Resenha: Sob o céu açucarado - Seanan McGuire - Queria Estar Lendo

Resenha: Sob o céu açucarado - Seanan McGuire

Publicado em 19 de nov. de 2021

Resenha: Sob o céu açucarado - Seanan McGuire

Sob o céu açucarado é o terceiro volume da série Crianças Desajustadas, da autora Seanan McGuire, que a Editora Morro Branco publica por aqui. Esse é muito mais uma sequência direta do primeiro livro e traz de volta o lar de Eleanor West e uma nova aventura bizarra.

Esta resenha vai conter alguns spoilers dos livros anteriores.

Conheça os volumes anteriores da série:

Cora tem cabelos coloridos e saudade do seu lar - seu verdadeiro lar, debaixo d'água, onde tudo era perfeito - mas está no lar de Eleanor West para Crianças Desajustadas até que sua porta se abra novamente, se é que vai abrir.

É um dia comum quando uma garota cai do céu, vestida em roupas de doces. Ela diz ser Rini, filha de Sumi, que morreu há um tempo, vítima de outra das moradas do lar. Mas, porque sua mãe está tecnicamente morta, Rini vai desaparecer; a não ser que eles recuperem os ossos, o corpo e o coração de Sumi para tentar trazê-la de volta.

Com isso se inicia uma jornada através de vários mundos em busca de uma ressurreição, antes que Rini desapareça para sempre.

Sob o céu açucarado é exatamente o que os livros anteriores foram: bizarro, instigante e impossível de largar. Seanan nos leva de volta ao lar de Eleanor West e nos faz sentir "em casa, temporariamente" com rostos familiares e novos personagens. Kade e Christopher estão de volta, carismáticos em suas esquisitices e peculiaridades. Nadya e Cora são as únicas que se entendem ali, tendo voltado de mundos submersos. E aí temos Rini.

Ela em muito lembra a mãe, Sumi, mas tem muito mais o espírito de alguém que veio com uma missão. Se ela não ressuscitar sua mãe, nunca vai nascer; e, se nunca nascer, nunca vai poder salvar seu mundo como foi profetizado que faria. O mundo de doces e perigos inimagináveis.

- Isso não faz o menor sentido. O que significa que pode funcionar.

Juntos, esses cinco partem através de portas que Rini consegue abrir a fim de encontrar os pedaços que faltam para trazer Sumi de volta.

É uma jornada pirada, e por isso tão incrível. Revisitamos lugares familiares e tem espaço até mesmo para um reencontro inesperado e muito querido. Tudo isso com aquela sensação de tempo corrido e de que eles precisam resolver isso logo, ou algo terrível vai acontecer.

Revivemos aquelas amizades inesperadas e queridas que existem entre os personagens; Kade, meu favorito, teve ótimos momentos no decorrer desse livro, sempre sensato e racional e igualmente mente aberta para tudo que está acontecendo.

Resenha: Sob o céu açucarado - Seanan McGuire

Há consequências por cruzar mundos aos quais não pertencem; crianças da Lógica que não deveriam viver o Absurdo, por exemplo, porque a divisão desses lugares espetaculares é incrível e surpreendentemente sensata, mesmo lidando com o imaginário e a loucura.

Novamente, a autora fala sobre os problemas que jovens enfrentam ao não "se encontrarem" no mundo real, seja por preconceito ou medo ou exclusão, de maneira bastante sensível. A Cora sofre gordofobia desde que se entende por gente, e foi apenas no mundo onde podia nadar e ser livre que se sentiu confortável e amou seu corpo, porque aquele mundo também a amava como era. Eu gostei demais das discussões que a Seanan McGuire trouxe através dos seus protagonistas, de novo.

Sob o céu açucarado foi uma aventura completa, e com um final muito cativante. Como todas as outras histórias, apresenta algumas resoluções e deixa outras em aberto para os futuros livros - já que temos um monte!

Se você amou os primeiros volumes, esse vai seguir querido até o fim. Não foi meu favorito porque, até o momento, o segundo é insuperável, mas foi divertido, tenso e alucinante na medida certa.

Sinopse: Quando Rini aterrissa com um estrondo no lago atrás do Lar de Eleanor West para Crianças Desajustadas, a última coisa que espera descobrir é que sua mãe, Sumi , morreu anos antes que ela fosse concebida. Mas Rini não pode deixar que a Realidade fique no caminho de sua missão – não quando ela precisa salvar um mundo inteiro! (Uma situação muito mais comum do que se imagina.). E, se não encontrar uma maneira de reconstituir sua mãe, Rini precisará salvar mais que um mundo: ela sequer terá nascido. Em um lugar sem magia, não há muito tempo antes que a Realidade perceba sua existência e a apague. Ainda bem que os estudantes estão bem acostumados com missões…

Título original: Beneath the sugar sky
Editora: Morro Branco
Autora: Seanan McGuire
Tradução: Cláudia Mello Belhassof
Gênero: Fantasia
Nota: 4


2 comentários:

  1. Oi!
    Eu sou totalmente apaixonada por essa série, e tenho um carinho por essas aventuras que acontecem a partir do lar da Eleanor West por ser uma aventura em grupo, me divirto com eles juntos em missões perigosas.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda vou continuar essa série e em inglês pelo visto, já que a Morro Branco simplesmente se esqueceu dela --'
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo