Resenha: Gideon, a Nona - Tamsyn Muir - Queria Estar Lendo

Resenha: Gideon, a Nona - Tamsyn Muir

Publicado em 15 de ago. de 2022

Resenha: Gideon, a Nona - Tamsyn Muir

Uma das minhas maiores obsessões envolvia esperar pela leitura de Gideon, a Nona. Ela chegou aqui pela editora Alta Novel, eu devorei a leitura, e não entendi nada. Portanto, foi um favorito.

Mais histórias sombrias e bizarras para conhecer:

A história acontece no espaço. Um universo dividido em nove Casas que servem a um grande Imperador, o Necrolorde, Senhor da Morte, etc. Gideon não se importa com nada disso. Criada na Nona Casa, o Túmulo Trancafiado, ela só quer dar o fora dali. E sua chance de ouro parece ter chegado.

Claro que não chega. Depois de perder uma disputa com Harrow, a senhora da Nona Casa, Gideon é forçada a se fingir uma grande e bem treinada cavaleira. Porque, aparentemente, todas as Casas receberam um convite para um desafio. Quem vencer esse desafio pode se tornar um Lyctor, grandes comandantes e conselheiros e generais do Imperador.

Mas, uma vez que chegam ao seu destino e os estranhos desafios começam a acontecer, a morte parece acompanhá-los. E não é o tipo de morte que duas garotas da Nona Casa estão acostumadas a ver.

A Casa era dura como ferro. Ferro era esmagado nas partes em que estava fraco.

Gideon, a Nona, é um caos. Eu realmente não sei explicar o livro e o que aconteceu nele, e talvez por isso tenha me apaixonado tanto pela história. Às vezes, tudo o que a gente precisa é de uma leitura sem pé nem cabeça que vai terminar e te deixar com um grande ponto de interrogação no meio da testa. E tá tudo bem, porque é fascinante mesmo assim!

A história da Gideon e da Harrow é essa bagunça sombria, violenta e interessante do começo ao fim. As duas se odeiam e se suportam em nível de igualdade, trocando ameaças à vida uma da outra sempre que possível. Mas precisam ficar juntas para sobreviver e entender que diabo está acontecendo naquele planeta, então tudo bem uma trégua temporária.

Resenha: Gideon, a Nona - Tamsyn Muir

Gideon é simplesmente uma das protagonistas mais despirocadas e maravilhosas que eu já li. Ela é 100% desprendida com a vida e com os problemas. Se pode resolver na porrada, ela resolve. Gideon só quer saber de revistas de sacanagem, da sua espada e de liberdade. Mas tem um pouquinho de honra no seu coração peludo, então faz a coisa certa quando precisa.

Sua relação com a Harrow é esse caos. Eu fui enganada pela quantidade de fanarts, e foi culpa minha esperar por romance (mas culpa do fandom também) porque não tem. Sim, são lésbicas necromantes, mas não tem romance. Tem umas faíscas bem sutis que poderiam resultar em alguma coisa, mas nunca resultam. Já fica o aviso para não quebrar a cara igual eu quebrei.

Harrowhawk Nonagesimus estava olhando para ela com uma admiração incontestável.

Dá pra shippar e dá pra sofrer com os olhares e os sorrisos e os diálogos. Mas não tem romance.

Gideon, a Nona é sobre a morte, necromancia e o bom humor. Você nunca entende 100% o que está acontecendo nas cenas. Mas os personagens são muito bem explicados e desenvolvidos, e isso compensa. Confesso que tirei uma estrela da nota por causa da frustração com as cenas de ação; queria ter entendido o que estava acontecendo nelas! Eu me forcei a pesquisar quais eram os nomes dos ossos porque eles aparecem nas descrições de cenas envolvendo esqueletos e esqueletos gigantes e isso foi um pouquinho quebra de emoção (pelo amor de deus não me faça pesquisar nomes de ossos, livro).

Resenha: Gideon, a Nona - Tamsyn Muir

Tirando isso, a leitura vale a pena demais. É uma história despirocada como a sua protagonista, e por isso funciona tão bem. Qualquer outra personalidade no lugar daquela que a Gideon tem não funcionaria. Esse livro pede por uma protagonista surtada em todos os sentidos. E é tão fácil se apaixonar por ela por isso!

A Harrow, por outro lado, foi um enigma interessante. Elas são os pontos chave da história, ainda que outros necromantes e cavaleiros apareçam no decorrer da trama. Cada dupla representando muito bem suas casas. Ela e Gideon são essas picuinhas, essas ameaças, mas tem o companheirismo com o passar do tempo. E a Harrow é de uma bizarrice sombria sem fim. Dos trejeitos às falas aos poderes necromânticos.

Toda a questão com os desafios e o que está realmente acontecendo naquele lugar se desenrola através das descobertas das personagens. Demora, mas começa a se enrolar numa trama que talvez faça sentido. Eu talvez me sentisse mais confortável lendo uma explicação para uma criança de cinco anos, mas tudo bem. Eu entendi o que acho que entendi, e é o suficiente por enquanto. Até porque é uma série, e o próximo livro deve cobrir mais explicações.

Resenha: Gideon, a Nona - Tamsyn Muir

A edição da Alta Novel ficou muito bonita. Tem cor dentro da diagramação, nas divisões das partes da história. Só achei a diagramação espaçada demais. Não gostei do espaçamento que usaram, e acho que dava para deixar confortável sem espaçar tanto assim. A tradução da Laura Pohl salvou a minha vida, porque nunca que eu teria conseguido seguir essa leitura sem as adaptações maravilhosas que ela faz. Os diálogos com a Gideon sempre me arrancaram risadas, porque a localização da tradução ficou um esplendor!

"e, de alguma forma, uma parte distante da mente de Gideon sempre soube que era assim que morreria: em uma suruba de esqueletos."

Gideon, a Nona é uma história sem pé nem cabeça. Mas é o tipo de sem pé nem cabeça que fascina e prende, e você só quer continuar lendo e lendo até chegar no final. E que final, aliás! Foi um surto e uma pancada no emocional que eu, honestamente, não esperava.

Sinopse: Criada por freiras hostis e decrépitas, asseclas anciões e inúmeros esqueletos, Gideon está pronta para abandonar uma vida de servidão e uma pós-vida como cadáver reanimado. Ela pega sua espada, seus sapatos e suas revistas de sacanagem e se prepara para uma fuga ousada. Porém, sua nêmesis de infância não a deixará ir sem antes completar uma última tarefa. Harrowhark Nonagesimus, Reverenda Filha da Nona Casa e bruxa de ossos extraordinária, recebeu um chamado. O Imperador convidou os herdeiros de todas as suas leais Casas para um teste mortal de habilidade e inteligência. Se Harrowhark obtiver sucesso, ela se tornará uma serva imortal e poderosa da Ressurreição — mas nenhum necromante pode ascender sem seu cavaleiro. Sem a espada de Gideon, Harrow falhará, e a Nona Casa morrerá. Algumas coisas, porém, ficam melhores em seus túmulos.

Título original: Gideon, the Ninth
Editora: Alta Novel
Autora: Tamsyn Muir
Tradução: Laura Pohl
Gênero: Fantasia | Ficção científica (+18)
Nota: 4+


2 comentários:

  1. Oie, esse já é um livro que preciso adquirir. Estou com expectativas na medida certa, então por enquanto estou ok em esperar uma promoção. Espero que a trama tenha mais explicações no próximo, fico totalmente perdida quando não há, e a edição está uma maravilha.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Anônimo18.8.22

    Bom saber o lance do romance; no caso, a falta dele... porque o povo vende como se fosse real um romance lésbico no espaço. Mas ainda quero muito ler, só vou esperar sair o terceiro
    Beijos
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo