Resenha: Uma Melodia de Sombras e Ruínas - Roseanne A. Brown - Queria Estar Lendo

Resenha: Uma Melodia de Sombras e Ruínas - Roseanne A. Brown

Publicado em 14 de set. de 2021

Resenha: Uma Melodia de Sombras e Ruínas - Roseanne A. Brown

O mais recente lançamento da Editora Literalize chegou aqui em cortesia. E eu não poderia ter surtado mais com a história incrível que encontrei nesse livro! Uma Melodia de Sombras e Ruínas, de Roseanne A. Brown, é uma fantasia para encher os olhos.

Para apaixonades por fantasia conhecer:

Aviso de gatilho: nas primeiras páginas, a autora alerta que há situações de violência física, sangue, automutilação e ataques de pânico descritos na história. É tudo muito sensível e nada gráfico. Mas fica o aviso para quem pode se engatilhar por situações assim.

A história se divide entre Karina, a princesa do reino Ziran, herdeira ao trono da sultana. E Malik, refugiado em busca de uma oportunidade para ele e suas irmãs no reino Ziran, que despreza e atormenta seu povo. Seus destinos se cruzam através de um festival chamado Solstasia. Ali se comemora a passagem de um cometa significativo. E marca o início de uma nova era naquela cidade. Através de magia e de tragédias, de repente Malik tem uma missão: ele precisa assassinar a princesa para salvar sua irmãzinha.

Karina, por outro lado, tem problemas mais terríveis. Sua mãe foi assassinada. Enquanto precisa lidar com o terror do atentado e da perda, encontra uma oportunidade de desfazer o que foi feito. Uma oportunidade de trazer sua mãe de volta dos mortos.

Uma Melodia de Sombras e Ruínas é uma das fantasias mais encantadoras que li nos últimos tempos.

Resenha: Uma Melodia de Sombras e Ruínas - Roseanne A. Brown

A narrativa da Roseanne A. Brown, com tradução de Solaine Chioro, é cativante desde o princípio. Ela não te dá a chance de respirar, com reviravoltas que marcam o ritmo eletrizante da história desde os primeiros capítulos. Quando você respira, tem aquela sensação de que algo grandioso está para acontecer. E sempre acontece.

Como uma criança fazendo um pedido para uma estrela cadente, acreditou na fantasia que poderia haver um lugar para alguém como ele nesse mundo de riquezas e magia.

O universo que a autora construiu aqui é rico em detalhes. Desde a culinária local aos traços arquitetônicos da grandiosa cidade murada de Ziran. A lendas e mitos e criaturas que misturam detalhes de animais que conhecemos. E deuses e monstros e terrores sombrios espreitando entre as areias do deserto.

Para quem, como eu, surta por um universo bem completo, esse livro é de encher os olhos. Você se vê atravessando as ruas de Ziran, dos bairros mais esquecidos aos mais privilegiados. Acompanhando o festival de Solstasia com suas histórias e músicas e narrativas particulares. Você se vê desesperada pelo destino dos personagens, porque se importa com eles tão logo aparecem.

Roseanne fez um trabalho primoroso ao construir seus protagonistas como construiu. Malik é o coração de ouro, gentil até o último fio de cabelo, mas frágil por isso. O mundo foi cruel com ele. E ele nunca soube responder a essa crueldade, por isso se fechou. Eu fiquei impactada pela maneira sensível com que a autora conduziu seus ataques de pânico. Nunca gráficos ou fora de tom, mas tensos como são.

Como alguém que sofre de ansiedade e já sentiu o que ele sente, foi realista demais estar em sua cabeça. Foi importante acompanhar sua jornada. Não há cura milagrosa, mas ele se torna mais forte com as provações que encontra em seu caminho.

- Não subestime a força que é necessária para ser gentil em um mundo tão cruel quanto o nosso.

Quando Malik se vê sozinho em uma jornada terrível é que ele encontra o equilíbrio entre o terror que sente e o que precisa aceitar para sobreviver. Que protagonista, gente! Que história! Eu queria entrar no livro e abraçá-lo e proteger do mundo, porque ele é precioso demais.

Resenha: Uma Melodia de Sombras e Ruínas - Roseanne A. Brown

Ao mesmo tempo, Karina começa como a princesa privilegiada que pouco tem a responder por seus atos. Contudo, com a morte da mãe, precisa confrontar responsabilidades que adorava ignorar até então. Seu sonho era deixar Ziran, mas ela não pode. Pelo governo que tem que assumir, pelo legado da família que está em seu sangue.

O desenvolvimento dela foi gradual, motivado pela brusquidão de um acontecimento tenso. E então pelos desdobramentos dele. A gente não tem tempo de conhecer a sultana e nem a figura materna que representava. Porém, tem o amargor da Karina pelo distanciamento que tinham. Também tem o luto pela perda da irmã e do pai anos atrás, em uma tragédia tão brusca quanto a da mãe.

Sozinha, Karina confronta o mundo e tem medo do que pode representar a ele. Por isso quer trazer a mãe de volta.

Eu adorei a força dela, sua teimosia. E sua personalidade batendo de frente com quem entrava em seu caminho. Tem uma determinada cena com o conselho real que foi simplesmente espetacular.

Ziran pertencia às Alahari. Enquanto houvesse ar nos pulmões de Karina, assim seria.

Sua jornada, assim como a do Malik, tem a ver com o festival. E com a magia que tece aquele mundo. Tudo isso é muito bem trabalhado na trama. Move cada momento dela, assim como as competições de Solstasia. Acima de tudo, oferece momentos de tirar o fôlego, diálogos instigantes e sensíveis e um amadurecimento notável.

Karina e Malik são fortes e frágeis de maneira equilibrada. Tem um pingo de romance, mas é bem sutil e muito trabalhado. Não soa como instalove porque tem aquela urgência que aparece em histórias em pouco período de tempo (quando são bem trabalhadas como essa). Dá para shippar, mas com aquele desespero de quem sabe que eles são inimigos. E podem tentar se matar a qualquer momento. Ou seja: o melhor tipo de ship!

Eu nunca vou parar de elogiar cada detalhe dessa obra!

Os coadjuvantes enchem as páginas com tramas paralelas que são importantes para a principal. Nomes como Farid, Leila, Tunde, Idir muito importam ao que está acontecendo. E são essenciais para o que vai acontecer. Te garanto que é impossível saber quais rumos o livro vai tomar. Surpresas e momentos de choque aparecem quando você menos espera.

O sistema de magia é rico, assim como as lendas e mitologia em que foi inspirado. Roseanne A. Brown fala sobre mágica com calma. Assim, apresenta seu povo sombrio, suas entidades, seus deuses e monstros conforme a história avança. É fantasia da mais pura e brilhante!

Resenha: Uma Melodia de Sombras e Ruínas - Roseanne A. Brown

A edição da Literalize, como sempre, abre alas para elogios. A proposta de publicar edições luxuosas aqui segue a toda. Portanto, a capa dura e os detalhes do livro são maravilhosos. A diagramação tem traços que combinam com a história e que passam a sensação de imersão. Os capítulos são divididos entre Karina e Malik, com uma ótima tradução da Solaine Chioro.

- O passado devora aqueles que são ingênuos o suficiente para esquecê-lo.

Uma Melodia de Sombras e Ruínas é, com certeza, um livro essencial para quem ama o gênero. E para quem quer uma história carismática, com boas doses de drama e de O QUE ACABOU DE ACONTECER? pra te prender até o fim. Aliás, que final! Já tô contando os dias pro lançamento de A Psalm of Storms and Silence.

Sinopse: Para Malik, o festival de Solstasia é a oportunidade perfeita para escapar das marcas que a guerra deixou em sua terra natal e buscar um recomeço na próspera cidade de Ziran. O que ele não esperava é que um espírito maligno sequestrasse uma de suas irmãs na entrada da cidade e o forçasse a fazer um acordo fatal: para recuperar a irmã, Malik precisa matar Karina, a princesa herdeira de Ziran. O problema é que Karina também tem ambições fatais. Sua mãe, a Sultana, foi assassinada; a corte está saindo de controle e o tempo até o festival de Solstasia se aperta como uma corda em seu pescoço. Tomada pelo luto, a princesa decide ressuscitar a mãe através de um ritual arcaico cujo ingrediente principal é o coração de um rei. Por sorte, ela sabe exatamente como conseguir um: casando-se com o vencedor do lendário torneio do Solstasia. Quando Malik trapaceia e consegue entrar no torneio com a intenção de aproximar-se de Karina, os dois jovens entram em uma corrida contra o tempo e uma rota de destruição mútua. Com a conexão entre eles cada vez mais intensa, e forças malignas começando a despertar, qual dos dois conseguirá vencer a morte?

Título original: A Song of Wraiths and Ruin
Autora: Roseanne A. Brown
Tradutora: Solaine Chioro
Editora: Literalize
Gênero: Fantasia YA
Nota: 5+


3 comentários:

  1. Oi, Denise
    Estou muito ansiosa para fazer essa leitura. Me lembrou vibes A fúria e a aurora, apesar de não ter nada a ver, mas fiquei com a mesma sensação sobre quando fui ler a história. Eu gosto muito de fantasias que tem um rico background, que a autora consegue fazer a gente se sentir dentro e parte da história. Já adicionado a minha lista!
    Beijo
    https://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise,

    Até agora só vi elogios desse livro. Bom saber que a história é tão boa quanto eu imaginava.
    Assim que der vou adquirir a obra.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nizz, tudo bem?
    Não apenas senti sua empolgação como ela me contagiou!
    Achei a fonte da capa bem parecida com Filhos de Sangue e Osso, da Tomi Adeyemi, e a arte em si tá linda!
    Também gostei muito desse universo rico e, principalmente, de saber que os dois protagonistas são bem desenvolvidos. Ótima dica que deixarei no meu radar.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo