Resenha: Uma princesa em Tóquio - Emiko Jean - Queria Estar Lendo

Resenha: Uma princesa em Tóquio - Emiko Jean

Publicado em 30 de dez. de 2021


Uma princesa em Tóquio é o primeiro livro de Emiko Jean a ser publicado no Brasil - pela editora Seguinte, que nos cedeu um exemplar para leitura. A história traz Izumi, uma garota comum da Califórnia que descobre que o pai que nunca conheceu é, na verdade, próximo imperador do Japão.

Se você se interessou por Uma princesa em Tóquio, pode gostar de:


Izumi sempre ouviu de sua mãe que seu pai era um cara com quem ela teve apenas uma noite em uma festa na faculdade, alguém cujo nome ela nem sabia. Embora entender suas raízes seja algo importante para Izumi, como uma garota amarela em um país branco, ela até aceitava bem a história da mãe.

Até que ela e Noora, sua melhor amiga, descobrem uma dedicatória em um livro que pode mudar tudo. Em questão de dias, Izumi descobre que na verdade seu pai é um príncipe japonês - e o próximo na linha de sucessão como Imperador do Japão. Alguém com quem sua mãe teve um relacionamento complicado na faculdade e que nunca soube de sua existência.

Quando Izumi contata o pai, sua vida vira de cabeça para baixo. Ela parte em uma viagem ao Japão, para conhecer sua família, suas raízes e compreender a si mesma. Tudo isso ao lado de um guarda costas sisudo e mandão, de quem ela se declara inimiga jurada - sem que ele saiba.


Mas as coisas ficam complicadas quando ela percebe que a vida não é um filme da Disney. Izumi quer descobrir quem é, mas ao mesmo tempo, tenta se transformar na pessoa que a realeza precisa que ela seja. E o resultado não é um felizes para sempre.

Preciso dizer que estava bem empolgada pelo livro e li ele todo em um dia. É bom demais! A Izumi é uma protagonista divertida e bastante relacionável. A narrativa por si só já é divertida. Gostei muito de como ela é aberta sobre seus sentimentos com o leitor e não fica enrolando para criar plot. Emiko Jean tinha bastante o que explorar e soube fazer isso muito bem.

Desde a ideia de deslumbramento, passando pelo sentimento de inadequação da Izumi e suas tentativas de ser o que a realeza precisa - e o que ela acha que o pai quer - em um desejo claro de ser aceita e amada. Gostei muito de como a narrativa pouco se valeu de "mal entendidos" para fazer a história andar.

Além disso, estou completa e irrevogavelmente apaixona pelo relacionamento da Izumi e do Akio também foi ótimo, indo do antagonismo inicial até o romance. Especialmente com um slowburn delicinha.

Também curti muito a forma como Emiko Jean discutiu o racismo e o sentimento de inadequação, quando Izumi não se sente americana o suficiente nos Estados Unidos e nem japonesa o suficiente no Japão. Tudo faz parte da construção de quem é Izumi e de sua busca por um lugar no mundo. O que é uma premissa clichê para YA, mas muito gostosa de ler em Uma Princesa de Tóquio.

Outro ponto muito bom da história foi a ambientação. Tóquio e Kyoto, com os costumes locais e as tradições imperiais. Foi bem legal sair do centro EUA/Europa. E, novamente, Izumi é uma protagonista tão legal e divertida de acompanhar que tudo casou muito bem.


De forma geral, Uma princesa em Tóquio é aquela história que aquece o coração e deixa a gente feliz, como um filme nostalgia da Sessão da Tarde.

O livro tem uma sequência, Tokyo Dreaming, que vai ser publicado lá fora no ano que vem. Então já estou aqui de dedos cruzados esperando a editora Seguinte anunciar a publicação por aqui! 

E deixo aqui meu reconhecimento pela tradução da Raquel Nakasone. Nunca tinha lido nada traduzido por ela, mas da super pra ver que foi uma tradução bem pensada para o público nacional e sou muito grata pela forma como alguns comentário da Izumi foram traduzidos.

Sinopse: Izumi Tanaka nunca sentiu que pertence ao lugar onde vive. Afinal, ela é uma das únicas garotas com ascendência japonesa em sua cidadezinha natal, no norte da Califórnia. Criada apenas pela mãe, as duas sempre foram muito unidas ― até Izzy descobrir que seu misterioso pai é ninguém mais, ninguém menos do que o príncipe herdeiro do Japão. O que significa que Izumi é literalmente uma princesa. Não demora muito até a família imperial japonesa ir atrás de Izzy e ela partir em uma viagem para Tóquio. Em meio a confusões com um jovem guarda-costas mal-humorado (apesar de lindo!) e com primos envolvidos em diversas polêmicas, a garota vai perceber que a vida da realeza está longe de ser só glamour. E, enquanto tenta conhecer o pai, talvez acabe encontrando a si mesma.

Título original: Tokyo ever after
Autora: Emiko Jean
Tradução: Raquel Nakasone
Editora: Seguinte
Gênero: YA | Romance
Nota: 5

Resenha: Uma princesa em Tóquio - Emiko Jean

Resenha: Uma princesa em Tóquio - Emiko Jean

3 comentários:

  1. Olá Bianca! Este livro tem uma história encantadora e estou ansiosa para conferir a continuação e saber como seguiu a vida da Izumi.

    Feliz 2022!
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oie, me interessei pela história e espero um dia conhecer. A capa é bem bonita e gosto dos assuntos abordadoas.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bianca.
    Esse livro foi uma grata surpresa. Eu peguei para ler sem esperar muito já que com essas vibes de O diário da princesa que achei bem fraco, achei que não ia curtir. Mas amei e espero ansiosa pela continuação.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo