Resenha: Menina Feita de Estrelas - Ashley Herring Blake - Queria Estar Lendo

Resenha: Menina Feita de Estrelas - Ashley Herring Blake

Publicado em 1 de mai. de 2023

Resenha: Menina Feita de Estrelas - Ashley Herring Blake

Menina Feita de Estrelas é um soco no estômago. A história de Ashley Herring Blake discute estupro, misoginia e o silenciamento das mulheres. É um livro pesado, doloroso, realista e impossível de largar a partir do instante em que a leitura começa.

Conheça outras histórias impactantes:

Aviso de conteúdo: apesar de ser um YA, esse livro trata de assuntos pesados e traz algumas cenas envolvendo alguns deles. Com relatos e descrições. Estupro, assédio sexual, pedofilia, manipulação e violência psicológica.

Mara é irmã gêmea de Owen. Eles são os gêmeos estrelados, nascidos sob a constelação de Gêmeos. Olham para as estrelas pela janela, e têm uma conexão emocional enorme. Mara ama seu irmão, sua personalidade, sua presença. Ele é sua outra metade.

Por isso, quando ele é acusado de ter estuprado uma de suas melhores amigas, o mundo de Mara desaba. Ela não quer duvidar de Hannah, mas também não quer acreditar que seu querido irmão seria capaz de tamanha violência. Sob seus pés, o universo deixa de fazer sentido.

Além disso, Mara também tem os próprios traumas para lidar. Traumas silenciados por anos. E a questão com sua ex-namorada-talvez-ainda-melhor-amiga, que parece se complicar a cada dia que passa.

Resenha: Menina Feita de Estrelas - Ashley Herring Blake

Menina Feita de Estrelas é um soco na cara. No estômago. No coração. É um livro pesado em todos os sentidos, apesar de tratar todas as situações com a maior sensibilidade do universo. A autora conversa com seus leitores através de uma narrativa poderosa, questionadora e extremamente perturbadora.

Mas eu não sou uma menina feita de estrelas. Sou só eu, só uma menina, só a Mara.

É um livro necessário por ser tão realista. Desesperadoramente realista. Tudo em que a história encosta se desenvolve de um jeito real. E por isso dói tanto. Dói porque fala sobre o silenciamento das vítimas de estupro, dói porque fala do medo de quem sofreu qualquer tipo de violência sexual. É perturbador porque é uma história que aconteceu milhares de vezes ao redor do mundo.

Mara é uma protagonista maravilhosa. Ela está vivendo dramas adolescentes em relação aos sentimentos pela melhor amiga. Está vivendo problemas normais na escola, com notas e dia a dia. E então o mundo desmorona sobre sua cabeça com a acusação de estupro ao seu irmão; seu porto seguro. A pessoa em quem ela mais confiava no mundo.

Resenha: Menina Feita de Estrelas - Ashley Herring Blake

Mara também é a líder de um coletivo feminista na escola, o que a perturba ainda mais. O peso de lidar com a acusação, com o trauma de sua amiga, Hannah, com o julgamento na escola, com as mentiras que começam a ser espalhadas, com o afastamento do seu irmão, é tudo demais. Quanto mais entendemos a Mara, mais dói conhecer sua história.

Então o que foi que eu deixei escapar? Porque eu só posso ter deixado escapar alguma coisa em algum momento, não é? Ele é o meu irmão gêmeo. Ele é metade de mim. Eu sou metade dele.

Ela e o Owen eram a metade um do outro, e elas se partem. A jornada de negação para aceitação da Mara é perturbadora porque lida com o emocional dela muito bem. Tudo que acontece no livro soa muito real; seus medos, seus terrores, sua angústia. Seus traumas, também, que saem de fininho para assombrá-la.

O livro trabalha bem a questão do emocional, e também do psicológico. Não tem nada gráfico, mas é horrível. Não tem nada romantizado, nenhuma cura milagrosa para os horrores que aparecem no decorrer da história. A autora trata essas situações como devem ser tratadas, no que concerne o apoio e a união feminina. E também em relação à justiça; é revoltante, em partes, e em outras é necessário para ilustrar como o mundo ainda é um lugar terrível para as vítimas de violência sexual. Como desacredita cada uma delas. Como manipula, julga, aponta o dedo, diz que não foi nada demais.

As melhores mentiras são disfarçadas no meio de verdades incontestáveis.

Mas também tem esperança. Tem momentos de aquecer o coração. Menina Feita de Estrelas é um livro pesado, mas é igualmente leve. Oferece conforto às suas garotas. Mostra que elas não estão sozinhas, no fim das contas. Que têm umas às outras. Mara tem companhia na escola. Hannah tem aqueles que acreditam nela.

Resenha: Menina Feita de Estrelas - Ashley Herring Blake

Mara e Hannah não estão sós, apesar de parecer. Aos poucos, esses momentos de esperança surgem na trama. Em equilíbrio com aqueles que vão querer te fazer explodir cabeças. As situações com o Owen, principalmente, escalonam para ilustrar como se comporta alguém que entende o privilégio de suas mentiras.

Eu defini minha leitura como: queria mastigar as páginas e chorar em cima delas. Porque foi assim mesmo. Você vai querer arrancar os cabelos. Vai querer esfregar a cara de vários personagens masculinos no muro de chapisco. Mas também vai querer abraçar as meninas e protegê-las e dizer que, com o tempo, vai ficar tudo bem. Não vai passar com uma cura milagrosa, mas elas não estão sozinhas.

Queria poder tirar uma foto de mim mesma neste exato momento, para poder lembrar dessa menina decidida, me apegar a ela.

Menina Feita de Estrelas é um livro lindo. Devastador. Cheio de sororidade feminina, mas também de revolta pela falta de justiça e de empatia. É uma história poderosa que merece ser discutida.

Sinopse: No mês de junho, quando a constelação de Gêmeos despontava no céu do hemisfério Norte, nasceram Mara e Owen. Uma irmã e um irmão unidos pelos astros. Quando a noite caía, os dois subiam no telhado de casa para observar as estrelas e compartilhar histórias. Eles estavam lá um para o outro e nada poderia separá-los. Um dia, porém, Owen é chamado à diretoria do colégio. A namorada do garoto, Hannah, o acusara de estupro. E, como amiga e fundadora do Empodera – um coletivo feminista –, Mara sabe que tem o dever de apoiar a garota. No entanto, como fazê-lo quando o agressor é seu irmão gêmeo? Dividida entre sua família e o próprio senso sobre certo e errado, Mara também precisa aprender a conviver com Charlie – sua melhor amiga e ex-namorada. E como se tudo isso não bastasse, um trauma do passado volta para atormentar ainda mais seus pensamentos.

Título original: Girl made of stars
Editora: Plataforma21
Autora: Ashley Herring Blake
Tradução: Lavínia Fávero
Gênero: YA | Drama
Nota: 5+


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo