto, ele não fica por muito tempo com a mesma namorada, já que elas não entendem essa necessidade dele de pintar a todo momento.

Vladmir consegue convencer Maylis de vender um dos quadros, com muito dinheiro envolvido e é Theo quem vai entregar o quadro. Ele e Natasha conversam por alguns momentos, o que encanta ainda mais o Theo e dá mais combustível para sua paixão.

Esse foi outro aspecto do livro que me incomodou muito. Eles se encontram poucas vezes durante o livro, mas no segundo encontro, Theo já está loucamente apaixonado sem ao menos ter conversado com ela direito. Ele critica muito Vladmir por tratá-la como objeto, mas ao mesmo tempo se apaixona pela sua aparência e por tudo que ela representa e não pelo que ela realmente é como mulher.

Outro "romance" que aparece é de uma agente policial com Theo, ela vê ele uma vez e está apaixonada. Ela sabe que ele só tem olhos para Natasha e faz uma boa ação em nome do "amor" que nutria pelo Theo tendo visto o homem duas vezes na vida. Instalove me incomoda demais, não consigo me convencer que amor a primeira vista existe e ter dois no mesmo livro é demais pra mim.

Em paralelo temos um pequeno drama entre Maylis e o antigo agente do seu marido. Mas, sinceramente, esse drama é bem desnecessário pra história principal. Outra coisa que me incomodou é que o livro é muito descritivo. Isso torna a leitura cansativa e arrastada.

De modo geral, o livro é bem abusivo, principalmente o romance principal e isso é inaceitável para mim, apesar do final que Natasha teve. Ela realmente ficou bem melhor no final, mas isso só acontece nas últimas 50 páginas.

Eu não consigo recomendar ou salvar algum aspecto desse livro, terminei de ler somente pela pura força do ódio mesmo.

Título original: The Mistress
Autora: Danielle Steel
Editora: Record
Gênero: Romance
Nota: 2


6 comentários:

  1. Olá...
    Adorei a sinceridade de sua resenha! Amei seus comentários...
    Infelizmente, também já tive uma péssima experiencia com essa autora, foi no livro Reencontro em Paris e simplesmente detestei, só cheguei até o fim porque não gosto de abandonar livros e foi uma tortura, viu?
    Sendo assim, não pretendo ler esse livro :(

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ai não, sai pra lá livro com relacionamento abusivo ç.ç
    Mas também não gosto de livros em que o casal se apaixona instantâneamente, sem nem ao menos ter um pequeno desenvolvimento e contato decente para aí sim o sentimento surgir. Eu não consigo acreditar naquele "amor" e aí a história perde total a 'mágica' pra mim.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  3. Olá, Raquel

    Ainda não consegui pegar esse livro para ler, mas a autora tem muitos altos e baixos mesmo. alguns de seus livros são ótimos, outros são esquecíveis.
    Engraçado que lendo sua resenha parece que acontece muita coisa no livro, sendo que a maioria das resenhas que li reclamaram que não acontecia nada. hahaha
    Eu não me incomodo com instalove e acredito em amor à primeira vista, mas tudo depende do desenvolvimento da situação.
    E bom, vamos ver como vai ser quando eu fizer a leitura.

    Beijo
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Raquel
    Eu só li um livro da autora e minha experiência com ela também não foi boa. Eu não curti o desenvolvimento, acho que merecia mais e infelizmente não me agradou. Por isso receio um pouco de ler suas obras, espero que tenha sorte na próxima vez!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel!
    Uma pena! Não li esse livro, mas já li outro da autora que é um dos meus favoritos da vida! Só que depois disso fiquei com medo de ler mais histórias dela e me decepcionar, hahah
    Tbm n curto instalove...
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Raquel.
    Eu já fui muito fã da autora no passado e por isso estava esperando bastante desse livro e acabei me decepcionando. Nem parece a autora que eu conheci. Mas apesar de que tem livros dela que amo e tem outros que não gostei nenhum pouco.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo