Resenha: Orgulho e Preconceito (HQ) - Queria Estar Lendo

Resenha: Orgulho e Preconceito (HQ)

Publicado em 22 de abr. de 2020

Resenha: Orgulho e Preconceito (HQ)

Eis o meu momento de surtar e exaltar Orgulho e Preconceito por aqui - ou tentar, já que minhas tentativas de resenhar a obra original nunca surtiram efeito. Essa HQ é outra versão do clássico de Jane Austen, aqui assinado por Ian Edginton e Robert Deas.


Sinopse: Elizabeth e suas quatro irmãs estão impossibilitadas de herdar a propriedade de seu velho pai e enfrentam a ameaça do despejo. As irmãs devem garantir sua segurança financeira por meio do casamento, mas nossa heroína tem outros planos. Ela fez votos de se casar somente por amor. Seu olhar acaba capturado pelo distinto Sr. Darcy, mas quem irá salvar os Bennets? Elizabeth deve se casar por amor ou deve salvar sua família? Uma adaptação fiel e primorosa do clássico romance de Jane Austen para os quadrinhos.

Eu me recuso a resumir essa história porque não consigo, então a sinopse ajuda vocês nessa parte. A HQ nada mais é do que uma versão ilustrada de tudo que acontece no livro, basicamente. Com direito a todas as cenas memoráveis e mais importantes, traços agradáveis e uma visão nova da obra que mora no coração de tanta gente.

Orgulho e Preconceito é um dos meus xodós da literatura por muitos detalhes. Construção e desenvolvimento narrativo, personagens interessantes e diálogos cheios de conteúdo, críticas sociais e individuais e, obviamente, o fato de ter apresentado ao mundo um dos melhores casais de todos os tempos.


Resenha: Orgulho e Preconceito (HQ)

Elizabeth e Darcy são uma dupla complicada e por isso tão perfeita. Essa história criou o trope hate do love em seu cerne, com toda a questão de diferenças óbvias entre eles - o fato de Darcy ser podre de rico e Elizabeth vir de uma família mais humilde, ele ser contido e classudo em público enquanto ela e as irmãs não se importam de mostrar suas emoções, ele ter receio de assumir os sentimentos enquanto ela não mede esforços para demonstrar os seus; e também pelo fato de serem tão parecidos, com seus orgulhos teimosos e seus preconceitos velados.

A montanha-russa de emoções que é acompanhar esses dois se estende pela HQ tal como por qualquer outra adaptação e versão da obra original. Aqui nós temos os traços dos olhares de ranço e de julgamento e então de carinho e compreensão; os diálogos cheios de alfinetadas pra depois se desenvolver numa coisa mais leve e amigável.


Resenha: Orgulho e Preconceito (HQ)

A abordagem da história é a mesma e minha memória não me aponta a falta de nada importante; os acontecimentos e reviravoltas que decorrem a trama estão ali, com cores vívidas e traços bonitos. A família Bennet, os Bingley, Charlotte e o Sr. Collins e tantas outras figuras importantes dessa narrativa incomparável - está tudo ali pra gente absorver e amar mais uma vez.

Pra quem não se deu bem com a narrativa da Jane - que é bastante arrastada e prolongada - a HQ pode ser uma ótima escolha pra conhecer mais de Orgulho e Preconceito. A essência está ali, só em outra forma; respeita o original e acrescenta originalidade na forma de contar essa história.

No mais, é uma versão diferente e ao mesmo tempo igual de um livro que sempre vai estar no meu coração. E como eu sempre digo: o mundo nunca vai me dar o suficiente de Darcy e Elizabeth para consumir.

Título original: Pride and Prejudice
Autores: Jane Austen, Ian Edginton, Robert Deas
Editora: Nemo
Gênero: Romance de época
Nota: 5+
SKOOB


5 comentários:

  1. Olá, Denise.
    Eu tenho a HQ só que não li ela ainda. Li o livro mas se comparar o livro com o filme ainda prefiro o filme hehe. Apesar de que no livro temos um final mais estendido do que no filme o que acabei gostando hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Acho que essa HQ é pra mim. Tentei ler esse ano O&P mas falhei e nem foi por causa da narrativa; eu não aguentava aquele povo soberbo que não tem nem onde cair morto querendo ser melhor que os outros naaaam
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #SorteiodaAmizade no twitter; três livros, um ganhador

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise, eu quero demais essa HQ, eu adoro o formato e reler o livro em quadrinhos deve ser maravilhoso, sem contar essa edição linda!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. nossa que maximo conhecer esse quadrinho! li esse livro faz uns anos e gostei bastante, super leria essa versão de quadrinhos tbm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. aaaaaah, que delícia, meu livro e filme preferido de todos os tempos! Ja quero esse HQ, apaixonada aqui! s2

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo