O que você precisa saber sobre Sandman - Queria Estar Lendo

O que você precisa saber sobre Sandman

Publicado em 13 de ago. de 2022

O que você precisa saber sobre Sandman

The Sandman, a adaptação dos quadrinhos de mesmo nome, chegou pela Netflix na semana passada e causou um alvoroço e surto de público. Criada originalmente por Neil Gaiman, que participou da adaptação, é uma história lúdica e poderosa sobre entidades cósmicas e um acaso que pode mudar tudo.

Publicada entre os anos de 1989 e 1996 pela DC, os quadrinhos de Sandman foram escritos por Neil Gaiman - autor dos adorados Coraline, Deuses Americanos e co-autor de Good Omens, ao lado de Terry Pratchet. Mas, sobre o que é a história?

O que você precisa saber sobre Sandman


Sandman fala sobre os Perpétuos. São sete entidades, maiores do que deuses, que representam de maneira física e cósmica as forças além da compreensão. Morte, Sonho, Destino, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio. Em inglês, todas começam com D (Death e Dream tiveram traduções para os nomes em português).

O protagonista da história é Sonho, ou Morpheus, ou Sandman - ou tantos outros nomes que ele tem. No original, Morpheus é preso para salvar sua irmã, a Morte, durante um culto que buscava aprisioná-la, e torna-se prisioneiro da família Burgess durante 106 anos. Uma doença do sono se espalha pelo mundo durante sua ausência. Afinal de contas, Sadman e ninguém menos do que a representação dos sonhos (e dos pesadelos), o guardião do sono, o rei do lugar para onde todo mundo vai quando adormece.

Sem ele para cuidar do reino, e dos sonhos, o caos corre solto. Pesadelos escapam de seu controle, pessoas nunca mais acordam, outras nunca mais dormem, outras permanecem no limbo sonâmbulo. Sandman não pode escapar por causa de um círculo ritualístico; e, mesmo que escape, ainda estará fraco, porque seus três objetos de poder foram roubados dele, e espalhados pelo mundo: um saco de areia, um rubi, e seu elmo.

Quando finalmente escapa do cárcere, uma centena e poucos anos depois, Sandman precisa reconstruir o Mundo dos Sonhos, recuperar seu poder completo e reorganizar toda a bagunça que ficou para trás.

Os quadrinhos de Sandman


Na época da publicação e até hoje, Sandman é considerado um marco revolucionário na indústria de quadrinhos, trazendo um novo tom e diversidade entre os personagens em uma época difícil de encontrar tamanha representatividade em histórias populares.

O que você precisa saber sobre Sandman

Junto a Maus e Watchmen, foi uma das HQs a entrar para a lista dos mais vendidos do The New York Times.

No total de quadrinhos, Sandman tem 75 volumes. Mas muitos foram condensados em grandes edições, como aconteceu no caso do Brasil, que tem as edições definitivas de Sandman divididas em cinco tomos. Todas elas publicadas pela Panini.

O que você precisa saber sobre Sandman

Em lista, esses são os volumes de Sandman, do 1 ao 75, de maneira cronológica:
  • Prelúdios e noturnos
  • A Casa das Bonecas
  • Terra dos Sonhos
  • Estação das Brumas
  • Espelhos Distantes
  • Um jogo com você
  • Convergência
  • Vidas Breves
  • Fim dos Mundos
  • Entes Queridos
  • Despertar
  • Exílio
  • A Tempestade

Por aqui também tá sendo lançada a edição especial de 30 anos de Sandman, com os mesmos conteúdos das edições de luxo.

E quanto à adaptação de Sandman?


Ela tem o Neil Gaiman como produtor executivo, o que já explica a fidelidade e o cuidado ao transpor o quadrinho para as telas. Foi feita pela Warner e distribuída pela Netflix.

O Neil comentou em uma entrevista que essa primeira temporada cobriu as primeiras 400 páginas de Sandman - os arcos Prelúdios e Noturnos até o fim do arco A Casa das Bonecas. Vale lembrar que a série já foi renovada para uma segunda temporada, que está em desenvolvimento no momento.

No elenco, é impossível apontar quem brilha mais, porque todo mundo está um espetáculo. Lúcifer da Gwendoline Christie é de uma postura ameaçadora e poderosa impossível de não amar. O Sonho do Tom Sturridge parece ter saído dos quadrinhos; a voz grave, os sorrisos leves, a fragilidade no olhar, mas a presença imponente, é perfeito! A Morte de Kirby Howell-Baptiste é um show de sensibilidade e alegria; é outra que saltou das páginas para a vida real (e só para não esquecer: pau no cu dos racistas que reclamaram da escalação da atriz!).

Todo mundo é muito, muito bom. Tem a maravilhosa Lucienne, chefe da biblioteca e braço direito do Sonho, que é interpretada pela atriz Vivenne AcheampongBoyd Holbrook com seu pesadelo Coríntio (assim como Lúcifer) me fez pensar que o lado sombrio não é tão ruim assim. Temos também Mason Alexander Park como Delírio. Elu aparece pouco, mas, quando aparece, é pra roubar o coração e esmigalhar na mesma medida. Perfeite, como a entidade pedia. E a Johanna Constantine da Jenna Coleman, pelo amor de deus? Uma cena de exorcismo e eu já queria pedir em casamento. Enfim, é muita gente maravilhosa!




Não apenas o elenco, mas a adaptação toda, a direção, os efeitos visuais, é tudo um espetáculo visual. Os cenários ficaram divinos - o inferno? simplesmente UAU? e o Mundo dos Sonhos?! - e o CGI tá muito, muito bom. Dois pontos extras para o Gregory e para o Matthew, a gárgula e o corvo mais fofos do mundo.

Considerando o sucesso estrondoso da primeira semana de estreia, é fácil dizer que teremos muito Sandman pelos próximos anos. Que é o que o titio Gaiman merece!

E aí, já conferiu essa maravilha de série lá na Netflix?


Um comentário:

  1. Ainda não vi. Fiquei bastante curioso para assistir.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está está em HIATUS DE INVERNO de 03/08/22 à 01/09/22, mas você sempre é bem vindo (a) para visitar e comentar os posts! Tem post novo! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo