O que é dark academia? E quais livros ler? - Queria Estar Lendo

O que é dark academia? E quais livros ler?

Publicado em 22 de jun. de 2022

O que é dark academia E quais livros ler

Esse é um gênero e um estética que mais tem ganhado o coração do público. Mas, afinal, o que é dark academia? E quais livros ler para conhecer mais desse estilo? Hoje é um post informativo e uma listinha de indicações, pra te ajudar a se aventurar nessa empreitada literária.

Saiba mais sobre outros gêneros literários:

Lembrando que uma grande maioria dos livros de dark academia são adultos. Eu vou listar alguns YA aqui, mas é um gênero que explora submundo e fantasia sombrios. Então, geralmente, vai ser mais pesado. Mas agora é hora de falar exatamente o que é dark academia.

A dark academia é uma estética de vida tanto quanto um gênero da ficção. Ela existe no dia a dia das pessoas, em pastas do Pinterest, em músicas, filmes, séries e livros.

O que é dark academia?


Como estética, é um estilo que mistura o gótico ao romântico. Usa muito de instrumentalidade, do clássico e do sombrio. Como gênero literário, usa esses elementos para compor histórias de tom mais macabro e sombrio. É mais antiquada e antiga. É como um passeio por uma velha biblioteca esquecida. É como andar por museus um pouco antes da hora de fechar, com o tom do pôr-do-sol atravessando as janelas.

Dark academia é o clássico, o sombrio, o esquecido, o acadêmico. A estética de A Sociedade dos Poetas Mortos. A melancolia macabra de Dorian Gray. O humor tenebroso de Desventuras em Série.

Quando pensamos em livros, o que é dark academia na literatura?

É essa mesma sensação citada. São histórias mais tenebrosas, que usam muito da atmosfera acadêmica. Histórias mais terríveis dentro de uma realidade clássica. Você consegue sentir a inspiração nos detalhes, nas descrições. No jeito com que os personagens se portam.

Alguns exemplos de livros de dark academia:

  • Nona Casa, de Leigh Bardugo. Tem elementos fantásticos. Se passa no campus da universidade Yale. É carregado daquela aura gótica e romântica. É triste e terrível.
  • Ás de Espadas, de Faridah Ábíké-Íyímídé. Esse YA explora o racismo dentro de uma instituição particular. A atmosfera é tensa como a de um thriller, mas estamos em um ambiente acadêmico. Uniformes, pose, cenário, tudo é dark academia. E tem o elemento terror da perseguição aos alunos negros.
  • A História Secreta, de Donna Tartt. Considerado o maior título do gênero, explora uma sociedade secreta e os segredos tenebrosos que existem nela. Fala sobre corrupção moral, culpa e inocência.
  • If We Were Villains, de M.L. Rio. No dia em que Oliver sai da cadeia, o detetive que o prendeu quer saber a verdade. E Oliver está pronto para contar. Uma história sobre amizade, rivalidade e mentiras terríveis.
  • A Sociedade de Atlas, de Olivie Blake. Fenômeno do TikTok, esse livro explora uma realidade onde a Biblioteca de Alexandria nunca foi queimada. Ela guarda segredos do mundo todo, e seis mágicos são convocados para provar sua serventia à Sociedade.

De todos os citados, o único que ainda não foi lançado por aqui é If We Were Villains. Mas ele teve os direitos comprados pela Editora Nacional! Então, em breve, estará no Brasil.

Ás de Espadas é o único Young Adult da lista. Todos os outros são livros adultos, com conteúdo voltado para o público. Nona Casa, por exemplo, é uma história pesada. A protagonista, Alex, passa por situações terríveis. Ela vê fantasmas e conheceu o pior do mundo. Ela passa a fazer parte da estética de "dark academia" quando ingressa em Yale. Para investigar as sociedades secretas de lá, e tentar decifrar os mistérios terríveis que vêm crescendo entre elas.

O que é dark academia? E quais livros ler?

Ás de Espadas, apesar de juvenil, explora temas mais sombrios. Fala sobre racismo e elitismo de maneira afiada. Ambos os protagonistas são negros, mas cada um deles passa pelos horrores da história de maneira diferente. A figura do Ás os persegue, mas por quê, exatamente? Qual o intuito de revelar segredos macabros? Qual o motivo de colocar alvos sobre aqueles dois estudantes em específico?

O que você pode esperar da dark academia é sempre essa atmosfera. Macabra, fria, acadêmica. Personagens melancólicos, provações extremas. Questionamentos sobre a sociedade e a moral humana. Sobre os problemas sociais.

Vilão, da V.E. Schwab, é outro exemplo do que é dark academia. A história acompanha Victor e Eli, dois acadêmicos sedentos por provar que é possível criar heróis em laboratório. Anos depois, as consequências seguem cada um deles à sua maneira. Esse livro explora o pior dos humanos. O pior de seus protagonistas. Nosso personagem principal é um vilão, de moral questionável. O herói, pior ainda.

Espero que o post seja útil para quem se interessar mais pelo gênero. É um estilo narrativo que vale muito a pena conhecer. E está crescendo entre os lançamentos literários! A bem verdade, quanto mais você ler do gênero, mais vai entender o que é dark academia.

Um comentário:

  1. Oi!
    Descobri o termo dark academia quando li Nona Casa e de lá para cá tive umas boas leituras do gênero, tenho um pouco de curiosidade para ler A História Secreta, mas ouvi falar que também é uma história cheia de gatilhos, então está longe de ser uma prioridade para mim.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo