Resenha: Os Noivos do Inverno - Christelle Dabos - Queria Estar Lendo

Resenha: Os Noivos do Inverno - Christelle Dabos

Publicado em 28 de ago. de 2021

Resenha: Os Noivos do Inverno - Christelle Dabos

Os Noivos do Inverno é o primeiro volume da série Passa-Espelhos, da francesa Christelle Dabos – publicada aqui pela Editora Morro Branco. É uma fantasia criativa sobre política e sociedade com uma dose de personagens carismáticos e de moral bem cinzenta.

Se você gosta de fantasias criativas, vem conhecer:

Ophélie tem poderes: ela pode ler objetos com um toque. E também pode atravessar superfícies que produzam reflexo. Espelhos, no geral (daí o nome da série). Ela tem uma vida tranquila cuidando do acervo antigo, até que descobre ter sido prometida a um homem do Polo.

Thorn está vindo para buscá-la, e não há muito que Ophélie possa fazer contra esse casamento. Ela não o ama – mal o conhece – mas as Decanas, uma espécie de oráculo desse universo, disseram que isso precisa acontecer. Mas não significa que vá acontecer sem resistência ou indignação por parte da garota.

Uma vez que partem para o Polo, Ophélie vai confrontar um novo universo. Um onde a sociedade é perigosa, onde segredos são tão valiosos quanto ouro. Onde pessoas lutam pela atenção da corte e das pessoas de alto prestígio. Thorn é uma figura de grande importância, o que significa que todos os olhos vão se voltar para sua noiva também. Em meio ao inverno tenebroso, jogos políticos e passagens entre espelhos, Ophélie precisa entender qual seu papel em toda essa história.

Os Noivos do Inverno tem uma ambientação fria e misteriosa tal qual o lugar para onde sua protagonista se move. Através da Ophélie, conhecemos esse “novo mundo” com um pouco de receio e medo. Ela é uma garota acostumada com objetos e com a família e de repente está em meio a uma sociedade onde poder e status são tudo.

Eu adorei absolutamente cada momento desse livro. A narrativa da Christelle Dabos é gradual, tomando seu tempo para apresentar as coisas. Para nos familiarizar com tudo que está acontecendo e tudo que a protagonista está vivendo. Os coadjuvantes enchem as páginas de moral dúbia e de escolhas perigosas. E eu me apaixonei pelo fato de que ninguém nessa história é 100% bonzinho.

Nem mesmo a Ophélie.

Resenha: Os Noivos do Inverno - Christelle Dabos

Porque o desenvolvimento dela é justamente esse. Da garota escondida entre prateleiras, buscando memórias de objetos e se esquecendo das pessoas. Até essa sobrevivente em meio a mentiras e víboras traiçoeiras como os homens e mulheres do Polo.

Adorei a ingenuidade fria da Ophélie, sua sagacidade com as coisas que aconteciam ao seu redor e como ela se adaptou. Foi uma montanha-russa de emoções pra coitada. Mas ela viveu tudo ao extremo e aprendeu a se virar. Até porque, ali no Polo, com exceção da presença da sua tia e do misterioso Thorn, não dá pra confiar em ninguém.

Os coadjuvantes têm papeis muito importantes no desenrolar da história. E a graça, pra mim, foi justamente não saber o que estava acontecendo no plot principal. Mas descobrir junto com a Ophélie. Conforme entendemos mais do Polo e de quem vive nele, entendemos onde a história quer chegar, e como quer chegar.

Passar espelhos exige enfrentar a si mesmo.

Thorn tem uma presença muito importante no desenrolar disso tudo. E eu amei como a autora sustentou o mistério e essa aura de que ele não se importa com nada, que é tão frio quanto o Polo, que não devemos confiar nele. Para, gradualmente, nos mostrar que ele é mais do que a postura e a aparência mostram.

Nem preciso dizer que morri com o ship, né? Thorn e Ophélie é um slowburn muito slow e aí quando as interações acontecem, você dá gritinhos histéricos. Tem uma faísca ali, nos olhares e nos diálogos e na confiança lenta que eles constroem. Mas existe e eu preciso ver ganhando vida.

Eu gostei, principalmente, dos confrontos quando os dois começaram a se entender melhor. E não se suportar tanto, porque é a teimosia da Ophélie contra o lado turrão seco do Thorn. E meu deus eu vivo por esses dois.

Outros personagens como a tia da Ophélie, Roseline, e Bereldine, a tia do Thorn, são igualmente importantes para a trama principal. E para as paralelas que acontecem entre ela. Eu adorei a Bereldine porque ela é tão dúbia e difícil de entender. Quando você acha que sacou a dela, ela vem e te surpreendeu com uma revelação ou situação inusitada. Roseline é muito mais na dela, mas tem bons momentos com a Ophélie. É meio que o porto seguro dela naquele universo louco.

Resenha: Os Noivos do Inverno - Christelle Dabos

Os Noivos do Inverno também tem um cenário pitoresco tão, mas tão criativo e fascinante que a mera descrição dele já bastou pra me colocar ali. É uma cidade flutuante, um mundo flutuante, um universo à parte de tudo que conhecemos. Tem umas vibes de O Castelo Animado e Planeta do Tesouro que me deixou completamente fascinada por cada momento em que a autora explorava esse ambiente.

Toda a questão com essa realidade e poderes bizarros, como a Ophélie tendo a rara habilidade de atravessar espelhos. Ou mesmo seu cachecol, um objeto mágico que tem vida e personalidade e é uma presença constante nas melhores cenas. É tudo de encher os olhos.

A edição da Morro Branco, como sempre, é linda demais. Tem detalhes nas páginas e na contracapa pra combinar com a ambientação do livro, e tradução e diagramação, tudo perfeito.

Os Noivos do Inverno é meu novo xodó. E eu vou panfletar essa fantasia até o fim do mundo. Essa história tem personagens femininas incríveis, um ótimo desenvolvimento, política e até mesmo um pouco de ação. Mal posso esperar pra conferir o resto da série!

Sinopse: Honesta e cabeça-dura, Ophélie não se importa com as aparências. Mas, por baixo de seus óculos de aros largos e cachecol desgastado, a garota esconde poderes únicos: ela pode ler o passado dos objetos e atravessar espelhos. A vida tranquila que leva em Anima se transforma quando Ophélie é prometida em casamento à Thorn, herdeiro de um distante e poderoso clã. Agora, ela terá que deixar para trás tudo o que conhece e seguir seu noivo até Cidade Celeste, a capital flutuante de uma gelada arca conhecida como Polo. Ali, o perigo espreita em cada esquina, e não se pode confiar em ninguém. Sem se dar conta, Ophélie torna-se um peão em um jogo político mortal, capaz de mudar tudo para sempre.

Título original: Les Fiancés I'hiver
Autora: Christelle Dabos
Editora: Morro Branco
Tradução: Sofia Soter
Gênero: Fantasia
Nota: 5+
SKOOB


9 comentários:

  1. Olá, Denise.
    Eu estou com esse livro no carrinho da Amazon faz séculos. Estava enrolando para comprar esperando lançar todos. Agora que vi que vai sair vou tentar comprar hehe. E espero gostar porque li resenhas bem diferentes dele. Tem gente que amou e outros não acharam tudo isso.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oie Denise! Tudo bom ?

    Eu acho essa capa MARAVILHOSA e nao sabia que escondia uma fantasia incrível!!!
    Vale a dica, vou ficar de olho nele pra comprar ♥
    Romance slowburn que da vontade de dar gritinho? ADORO

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  3. Oie, essa é uma das leituras mais desejadas do momento. Acho que vou adorar e fico contente por já ter todos os livros lançados por aqui.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Já tinha ouvido falar dessa série de livros, mas não sabia muito sobre e adorei saber que os personagens tem a moralidade bem cinzenta e essa ambientação de cidade flutuante parece bem interessante!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Dê, tudo bem? Essa capa é maravilhosa!! E história com personagens femininas fortes sempre me conquistam!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Eu não conhecia esse livro e adorei a premissa. Fiquei com vontade de ter esse dom (??)
    E personagens femininas bem construídas é um ótimo atrativo.
    Fora essa capa que é linda.


    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Oi Denise! Já tinha visto o livro, mas nunca parei para pesquisar melhor e ver se a leitura me despertava interesse. Nunca li nada desta editora e a acho as publicações deles bem diferentes. Vou anotar a dica. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Apesar de ter achado a premissa legal e sua resenha incrível, eu sei que fantasia é um gênero que dificilmente funciona comigo. Mas preciso dizer que um ponto me atraiu demais, o fato de ninguém ser 100% bonzinho.
    Adoro quando isso acontece, afinal é o que acontece na vida.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  9. Oi! Tem a trilogia do Castelo Animado (com um box perfeito de lindo) seria legal saber a sua opinião.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo