Resenha: Instruções para Dançar - Nicola Yoon - Queria Estar Lendo

Resenha: Instruções para Dançar - Nicola Yoon

Publicado em 11 de mai. de 2022

Resenha: Instruções para Dançar - Nicola Yoon

Recebido em cortesia da Editora Arqueiro, Instruções para Dançar é o novo livro da autora Nicola Yoon - de Tudo e Todas as Coisas e O Sol Também é uma Estrela. Aqui, ela explora a história de uma garota que não acredita mais no amor, mas passa a ter visões envolvendo esse sentimento tão complexo.

Para quem ama romances contemporâneos:

Yvette - ou Evie - deixou de acreditar no amor depois que os pais se separaram. Antes, uma leitora ávida por romances contemporâneos, agora ela se fechou para o sentimento e para a crença de que ele funciona. Se um relacionamento perfeito como o dos pais terminou de maneira abrupta e triste, por que Evie precisa acreditar que outros darão certo?

Para ela, no entanto, o destino reserva uma surpresa. Uma circunstância misteriosa concede a Evie a capacidade de ver o futuro de casais aleatórios pela rua; tudo parece colaborar para que ela aceite mais e mais que não existe final feliz.

Mas as visões são um problema e Evie quer se livrar delas, e a resposta para isso parece envolver uma escola de dança e uma competição para salvar esse lugar. A partir daí, Evie vai seguir o ritmo que a vida resolver colocar em seu caminho.

Instruções para Dançar é um romance contemporâneo YA que, assim como seus antecessores, entrega uma história doce, sensível e melancólica. Nicola Yoon é um nome forte do gênero, e ela sabe como narrar histórias de amor simples e complicadas.

Histórias de amor são como contos de fadas: tem uma hora em que a gente para de acreditar nelas.

Evie, nossa protagonista, não é uma garota fácil. Seu trauma com a separação dos pais vai além da separação e envolve segredos e sentimentos reprimidos por causa da decisão abrupta dos dois; ela carrega muita mágoa, muita raiva e fala pouco sobre isso para poupar a mãe e a irmã mais nova dos sentimentos. Ela é egoísta em vários momentos, e afiada além do necessário em outros.

Não apenas isso, mas as visões concedem a Evie esse passe gratuito para acreditar que nada vai dar certo mesmo. Pra que acreditar no amor se tudo ao seu redor dá errado quando envolve ele?

Resenha: Instruções para Dançar - Nicola Yoon

Justamente por isso, ela é real. Sua jornada é sobre entender e aceitar que o amor não é fácil, que nem sempre é feliz, que o amor não envolve apenas sorrisos e finais felizes. Às vezes, amar significa perder. Às vezes, amar significa sofrer. Às vezes, amar significa seguir em frente.

Eu gostei de tudo que ela viveu e experimentou, de como se abriu aos poucos; a dança em muito a ajudou a se expressar e se entender, e a narrativa mostra isso muito bem através das suas evoluções com seu parceiro de dança.

Xavier, ou X, como prefere ser chamado, aparece de repente e é um rapaz doce, divertido e com um coração grandioso. Ele se torna parceiro da Evie por acaso, e a ligação entre eles se torna importante demais.

Ele sabe como é ter a vida dividida em "antes" e "depois".

Diferente da Evie, X é muito aberto à vida. Ele passou por um trauma recente que feriu seu coração e, quanto mais conhecemos sobre ele e seu passado, mais entendemos como X se tornou essa pessoa; ele estende a mão para a Evie no momento certo, e a relação que se constrói entre os dois é uma história de amor do melhor tipo, porque envolve amizade e confiança. Envolve se entender melhor do que o mundo os entende.

Os dois são uma fofura, e a narrativa leva o tempo certo para desenvolver tudo entre eles. Dos sorrisos aos olhares a tudo que se segue em um romance.

Queria poder fazer isso durar. Esse é o superpoder que eu deveria ter: o de fazer o amor durar para sempre.

Instruções para Dançar faz um belíssimo trabalho falando sobre dança, expressão e a liberdade que existe nesse tipo de arte. Como a grande apaixonada por dança que sou, conseguia visualizar todas as cenas e momentos entre os personagens com clareza; tá aí um livro que, bem adaptado, daria um excelente filme de dança!

Nicola Yoon vai te fazer sorrir e vai te fazer chorar, porque é isso que acontece quando se fala sobre o amor. Enquanto lia a jornada da Evie, do X, dos pais, dos amigos e conhecidos, amor foi o que permeou em todas as cenas, diálogos e escolhas.

Resenha: Instruções para Dançar - Nicola Yoon

Os coadjuvantes, aliás, vivem seus momentos e histórias paralelas de acordo com suas próprias histórias. As visões de Evie se entrelaçam a isso em algum momento, e até mesmo interferem, mas é sempre legal encontrar personagens secundários que existem além dos protagonistas.

Esse livro explora as dores do luto, da separação, da incerteza, tudo com muita sensibilidade e cuidado. É impossível não se emocionar com os diálogos entre personagens de coração partido, com os olhares de quem entende a dor da perda como mais ninguém.

- As pessoas não voltam. O tempo que a gente tem é só esse.

A edição da Arqueiro ficou linda e simples; a tradução de Fernanda Abreu é ótima e flui muito bem de acordo com a narrativa. Você mal vê as páginas passando e, quando percebe, já terminou a leitura.

Resenha: Instruções para Dançar - Nicola Yoon

Instruções para Dançar é um livro lindo, querido e é uma leitura obrigatória para quem ama se apaixonar, ama ler histórias de amor e procura uma nova história para arrebatar o coração.

Sinopse: Desde que seus pais se separaram, Evie Thomas não acredita mais no amor. Ela fica ainda mais desiludida quando algo estranhíssimo acontece: ao ver um casal se beijando, ela de repente é dominada por uma visão do início daquele romance… e de como ele vai acabar. Afinal, como Evie tem aprendido, mesmo as maiores histórias de amor terminam com um coração partido. Ao investigar por que continua tendo essas visões, ela vai parar num estúdio de dança e resolve se matricular. Lá, aprende a dançar valsa, tango e salsa tendo como par Xavier, mais conhecido como X. O jovem é o oposto de Evie: aventureiro, apaixonado, ousado. Ainda por cima, tem como lema de vida dizer sim para tudo – inclusive participar de um concurso de dança com uma garota que acabou de conhecer. Apaixonar-se por X definitivamente não estava nos planos de Evie. Se as visões lhe ensinaram alguma coisa, é que ninguém escapa ileso do amor. Mas, à medida que os dois se aproximam, ela é forçada a questionar tudo o que achava que sabia. No fim das contas, será que o amor vale a pena?

Título original: Instructions for Dancing
Autora: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Tradução: Fernanda Abreu
Gênero: YA contemporâneo
Nota: 4


2 comentários:

  1. Oie, esse é um livro lindo que infelizmente não li, mas sinceramente espero uma promoção para conseguir ele o quanto antes hahaha.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Esse livro é uma das minhas prioridades na wishlist por eu ter gostado de O Sol Também é uma Estrela da autora e ser um livro que lida com dança, adorei saber que é uma história que lida com romance e o luto também.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo