Resenha: O Alienista, baseado na obra de Machado de Assis - Fábio Moon e Gabriel Bá - Queria Estar Lendo

Resenha: O Alienista, baseado na obra de Machado de Assis - Fábio Moon e Gabriel Bá

Publicado em 25 de mai. de 2022

Resenha: O Alienista, baseado na obra de Machado de Assis - Fábio Moon e Gabriel Bá

Recebido em cortesia da Companhia das Letras, esse quadrinho dos autores Fábio Moon e Gabriel Bá é uma nova interpretação do clássico de Machado de Assis: O Alienista. Uma história sobre um estudioso da mente humana investigando transtornos psíquicos na cidade de Itaguaí.

Para quem curte quadrinhos:

Meu contato com as obras do Machado de Assis melhorou muito durante o Ensino Médio. Depois de algumas experiências em horas erradas, com uma obrigatoriedade que não me permitiu admirar e me apaixonar pelos trabalhos do Machado quando poderia, reli Memórias Póstumas de Brás Cubas uns anos atrás para de fato cair de amores pelas histórias desse grande autor.

O Alienista foi uma surpresa porque eu não conhecia o original, e essa adaptação em quadrinhos é uma ótima recomendação para quem quer ler Machado de Assis e não sabe como começar - ou mesmo tem medo de começar errado.

A adaptação de Fábio Moon e Gabriel Bá é brilhante; as ilustrações combinam com o tema clássico, usam tons se sépia para passar essa sensação "antiga" da história, e contam a história do frio e estudioso Simão Bacamarte de maneira impecável.

Resenha: O Alienista, baseado na obra de Machado de Assis - Fábio Moon e Gabriel Bá

O Alienista se passa na cidade de Itaguaí e acompanha as investigações de Bacamarte a respeito da mente humana. Quanto mais se aprofunda nelas, maior o caos que instaura em sua cidade natal; o estudioso funda a Casa Verde, um hospício em que o foco é receber cobaias humanas para o aprofundamento dos seus conhecimentos.

Mas, como eu disse, o caos começa a correr solto quando toda e qualquer pessoa que Bacamarte considere louco é recolhido à Casa Verde, chegando a extremos que beiram o cúmulo do encarceramento.

É macabro, mas ao mesmo tempo é cômico. Machado de Assis conta a história de um homem obcecado pela mente humana, que não mede esforços ou moral para entender o que quer entender. No fim das contas, quem é realmente louco nessa história?

Resenha: O Alienista, baseado na obra de Machado de Assis - Fábio Moon e Gabriel Bá
Resenha: O Alienista, baseado na obra de Machado de Assis - Fábio Moon e Gabriel Bá

O Alienista é um prato cheio para quem quer conhecer o modo desse autor de contar histórias, e numa versão reduzida, mas igualmente carismática através da HQ. Fábio Moon e Gabriel Bá fizeram um trabalho excelente, honrando o original e trazendo novos ares à interpretação dele.

A edição da Cia das Letras é bem confortável e simples, entregando o tipo de quadrinho para ler facilmente em uma hora.

Quando O Alienista termina, você vai querer conhecer mais dos autores e daquele que inspirou essa adaptação.

Sinopse: Machado de Assis e um dos maiores clássicos da literatura brasileira adaptados com perfeição para os quadrinhos. Livro vencedor do Jabuti de melhor HQ. O renomado médico Simão Bacamarte é um homem frio e impenetrável. Cada vez mais envolvido em seus estudos da mente humana, inicia uma investigação sobre transtornos psíquicos na sua cidade natal, Itaguaí, onde funda a Casa Verde, típico hospício oitocentista, arregimentando cobaias humanas para seus experimentos. O que se segue é uma história surpreendente e contemporânea em seu debate sobre desvios e normalidade, loucura e razão ― além de comentário alegórico a um conjunto de questões do Segundo Reinado, como as dissidências entre Estado e Igreja e a consolidação da psiquiatria no Brasil. Preservando ao máximo o texto original, publicado em 1882, os quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá dão forma e cor a essa obra-prima de Machado de Assis, mistura extraordinária de sátira política e comédia de costumes, marco da nossa literatura. Quem, afinal, é o louco aqui?

Título original: O Alienista
Autores: Machado de Assis | Fábio Moon e Gabriel Bá
Editora: Quadrinhos na Cia.
Gênero: Romance clássico
Nota: 5


Um comentário:

  1. Oie, não sabia que tinha quadrinho e fiquei encantada! Conheço a história, mas nunca cheguei a ler, espero fazer isso um dia.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo