Resenha: Em Fogo Alto - Elizabeth Acevedo - Queria Estar Lendo

Resenha: Em Fogo Alto - Elizabeth Acevedo

Publicado em 24 de jun. de 2022

Resenha: Em Fogo Alto - Elizabeth Acevedo

Em Fogo Alto foi o primeiro livro da Elizabeth Acevedo que eu li. E que história mais querida para começar a conhecer a autora. Hoje a resenha é pra falar sobre essa história que é um ode à culinária e ao amadurecimento.

Mais romances contemporâneos para conhecer:

No último ano escolar, Emoni não tem muitos planos para o futuro. Tudo que ela sabe é que precisa cuidar da filha de dois anos. E de garantir que nunca falte nada em casa para ela, a neném e a abuela. Criada pela avó desde pequena, Emoni descobriu com ela sua paixão pela culinária.

Quando sua escola oferece uma aula extra de Arte Culinária, Emoni se inscreve. É uma oportunidade para trabalhar o que já é natural para ela. E uma chance de desenvolver ainda mais seu talento. Pode ser um sonho impossível, mas parece o certo.

A vida é uma vitrola que nunca para de rodar; como humanos, nós podemos somente escolher as faixas que queremos deixar de fora e aquelas que nos inspiram a dançar.

Em Fogo Alto é uma trama querida e maravilhosa sobre a magia da culinária. De sonhos impossíveis e de amadurecimento.

A narrativa da Elizabeth Acevedo é tão mágica quanto a história. A jornada da Emoni envolve entender quem ela é, o que ama e o que quer. É um livro de passagem que faz seu trabalho muito bem. Fala sobre o dia a dia de uma adolescente sonhadora, que é mãe e que é filha e neta. Uma adolescente que não sabe o que quer do futuro, e que está perdida como todos os outros. Mas querendo se encontrar.

Eu adorei a Emoni. Ela é determinada, apaixonada pelo que sabe fazer, e se encontra na cozinha. Toda vez que ela parava para cozinhar, as palavras da narrativa pareciam encantadas. As receitas que aparecem são cheias de vida. E, minha nossa, ler esse livro enquanto está com fome é uma tortura. Porque é tão vivo que parece possível sentir o cheiro das coisas.

Emoni vive esse último ano de ensino médio entre diferentes emoções. Ela ama sua filhinha, ama sua Abuela, ama o pai, ainda que ausente. Ama a escola e sua melhor amiga, Angélica. Ama cozinhar. Mas precisa descobrir o que mais ama para seguir para a vida adulta. Ela não sabe se quer fazer faculdade. Se quer seguir direto em busca de um emprego. Ela quer garantir o futuro para a Nenezinha, não quer ser um fardo para a avó.

Resenha: Em Fogo Alto - Elizabeth Acevedo

São dilemas emocionantes, temperados pela prosa rápida e viva da autora. Do começo ao fim, você adora a Emoni, seus amigos, sua família. Se sente parte da história dela, e torce para que dê tudo certo.

Sua relação com a comida tem muito a ver com isso. Emoni se conecta com os sabores, com os toques especiais que dá a cada prato. Ela entende de culinária como uma feiticeira entende de magia. E é uma espécie de mágica, mesmo. Precisa do seu próprio encanto, das pitadas únicas. O que Emoni faz, quando cozinha, é colocar suas emoções nos pratos. E eles refletem seu amor, sua tristeza, sua saudade, sua vida.

Enquanto o forno está pré-aquecendo, lentamente alterno camadas de culpa, de esperança e dos meus muitos sonhos.

Tem uma pitada de romance no desenrolar da trama, mas bem sutil. É um dos muitos aspectos da juventude e do "será que vai dar certo?" pelo qual a Emoni passa. Ela precisa entender seu lugar no mundo para continuar caminhando por ele.

Os coadjuvantes ao seu redor são cheios de histórias paralelas. Abuela, uma das minhas favoritas, quem criou Emoni e a ajudou com a Nenezinha, é muito interessante. Ela guarda algum mistério consigo, e eu gostei da resolução dele. Realista e um pouco melancólico. Tem também Malachi, o novo colega de turma da Emoni, que representa um recomeço. E uma incerteza.

Resenha: Em Fogo Alto - Elizabeth Acevedo

Esse é meu primeiro livro da Editora Nacional, e eu adorei tudo. A diagramação é ótima, o trabalho gráfico impecável. Eu gostei dos detalhes nas divisões entre as partes do livro. A tradução de Carolina Candido está muito boa, com uma revisão muito boa também.

E então, aos quatro anos, eu aprendi que alguém podia chorar por uma lembrança feliz.

Em Fogo Alto é um YA contemporâneo doce e agridoce. Tem momentos para emocionar e momentos para fazer sorrir. Fala sobre a vida de maneira ampla. E nos mostra uma família, uma garota, uma jornada que fica no coração como as melhores lembranças.

Sinopse: Aos 17 anos, no último ano escolar, Emoni Santiago não sabe bem o que fazer depois que se formar. Com uma filha bebê para criar, acredita que sua vida não tenha muito espaço para sonhos. Por isso, Emoni segue uma rotina com regras rígidas, fazendo o que quer que precise ser feito pelo bem de sua abuela e de Nenezinha. A cozinha é o único lugar em que Emoni se permite ser livre. Em suas receitas, ela coloca um toque especial de seus sentimentos, e quem prova seus pratos garante que são mágicos. Quando sua escola passa a oferecer aulas de culinária, Emoni se vê balançada quanto aos planos para o futuro. E, embora saiba que não vale a pena perder tempo perseguindo o impossível, ela se rende à cozinha e entende que sua única escolha é deixar o talento fluir.

Título original: With the fire on high
Autora: Elizabeth Acevedo
Editora: Nacional
Tradução: Carolina Candido
Gênero: YA contemporâneo
Nota: 5


2 comentários:

  1. Ultimamente ando fugindo de YAs, mas esse é um que quero conferir porque a Elizabeth é sempre muito bem elogiada. Fora que envolve cozinhar e eu amo cozinhar.
    Beijos
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise,
    Eu não leio tantos YA como antigamente, mas acho que essa capa me conquistou! kkkk
    E o toque de culinária, deixou ainda mais 'irresistível', adoro essa temática!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo