Resenha: Bruxas Literárias - Alquimia das Palavras - Queria Estar Lendo

Resenha: Bruxas Literárias - Alquimia das Palavras

Publicado em 9 de jul. de 2021

Resenha: Bruxas Literárias - Alquimia das Palavras

Bruxas Literárias: Alquimia das Palavras, de Taisia Kitaiskaia e Katy Hora, faz parte da série Magicae, da editora DarkSide Books. Nele, as autoras resgatam mulheres cujos escritos podem ser considerados magia.

Se você se interessou por Bruxas Literárias, pode gostar de:


É na introdução que entendemos a ideia do livro Bruxas Literárias. Pam nos faz pensar sobre a etimologia da palavra bruxa e o arquétipo feminino - o único que é poderoso por si só e não depende de mais ninguém para ser alguém.

Além disso, ela também faz um comparativo com palavras que são, historicamente, associadas a bruxaria, como abracadabra, um termo derivado de uma expressão em aramaico que significa "eu crio com palavras" e que é possível interpretar isso como uma maneira de dizer que escrever é fazer magia.

A partir daí, as autoras listam 30 mulheres (33 na edição da Darkside, já que a editora adicional 3 autoras brasileiras na lista) que criaram magia com suas palavras. Assim, Taisia Kitaiskaia desenvolve alguns parágrafos, onde descreve as autoras com misticismo, projetando uma aura  mágica ao livro.

Preciso dizer que quando a editora Darkside Books anunciou os livros dessa coleção - Bruxas Literárias, Bruxa Natural, Grimório das Bruxas e O Livro Mágico para Jovens Bruxas - fiquei muito empolgada para ler esse. Achei que as autoras iriam discorrer sobre o que viam de magico na escrita dessas mulheres ou até mesmo encontrar ensaios que comparassem história e o arquétipo das bruxas com as autoras e suas obras.

Resenha: Bruxas Literárias - Alquimia das Palavras

No entanto, não foi isso que aconteceu. E preciso dizer que foi um tanto quanto decepcionante. A introdução, para mim, foi o ponto alto do livro. E era bem isso que eu esperava encontrar.

O livro, em si, é lindo. As ilustrações de Katy Horan são lindas e realmente evocam aquela ideia de misticismo, magia e feitiçaria que habitam o nosso imaginário. O trabalho gráfico da editora também é lindo. É uma edição que enche os olhos, mas sinto que é só isso.

O conteúdo, mesmo, deixa muito a desejar. Na minibiografia que temos, não tem nada que você não encontre na Wikipédia. E o texto (ou seria poema?) não diz muito sobre nada. Quando terminei de ler, fiquei me perguntando se eu não tinha entendido a proposta ou se era realmente algo bem qualquer coisa que eu paguei caro só por ser bonito, sabe?

Enfim, apesar ser muito bonito, foi uma aquisição e leitura que não valeu a pena para mim. Não vale o preço e nem a empolgação inicial. Dei 2 estrelas pelas ilustrações e pelo trabalho gráfico.

Título original: Literary Witches
Autoras: Taisia Kitaiskaia e Katy Horan
Tradutora: Aline Zouvi
Editora: Darkside Books
Gênero: Não-ficção
Nota: 2

Resenha: Bruxas Literárias - Alquimia das Palavras

5 comentários:

  1. Oi Bianca,
    Que pena que foi uma decepção!
    Confesso que não tinha me animado muito quando vi a obra e agora que li sua opinião, vou realmente deixar passar, até porque essas edições são bem caras, rs.
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bianca.
    Que pena que o livro deixou a desejar. Já aconteceu comigo com vários livros da editora infelizmente. E eu achando que ia sair daqui e correr adicionar ele na lista de leitura hehe. Mas se tem uma coisa que sempre acreditei é que escrever é fazer magia.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Bianca, tudo bem?

    Vi bastante gente divulgando esse livro nas redes sociais, mas a sua é a primeira resenha que leio dele. Confesso que tinha uma ideia completamente diferente da obra e é uma pena que ela tenha meio que se revelado uma decepção.

    Escrever é mágico e terapêutico em minha opinião, e talvez por esse motivo eu ainda possa tentar dar uma chance para a obra. Mas vou sem tantas expectativas.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bianca, puxa eu estava bem de olho nesse livro, mas agora eu já vou alinhar minhas expectativas pra não me decepcionar também....

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    É uma pena que o livro tenha sido apenas 2 estrelas pra você... É tão ruim quando isso acontece :(
    Os trabalhos dessa edtora são mesmo impecáveis, mas, prefiro nem me dar o trabalho, pois, acho que não vou curtir também.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo