Resenha: O Fardo do Sangue - Tiffany D. Jackson - Queria Estar Lendo

Resenha: O Fardo do Sangue - Tiffany D. Jackson

Publicado em 28 de out. de 2023

Resenha: O Fardo do Sangue - Tiffany D. Jackson

O Fardo do Sangue (The Weight of Blood), de Tiffany D. Jackson está sendo publicado no Brasil pela Editora Rocco. O livro, que a própria autora descreve como uma homenagem a Stephen King, revela as tensões raciais de uma pequena cidade no sul dos Estados Unidos, desencadeado por bullying. E as suas consequências trágicas.

Se você se interessou pel'O Fardo do Sangue, pode gostar de:

Em uma pequena cidade do sul dos EUA, Maddie vive com seu pai. Criada em um ambiente conservador, que exalta os "velhos costumes" e isolada de toda sua comunidade, Maddie é extremamente obediente. E seu pai não espera nada menos dela.

A verdade é que Maddie e o pai estão escondendo um segredo: a mãe dela é uma mulher negra e, embora Maddie tenha todos os traços e a pele branca, seu cabelo castanho escuro, grosso e cacheado logo a denunciaria. E o pai está determinado a evitar que todos saibam da verdade. Por isso, para que ela possa se passar por branca, ele alisa seu cabelo com um pente quente. E a proibe de sair em dias de chuva.

Porém, quando Maddison é pega desprevinida, a chuva acaba revelando a verdade. E seus colegas de escola, que nunca foram legais com ela, pioram tudo. Mas esse é só o começo. Quando um vídeo de Maddie sofrendo bullying viraliza na internet, as tensões no colégio aumentam - ao mesmo tempo em que Maddie começa a descobrir que talvez tenha herdado algo mais de sua mãe além dos cabelos cacheados.
...Ela sempre soube que tinha uma escuridão dentro de si, selvagem e perigosa. Alguma coisa febril e desesperada para se mostrar.


O Fardo do Sangue trabalha em cima de uma premissa similar a de Carrie - A Estranha, onde uma garota é isolada de sua comunidade, sofre bullying e é humilhada na frente de toda a escola naquele que deveria ser o dia mais feliz da sua vida. Porém, aqui, Tiffany D. Jackson traz a tona uma discussão racial a respeito da identidade de Maddie.

Ela é negra, mesmo que nunca tenha tido contato com essa parte da sua idendidade? Mesmo que não tenha os traços? Mesmo que tenha sido criada a vida toda por um homem branco? Mesmo que tenha crescido com o ideal de feminilidade de décadas passadas?

Ao mesmo tempo em que Maddie está tentando entender quem é, descobrir o que pode sobre a mãe e vendo sua relação problemática com o pai se deteriorar cada vez mais rápido, outros personagens na história também precisam questionar quem são e quem querem ser.

Resenha: O Fardo do Sangue - Tiffany D. Jackson

Como Kenny, o quarterback do time de futebol da escola, destinado a NFL, que é forçado a pensar a respeito do seu papel enquanto homem negro em seu círculo de amigos - majoritariamente branco. E Wendy, sua namorada branca, que é a personificação do "não sou racista, tenho até um namorado negro".

Enquanto Kenny se vê na indesejada posição de acompanhar Maddie ao baile de formatura, os dois começam a se aproximar. E isso faz com que ele perceba que passou tempo demais fazendo o que os outros esperam dele, ignorando tudo que o incomodava e até mesmo criando distância de sua própria irmã por não querer confrontar seus próprios sentimentos.

Nada iria curá-lo de sua histeria e paranóia. Porque nunca foi sobre protegê-la, nunca foi sobre amor, mas sim sobre controle.

Já Wendy acredita que pode consertar tudo, ela pode salvar Maddie, sua reputação e sua relação com Kenny, ao mesmo tempo em que garante todas as bolsas de estudo que precisa. Tudo isso sem, de fato, questionar seu papel nos problemas e no desfecho final da história.

Também temos outros personagens, como Julie e o namorado, que são os típicos vilões que não sabem lidar com o fato de que não podem simplesmente fazer o que quiserem, livres de consequências. E que planejam se vingar quando o dinheiro, dessa vez, não pode salvá-los. O pai de Maddie, que passou a vida inteira em um mundo só seu e isolando a filha, controlando cada passo seu e culpando-a por coisas fora de seu controle - aparentemente sentindo prazer em puni-la por isso.

E mais personagens que adicionam camadas as discussões, como a professora Morgan, que tenta punir o bullying e racismo, mas parece constantemente piorar as coisas. E Kali, a irmã mais nova de Kenny, que junto de seus amigos coloca pressão na escola para lidar de uma vez por todas com o racismo que ela e outros estudantes não brancos vivem há tanto tempo.

Resenha: O Fardo do Sangue - Tiffany D. Jackson

E tudo isso enquanto parte dos alunos desafiam uma tradição (racista) de décadas: em vez de organizar dois bailes de formatura, uma para brancos e outro para negros, fazer apenas um. Integrado.

Esse já é o terceiro livro da Tiffany que eu leio e amo. Gosto muito da forma como ela cria e desenvolve personagens. Como ela dá camadas para eles, defeitos e qualidades. E isso faz com que a gente se sinta mais próximo deles. Como se fossem amigos, como se de fato estivéssemos vivendo tudo aquilo com eles.

Gosto muito da Maddie porque ela não fica esperando as coisas acontecerem com ela. Quando ela percebe que não tem mais nada a perder, porque seu segredo já foi revelado, ela se liberta. Ela vai atrás e faz acontecer. Apesar da forma como foi criada e de como as pessoas mantém distância dela, ela tem personalidade. E a gente consegue ver isso bem nas interações dela com o Kenny, quando ela consegue se soltar e ser ela mesma - ou quem ela gostaria de ser.

Pra mim ela é o ponto alto da história.

Também gosto de como O Fardo do Sangue é dividido entre o podcast Maddie did it, no presente, e a história que se desenrola em 2014.

Como Wendy disse, podemos gritar sobre a verdade do que realmente aconteceu até não poder mais. Não vai mudar nada. Maddy sempre será a vilã. As pessoas precisam querer ver a verdade. Compreensão é a chave, e isso não foi é algo que os cidadões desse país dominam.

O podcast quer encontrar respostas para o Massacre de Springville, que aconteceu na noite do baile de formatura. E que muita gente acredita ter sido causado pelos poderes telecinéticos de Maddie.

No podcast, os apresentadores exploram - com um certo grau de ceticismo - a possibilidade de Maddie de fato ter poderes e ter causado o massacre, que acabou com quase toda a turma de formandos da cidade. Incluindo ela mesma.

Enquanto eles conversam com sobreviventes e especialistas no oculto, em 2014 acompanhamos Maddie e sua jornada ao ter que enfrentar sua verdade e a busca pela mãe.

Resenha: O Fardo do Sangue - Tiffany D. Jackson

Gostei da forma como a história foi dividida, deixando a narrativa mais dinâmica e curiosa. Especialmente pela forma como eles tratam como fatos ou rumores os acontecimentos que estamos lendo nas partes de 2014.

Outro ponto alto da história, pra mim, foi todo o mistério a respeito dos poderes da Maddie. E da reviravolta que temos durante o clímax e finalmente entendemos o que aconteceu. E o que tudo aquilo significa.

Especialmente porque nos faz repensar as ações de alguns personagens ao longo da narrativa.

Enfim, a resenha já está ficando grande demais. Mas, como sempre, Tiffany D. Jackson entregou em O Fardo do Sangue uma história incrível. Rica em detalhes e personagens, que nos prende do começo ao fim. E que deixa aquele gostinho agridoce na ponta da língua quando você chega ao fim e + um caminhão de teorias. 

Resenha: O Fardo do Sangue - Tiffany D. Jackson

Bem como foi com Fumaça Branca.

Esse aqui tá mais do que recomendado. E eu espero que a Tiffany continue escrevendo cada vez mais terror. Porque até agora eu amei todas que li.

Maddy Washington sempre foi alvo fácil na escola, mesmo tentando passar despercebida. Ela anda pelos corredores de cabeça baixa, vestindo um suéter velho de lã e obedecendo às ordens do pai, um fanático religioso. Mas quando você já é considerada "esquisita", nada é tão ruim que não possa piorar. Um dia, um temporal repentino molha os cabelos de Maddy ― alisados à força pelo pai ― e revela seu maior segredo: ela não é branca. A reação dos adolescentes é ainda mais cruel do que Maddy esperava, e escancara as raízes racistas da cidadezinha norte-americana de Springville. Preocupada com a própria imagem, Wendy, a representante da turma, monta um plano: organiza um baile de formatura unificado e convence o namorado, Kendrick, a ir com Maddy. Sendo o único homem preto no grupinho dos alunos populares, Kendrick acaba aceitando, mas se aproximar de Maddy desperta sentimentos confusos para os quais não estava preparado. Conforme a noite do baile se aproxima, Maddy está à flor da pele. A cada dia, ela sente uma força sobrenatural despertar aos poucos dentro dela... e teme que possa explodir.

Título original: The weight of blood
Autora: Tiffany D. Jackson
Tradução: Karine Ribeiro
Editora: Rocco
Gênero: YA | Terror
Nota: 5+


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo