Resenha: Gótico Mexicano - Silvia Moreno-Garcia - Queria Estar Lendo

Resenha: Gótico Mexicano - Silvia Moreno-Garcia

Publicado em 15 de out. de 2021

Gótico Mexicano, livro de Silvia Moreno-Garcia publicado por aqui pela editora DarkSide Books, é exatamente o que seu título diz: um horror gótico ambientado no interior do México de 1950, onde uma mulher precisa enfrentar estranhos acontecimentos para ajudar sua prima.

Se você se interessou por Gótico Mexicano, precisa conhecer:


Depois que o pai de Noemí recebe uma estranha carta de sua sobrinha recem-casada, Catalina, ela é enviada para o interior do México afim de averiguar as alegações da prima e convencer Virgil, o marido, a consultar um psiquiatra.

No entanto, quando Noemí chega em High Place, a casa da família, logo percebe que tem algo errado. A casa é decadente, tomada por fungos, com empregados estranhamente calados e muitas histórias de fantasmas sobre a família.

Com ajuda do médico da pequena vila e de uma curandeira, Noemí desvenda o passado trágico da família de Virgil - britânicos que se instalaram no México no fim do século passado a fim de explorar uma mina de prata que, hoje, está alagada e fora de funcionamento.

No entanto, quanto mais Noemí investiga a família, seu passado e as alegações da prima, mais confusa ela fica. Tentando fazer com que tudo siga um sentido lógico, ela acaba colocando a própria vida em risco.


Fiquei completamente obcecada por Gótico Mexicano assim que ele foi lançado lá na gringa. E quanto mais tweets de Silvia Moreno-Garcia eu via, mais empolgada ficava. O horror é algo que descobri gostar apenas recentemente, mas Silvia trata ele com maestria.

O bizarro é levado a um novo nível em Gótico Mexicano e eu amei simplesmente tudo na história. A forma como os personagens são descritos e construídos, como cada cena conduz a história. Aliás, como cada cena que existe no livro tem um propósito, o que faz com que tenhamos um fluxo constante de revelações e informações importantes aparecendo na história.

Também gostei muito do ritmo da narrativa. Como mencionado acima, cada cena tem propósito, não teve nenhuma que estava ali sem acrescentar algo a história. E isso fez com que não se quebrasse o ritmo. É claro que o início ainda é um pouco lento, mas faz sentido, uma vez que muito da história é sobre percepção, sonhos e alucinações.

É uma espécie de slow burn na construção, então não tem muitas cenas de ação. Mas quando chegamos no clímax, a ação segue uma crescente maravilhosa e tudo vai nos surpreendendo. É o tipo de história que vai deixando pequenos pedaços pelo caminho e no fim você fica MAS É CLARO e tudo faz sentido.

Particularmente, acho que Gótico Mexicano faz isso muito bem. Essa coisa de apresentar informações de forma consistente e na hora certa, para que tudo faça sentido quando chegar a grande revelação, mas sem entregar muito.

Tem coisas que um leitor mais atento pode perceber desde o começo, especialmente com as conversas sobre eugenia e superioridade racial. Mas de forma geral, tudo me foi uma grande surpresa.

Noemí é uma protagonista que eu amei desde o primeiro segundo. Ela é um socialite, mas inverte a ideia de que garotas bonitas, que gostam de moda e da vida social são fúteis e burras. Ela quer estudar, se interessa por antropologia, ama a família ferozmente e não aceita que façam menos dela por ser bonita ou uma mulher, em uma época onde isso é tudo que basta para ser subestimada.


Teve alguns momentos que eu fiquei NOEMÍ PELAMOR DE DEUS por causa de seu comportamento, mas é compreensível que ela agisse de certa forma, considerando a cultura e a época em que a história se passa.

Dos habitantes de High Place, basicamente todos me deram asco, odeio eles com muita força - menos o Francis, talvez. Virgel, seu pai Howard e a tia Florence são muito bem escritos e tem um quê de vilões de novela mexicana (se novelas mexicanas mexessem com o sobrenatural) e eu simplesmente amei isso. Queria poder entrar na história e arrastar a cara deles em um muro de chapisco? Sim! E por isso eles foram personagens interessantíssimos de se ler.

Já o Francis eu ainda não sei bem como me sinto. Acho que foi um dos personagens mais complexos de Gótico Mexicano, devido as suas motivações e personalidade. Mesmo assim, ainda não tenho certeza nenhuma sobre ele.

O horror bizarro que Silvia Moreno-Garcia criou, no entanto, é o ponto alto da narrativa. A maneira como ela desenvolveu tudo de forma "crível", como se realmente pudesse ser algo que existisse no nosso mundo, foi incrível e arrepiante. 

E, embora eu não possa falar muito do clímax para não dar spoilers, eu absolutamente amei toda a sequência e como até na última página - literalmente - eu não sabia ao certo o que esperar, tamanha a sensação de incerteza da narrativa.

Além disso, um ponto que vale a pena ressaltar que é Silvia Moreno-Garcia é mexicana, atualmente morando no Canadá, e o intuito em escrever Gótico Mexicano foi trazer uma representação sem estereótipos de personagens mexicanos - além de explorar a relação de colonização. Coisas que, na minha opinião, ela fez muito bem.

Enfim, amei Gótico Mexicano do início ao fim e já quero ler todos os livros da Silvia. Então comprem, leiam, amem e indiquem aos amigos, para que mais histórias dela cheguem por aqui!

Lá no IG eu e a Denise fizemos uma live discutindo Gótico Mexicano. Você pode assistir abaixo. A live é com spoilers, mas os primeiros 30 minutos não e avisamos quando os spoilers vão começar, para que você possa parar antes. Se você não leu o livro ainda, realmente recomendo que não busque por spoilers, a leitura vai ser muito mais gratificante!
 

 

Sinopse: Noemí Taboada é uma jovem independente e chique que mora na fervilhante Cidade do México. Entre as manhãs de estudo na faculdade e as noites glamourosas de festas e bailes, ela gosta de passear em seu carro conversível, ouvir música e sonhar com um futuro onde as mulheres possam fazer suas próprias escolhas ― e viver grandes aventuras. A rotina de Noemí muda drasticamente quando seu pai recebe uma carta de sua prima Catalina, recém-casada com um inglês. A carta é, na verdade, um pedido desesperado de socorro, pois Catalina acredita que corre perigo em High Place, a mansão isolada onde vive confinada com o marido e a família dele. Convocada a investigar o mistério na cidadezinha de El Triunfo, Noemí parte com seu batom vermelho, seus melhores looks e uma dose extra de coragem. Mas nem mesmo nossa intrépida heroína estava preparada para os horrores que a esperavam em uma mansão assombrada por um mal abominável.

*Aviso de conteúdo: tentativa de estupro, canibalismo, violência gráfica, alucinações, gore

Título original: Mexican Gothic
Autora: Silvia Moreno-Garcia
Tradução: Marcia Heloisa e Nilsen Silva
Editora: Darkside Books
Gênero: Gótico | Horror | Histórico
Nota: 5

Resenha: Gótico Mexicano - Silvia Moreno-Garcia

Resenha: Gótico Mexicano - Silvia Moreno-Garcia

6 comentários:

  1. Oii, gostei da resenha. Tenho muita vontade de ler esse livro.
    Beijo
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Oi Bianca,
    Esse é minha leitura de Halloween também!
    Escolhi por ser uma autora latina (nunca tinha lido nenhuma!) e também por conta dessa edição maravilhosa que eu queria na minha estante, rs. Não nego!
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Bianca! Deu vontade de conferir a obra desde que eu havia visto a editora anunciando o lançamento e sua resenha empolgada, me deixou ainda mais curiosa pela história. Vou ficar de olho se na Black Friday no próximo mês, eu consigo com um bom preço. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oie, eu estava com bastante expectativas com esse livro e quando finalmente li não curti tanto quanto gostaria, mas fico feliz que gostou. Adorei a ambientação dele.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Oi Bianca! Eu também gostei do livro! Não senti medo, mas fiquei envolvida em todo o suspense e a ambientação me pareceu ótima!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Já li outro livro dessa autora (Gods of Jade and Shadow) e gostei bastante, mas Gótico Mexicano não me chamou muito a atenção por ser de um gênero que não gosto tanto, que bom que o livro por mais que tenha um começo meio lento, vai crescendo no tom!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo