Por onde começar a ler ficção científica? - Queria Estar Lendo

Por onde começar a ler ficção científica?

Publicado em 11 de ago. de 2023

Por onde começar a ler ficção científica?

Seguindo a minha listinha de recomendações para dar um pontapé num gênero que você não costuma ler, hoje vamos falar de histórias que lidam com futuro, tecnologia e espaço: por onde começar a ler ficção científica?

Lembrando que, assim como foi com a fantasia, aqui as sugestões vão ser bem simples, pra quem nunca leu o gênero. A ficção científica também tem muitos subgêneros (e já falamos sobre eles nesse post aqui), então tem um leque bem rico de opções para quem nunca arriscou esse tipo de leitura.

Por onde começar a ler ficção científica?


Escolhi histórias de diferentes subgêneros, mas que têm em comum aquela coisa de te mandar com a atenção totalmente presa ao que está acontecendo na trama:


Skyward (Brandon Sanderson) +14
A série YA de ficção científica do Brandon Sanderson é um belo pontapé para quem nunca leu o gênero. Ela reúne o melhor de tudo: é um mundo novo e tecnológico, tem uma ameaça alienígena, tem nave falante, tem monstrinhos, tem uma protagonista carismática.

A história fala sobre a Spensa, que sonha em se tornar piloto para recuperar a honra da família (que o pai destruiu ao recuar durante uma batalha). Quando ela é aceita na academia, no entanto, se provar digna pode ser uma batalha árdua.

O Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams)
Se você gosta de histórias curtas e muito bom humor, é esse o livro que precisa ler. Douglas Adams escreve com uma maestria e com um tom cômico excelentes, e é um livro tão curtinho que mal dá pra ver as páginas passando.

Segundos antes da Terra ser destruída, Arthur é salvo por um E.T. que fazia pesquisas no planeta. Agora, os dois começam uma viagem alucinante pelo espaço.

Essa coletânea de contos futuristas tem um que de Black Mirror - se você gosta da série, vai curtir todas as histórias que vai encontrar aqui.

Os autores convidados são consagrados do sci-fi, e escrevem sobre família, maternidade, exploração espacial e vida em sociedade com auxílio dos tropos do gênero e dos subgêneros dele.

Por onde começar a ler ficção científica?

As Crônicas Lunares faz o melhor possível em misturar contos de fadas clássicos com um universo futurista. A lua foi colonizada, existe uma doença perigosa que vem de lá, e uma rainha má parece determinada a arruinar toda a ordem do planeta.

Cinder é uma ciborgue, e tem uma vida simples trabalhando na oficina da família. Até que acasos e coincidências colocam seu caminho no de uma grande rebelião.

Jogos Vorazes (Suzanne Collins) +14
Achou que eu não ia mencionar esse clássico moderno aqui? Pois um exemplo perfeito de ficção científica (distopia, nesse caso) é essa trilogia queridinha que ganhou o mundo (e uma das melhores adaptações cinematográficas que já existiu).

Todo ano, os jogos vorazes selecionam dois jovens de cada distrito para uma competição até a morte. Quando a irmã mais nova de Katniss é selecionada, Katniss se voluntaria para tomar o lugar dela - sem imaginar que esse pequeno ato vai eclodir em um levante gigantesco.

Curtiu as indicações? Aproveita e deixa a sua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo