Resenha: Supernova - Marissa Meyer - Queria Estar Lendo

Resenha: Supernova - Marissa Meyer

Publicado em 15 de mar. de 2022

Resenha: Supernova - Marissa Meyer

Eu queria começar essa resenha com um grande AAAAAAAAAAA porque me faltam palavras pra explicar a montanha-russa de emoções que foi Supernova, último volume da série Renegados, os heróis da Marissa Meyer. Que livro, minha gente! Que livro!

Conheça os volumes anteriores da trilogia:

Essa resenha pode conter alguns spoilers dos volumes anteriores!

Depois do final arrebatador e tenso de Arqui-inimigos, nos encontramos de volta a Gatlon City onde heróis e vilões seguem suas vidas em meio a incerteza. O Agente N foi estabelecido pelos Renegados e vai ser usado em execuções contra prodígios aprisionados que apresentem perigo - o que inclui Ace Anarchy, o tio de Nova.

Enquanto planeja uma maneira de se livrar desse problema e ainda manter sua identidade secreta, Nova precisa lidar com os sentimentos em relação a Adrian e como isso coloca em cheque tudo pelo que tem lutado.

Do outro lado da moeda, Adrian vive a duplicidade de ser um Renegado e ser o Sentinela - com mais e mais olhos em busca dele por estar agindo em oposto às leis dos heróis. Vigilantes não são permitidos, e o filho dos dois maiores heróis da atualidade é o maior deles.

Você acredita em arqui-inimigos? Sabe, que um herói e um vilão estão presos a essa batalha eterna até que um finalmente destrua o outro?

Supernova é um livro bem grande, com quase 600 páginas, e teve um começo um pouco arrastado por isso. Tive medo que a Marissa acabasse caindo em um marasmo sem sentido, dado o tamanho do livro, mas, conforme as coisas se desenrolam, você vai entendendo que tudo que está ali precisa estar ali.

Resenha: Supernova - Marissa Meyer

A jornada de Nova e Adrian segue caminhos bastante semelhantes. Se cruzam em vários momentos - através das suas identidades secretas ou simplesmente porque estão lado a lado durante parte do dia. Depois do que pareceu o florescer do romance entre eles, a tensão ainda existe. Maior e mais palpável agora porque, apesar de terem exposto seus sentimentos e se entregue ao amor, existe mais em jogo do que o nascimento de uma relação.

Para Nova, tem a ver com vingança e liberdade. Ela acredita nos Anarquistas e em tudo que representam, mas também aprendeu a ver que os Renegados não são tão cruéis e insensíveis quanto acreditou durante tanto tempo. Eles são humanos; cometem erros, fazem escolhas ruins, mas não significa que carregam o mal dentro deles - assim como os Anarquistas também não são os vilões que a mídia e os heróis adoram pintar.

Eu gosto muito das discussões sociais que a Marissa aborda, da construção de imagem e de como mentiras se transformam em verdades duradouras, de como complicam vidas e traçam caminhos para personagens que não queriam estar vivendo aquilo.

Se somos vilões para os heróis deles, então que seja. Nós daremos a eles uma razão para nos temer.

A guerra é iminente, mas o que Supernova faz é mostrar que nenhum dos dois lados está correto. Toda a situação com o Agente N - uma substância capaz de drenar os poderes de um prodígio, transformando em um humano normal - é perturbadora demais. É como uma pena de morte para quem é prodígio; é perder tudo que faz dele único e incrível. E os heróis a apresentaram como solução para o crime, como se despir uma pessoa de seus poderes fosse suficiente para limpar a cidade da criminalidade.

Resenha: Supernova - Marissa Meyer

O radicalismo é tratado como tal, em ambos os lados. Dos heróis e essa necessidade de limpeza que pouco funcionaria, e dos Anarquistas com a brutalidade e a necessidade de vingança sanguinária. Eles não são santos, mas o livro mostra que não tiveram escolha a não ser se inclinar para o mal. Que o mundo os forçou a fazer isso, que os oprimiu por tanto tempo que não restou alternativa além de se tornarem os vilões que a história falava.

Adrian foi outro pilar da história que eu gostei demais de ver desenvolvido. Diferente do garoto acuado, aqui temos um que questiona, que bate de frente, que vê o erro e quer fazer mais para consertar. Assim como Nova, ele se afastou do 'preto ou branco' e está numa zona cinza muito importante para o seu desfecho.

Como casal, eles seguem uma fofura melancólica - shippar arqui-inimigos é sempre um perigo, e nesse livro o perigo é triplicado porque TODA HORA acontece alguma coisa pra te fazer arrancar os cabelos e gritar: DEIXE MEUS FILHOS EM PAZ!

Covardes podem ser os mais perigosos de todos.

No lado dos coadjuvantes, eu adorei os arcos que envolveram os heróis e vilões mais velhos. Eles são a visão 'ou é bom ou é mal, não existe meio termo' por tudo que viveram, mas alguns conseguem entender que o mundo muda e a visão dele também. Os pais de Adrian, Hugh e Simon, foram personagens incríveis; prodígios fortíssimos que representam toda honra e justiça do mundo, mas que mostram que também podem errar.

Ruby, Dana e Oscar, melhores amigos de Adrian, tiveram seus destaques. Dana, principalmente, me surpreendeu bastante com suas atitudes e amadurecimento!

Resenha: Supernova - Marissa Meyer

Acho que "surpreendente" é a melhor palavra para esse desfecho. Quando você acha que as coisas estão monótonas, sem caminho para seguir, Marissa vai lá e te dá um empurrão e te pega de surpresa com um acontecimento. As reviravoltas são brilhantes, os plot twists de explodir a cabeça. Um, em particular, que aparece lá no epílogo, me deixou berrando para a parede por cinco minutos!

Supernova tem ação, drama e romance na medida certa. Tem muito espaço para os heróis serem heroicos e para os anarquistas serem vilanescos; e vice-versa também!

Através de discussões brilhantes e reviravoltas aterradoras, Marissa Meyer entrega um livro que finaliza muito bem tudo que apresentou até então, e dá espaço para ação, romance e tudo mais que uma boa história de super-heróis precisa! Foi um adeus maravilhoso que deixou gostinho de saudade, como só os bons livros conseguem fazer. 

Sinopse: A conclusão épica da trilogia Renegados segue Nova e Adrian lutando para manter suas identidades secretas intactas enquanto batalham entre si, seus aliados, e seus grandes medos que ganham vida. Segredos, mentiras, e traições são revelados conforme a anarquia ameaça reconquistar Gatlon City.

Título original: Supernova
Autora: Marissa Meyer
Editora: Feiwel & Friends
Gênero: YA | Super-heróis
Nota: 4


4 comentários:

  1. Mana, pulei a resenha porque ainda vou ler esse ano e quero ir sem saber nada, mas já sei que comigo também vai ser AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    Beijos
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie, até agora li apenas o primeiro volume e para ler o próximo estou naquela de esperar lançar todos por aqui e ler tudo de uma vez hahaha. Vou adorar conferir esse volume. Adoro a escrita da autora.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Anônimo26.6.22

    Alguém sabe se esse livro vai ser traduzido para o Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não, Anony. A rocco anunciou que vai ser lançado aqui no próximo semestre.

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo