Casais enemies to lovers x casais hate to love - Queria Estar Lendo

Casais enemies to lovers x casais hate to love

Publicado em 9 de set. de 2021

Casais enemies to lovers x casais hate to love

Porque, como boa amante desses tropes para casais, eu sofro em ver gente errando ao indicar as categorias! Então resolvi fazer um post com indicações de livros que contém casais "de inimigos a amantes" e livros que contém casais "do ódio ao amor".

E sim, tem diferença. De inimigos a amantes (enemies to lovers) significa que eles são INIMIGOS. Que tem alguma rixa, guerra, conflito político ou ideológico, problema no mundo ou na sociedade ou na situação em que vivem, que os colocam como inimigos. Eles estão em lados opostos de um tabuleiro, se você imaginar os personagens como peças. Esse trope geralmente inclui a situação "do ódio ao amor" porque, óbvio, eles se odeiam. Eles são inimigos! E aí entra o caos:

HATE TO LOVE NEM SEMPRE É ENEMIES TO LOVERS.

As vezes, os personagens só se odeiam. E é isso. Han Solo e Leia se odiavam, mas nunca foram inimigos. Mr. Darcy e Elizabeth se odiavam, nunca foram inimigos. Se o casal encaixa na situação "Han Solo e Leia", por favor, PARE DE COLOCÁ-LO COMO INIMIGOS QUE SE APAIXONAM! Meus quinze anos de dedicação a fanfics e universo literário entram em colapso toda vez que veem isso.

Vamos à lista?

ENEMIES TO LOVERS (INIMIGOS A AMANTES)


Casais enemies to lovers x casais hate to love

June e Day (Legend - Marie Lu)
Day e June se envolvem em circunstâncias tensas, numa guerra distópica em que cada um deles representa um lado - ela, o governo; ele, os rebeldes. É puro enemies to lovers.

Casais enemies to lovers x casais hate to love

Celia e Marco (O Circo da Noite - Erin Morgenstern)
Criados por magos inimigos para um duelo profetizado há muito tempo, Celia e Marco nasceram e foram criados inimigos. Eles são inimigos jurados, basicamente, mas isso não os impede de se apaixonar um pelo outro.

Casais enemies to lovers x casais hate to love

De novo: inimigos! Em lados opostos da guerra! Akiva é um serafim, o povo que massacra monstros e torna a vida da Karou um inferno. Ela foi criada por monstros e é parte do bizarro, então o Akiva é o maior inimigo em seu caminho - e, mesmo assim, eles se apaixonam.

Casais enemies to lovers x casais hate to love

Kestrel é a filha de um general que massacrou o povo de Arin, em uma guerra sem fim. Arin é um prisioneiro sedento por vingança. Por um incidente inesperado, eles se aproximam e um amor impossível e terrível nasce entre eles.

Casais enemies to lovers x casais hate to love

Elas trabalham para agências temporais inimigas e juraram atrapalhar as missões uma da outra pela eternidade. Acontece que algumas cartas começam a ser trocadas, e o que deveria ser inimizade eterna floresce em amor.

HATE TO LOVE (DO ÓDIO AO AMOR)


Casais enemies to lovers x casais hate to love

Nesta Archeron e Cassian se odeiam desde que se encontraram da primeira vez, mas ao mesmo tempo a gente sabe que eles se amam. É inegável, mas é aquela coisa maravilhosa do trope "prefiro morrer a admitir que gosto de você, ridículo".

Casais enemies to lovers x casais hate to love

A história acompanha as provocações e picuinhas entre o herdeiro da coroa britânica e o filho da presidenta dos EUA - o que começa numa relação de "te odeio para sempre" de repente se torna uma história de amor. E só desenhando pra ficar mais claro: os EUA e a Inglaterra não estão em guerra, então os dois não são inimigos. Eles só se detestam mesmo.

Casais enemies to lovers x casais hate to love

Spin-off de Academia de Vampiros, acompanha a alquimista Sydney em uma jornada de proteção e provação - tudo isso enquanto tem que usar sua santa paciência para lidar com Adrian Ivashkov, a realeza vampírica com o ego do tamanho do mundo.


A Millie e a Flora inventaram o hate to love sáfico e eis um fato incontestável! A princesa egocêntrica e a colega sem paciência se odeiam desde o princípio, e disso nasce um romance cheio de picuinhas e provocações muito maravilhoso!


Quase todo romance de época segue esse trope de personagens que se odeiam. Nessa releitura de A Bela e a Fera, temos um mocinho inspirado no Doutor House - ou seja, chamoroso e INSUPORTÁVEL - e uma mocinha teimosa. Os dois batem de frente até quase explodirem.


Elizabeth e Mr. Darcy (Orgulho e Preconceito - Jane Austen)
Eu só coloquei aqui pra falar vou chorar com o próximo que colocar esses dois numa lista de inimigos que se apaixonam. Juro.

Me conta aí nos comentários qual seu ship favorito de cada trope!

5 comentários:

  1. Oie, confesso que sabia pouco sobre essa diferença, mas adorei os exemplos. Os que ainda não conhecia, com certeza vou querer ler.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Adorei a explicação porque realmente todo mundo acha que só é enemies to lovers e nem sempre é assim.
    Meu Dune que nunca superei o quanto sofri por esse casal.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia da diferença e confesso que não sou fã desse tipo de clichê não, mas muita gente gosta.
    Bacana as indicações, se eu ler algum desses livros já sei que terão tal clichê e irei preparada, rs'

    Au revoir ♡
    Tecer Flores e Cheirar Livros

    ResponderExcluir
  4. Socorro, Deus! Como dizem: "nunca que eu soubesse". Na verdade, eu nem sabia da existência da expressão "hate to love". Seu post foi muito esclarecedor. Adorei!!!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo25.7.22

    Nossa, quebrei a cara por achar que todos os casais que se odeiam vão ficar juntos, e olha: eu nem sabia que existia isso de "hate to love". Amei a indicação de "Quando a Bela domou a Fera", e confesso que fiquei um ouco decepcionada por "Orgulho e Preconceito" não ser "enemies to lovers", mas é sobre isso e tá tudo bem. Bjs.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo