Resenha: O mistério da sala secreta - Lavínia Rocha - Queria Estar Lendo

Resenha: O mistério da sala secreta - Lavínia Rocha

Publicado em 15 de mar. de 2021

Resenha: O mistério da sala secreta - Lavínia Rocha

O primeiro lançamento da Editora Yellowfante, selo infanto-juvenil da Autêntica, foi escrito pela Lavínia Rocha, autora da coletânea Formas Reais de Amar - que foi um favorito meu. O mistério da sala secreta tem tudo que uma história juvenil precisa, e de quebra ainda acrescenta um segredo que envolve História e muitas investigações.

Se você gosta de histórias assim, vai curtir conhecer:

A editora Yellowfante enviou este livro em cortesia.

No livro, acompanhamos Júlia e Gabriel, estudantes da escola Maria Quitéria - que está prestes a ser fechada pela prefeitura. Indignados com o ocorrido e tentando correr contra o tempo para impedir esse absurdo, uma vez que é ali que construíram suas memórias e é ali que querem continuar aprendendo e vivendo, eles descobrem a lenda de uma sala misteriosa.

A Sala 7 parece guardar um segredo tão grandioso que vale a pena investigar - quem sabe o que exista dentro dela possa salvar a escola, não é mesmo? Através da amizade e de ideias sagazes e criativas, Júlia e Gabriel unem forças para entender o que existe atrás daquela porta, enquanto lutam pela resistência da sua escola.

O mistério da sala secreta é uma leitura rápida, muito divertida e cheia de carisma.

A narrativa da Lavínia é muito certeira para o público alvo do livro, mas também conversa bastante com quem está longe dele (a velhice chega para todos e está batendo à minha porta).

Júlia e Gabriel são personagens interessantes em suas personalidades; ela, cheia de energia e de audácia. Ele, mais centrado e cuidadoso. Eles formam uma dupla interessante, com uma amizade forte que, em meio aos acontecimentos, passa por algumas provações.

Resenha: O mistério da sala secreta - Lavínia Rocha

Eu gostei mais da Júlia por motivos de óbvio, eu adoro uma personagem teimosa e corajosa e determinada. Gostei de como ela tinha momentos de teimosia extrema e de como entendeu o quanto isso era ruim de ser expressado, especialmente nas situações que eles vivem.

A escola também tem outras figuras importantes, como a dona Vicentina - guardiã de todas as chaves - e outros alunos da turma deles e de outras turmas, todos lutando para impedir que a prefeitura desmonte seu espaço de estudo.

Toda a questão com a sala secreta te instiga a continuar lendo, entendendo, formulando ideias. E qual foi minha surpresa quando a resposta chegou! Eu me formei em História recentemente, então foi uma alegria encontrar um livro que fala dela tão abertamente - aquela parte da História que o contexto geral costuma ignorar, mas que fez parte de um todo. Que foi tão importante para o que passou.

Resenha: O mistério da sala secreta - Lavínia Rocha

A edição da Yellowfante ficou uma graça. É um livro pequeno, mas a diagramação e a revisão estão ótimas, o interior dele, com os detalhes de chave, é lindo demais! E as artes das páginas, ilustradas por Rubem Filho, são de encher os olhos.

Para quem busca um infanto-juvenil para indicar ou para ler, O mistério da sala secreta é uma ótima pedida. Esse livro celebra a História, a criatividade e inteligência de estudantes e sua garra para lutar e resistir em situações injustas. É um livro cheio de carisma e de mensagens bonitas que eu com certeza vou lembrar com muito carinho.

Sinopse: Júlia e Gabriel estão no 7º ano e são amigos desde muito pequenos, quando formaram a dupla de espiões Juliel para desvendar mistérios. Agora, a dupla Juliel tem que voltar à ativa para encontrar um jeito de desvendar um grande mistério antes que a prefeitura feche a Escola Municipal Maria Quitéria de Jesus, onde estudam. Em meio a planos e feiras de História, Júlia e Gabriel descobrem a lenda da Sala Secreta, e que ela pode não ser pura invenção dos alunos. Quem já viu o que há por trás da porta vermelha? E mais: o que Maria Quitéria, a heroína da Independência, tem a ver com a lenda?

Título original: O mistério da sala secreta
Autora: Lavínia Rocha
Editora: Yellowfante
Gênero: Infanto-juvenil | Aventura
Nota: 4,5

5 comentários:

  1. Oi Denise, eu já fiquei bem interessada só pela capa, eu achei sensacional. E gosto muito de livros do gênero, espero conseguir comprar em breve!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante


    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?
    Ainda não conhecia, valeu pela dica, deve ser bem bacana mesmo
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  3. Anônimo13.7.23

    Esse livro é muito interessante, você não consegue parar de ler, pois quer descobrir o que há na tal "sala secreta". Eu indico!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5.4.24

    cade o resumo mn q merda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que resumo? Isso é uma resenha. Quer resumo, vai ler o livro e faz um.

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo