Fazendo jus ao hype, O Exorcismo da Minha Melhor Amiga é uma mistura de terror com sátira e deboche que definitivamente fez valer tudo que falavam dele. Grady Hendrix, com esse livro, já entrou pra lista de autores que eu quero comprar tudo que for escrito.
Mais histórias macabras para ler:
A história acompanha Abby e Gretchen, melhores amigas desde um incidente envolvendo um aniversário solitário e um presente inusitado. Desde então, elas são inseparáveis. Abby e Gretchen contra o mundo. Ano após ano, essa amizade se solidificou. Agora, estamos em 1988.
Tudo corria bem dentro do possível nessa adolescência nerd dos anos 80 quando, durante uma festa com outras duas amigas, Abby e Gretchen resolvem participar da experiência de tomar ácido. Quando Gretchen desaparece misteriosamente, e a droga já está batendo forte, parece que alguma coisa terrível aconteceu. Mas não; elas a encontram perto de um galpão considerado mal assombrado, e as coisas ficam bem.
Até que não ficam mais. Tem alguma coisa muito errada com a Gretchen, e se intensifica com o passar dos dias. Mudança de humor, de comportamento, de aparência. Ela fica pior e pior, e ninguém sabe o que está acontecendo. Ninguém se importa. Menos Abby. Ela está ali pela melhor amiga, e vai até o inferno para garantir que ela fique bem novamente.
O Exorcismo da Minha Melhor Amiga é um ode aos filmes de terror dos anos 80, com um toque de sarcasmo que o autor executa muito bem. Do começo ao fim, a história equilibra muito bem o tom de humor, de juventude e de terror. Tem até espaço pra se emocionar um pouco!
Elas tinham acabado de alugar O Clube dos Cinco e concluído que virar adulto parecia a pior coisa do mundo.
A trama tem como protagonista a Abby, sempre acompanhando seus passos, as ideias que tem, seus medos e inseguranças. Diferente da Gretchen e das outras amigas, Glee e Margaret, ricas até a alma, Abby vem de uma família simples, com um pai que vive no mundo da lua e uma mãe que tem que ralar em diferentes turnos para pagar as contas de casa.
Por causa disso, é bolsista na escola onde todas estudam. E esse é um fator de grande risco quando as coisas começam a dar errado, porque o que quer que esteja possuindo a Gretchen parece fazer questão de mirar seus ataques e tramoias sobre Abby. Talvez por sentir que ela é a peça mais importante nesse jogo, aquela que nunca vai abandonar a melhor amiga.
A sutileza dessa "possessão" é muito bem executada na história. Começa aos poucos, cria paranoia, faz a personagem questionar tudo - menos um demônio, claro - por causa do comportamento errático da Gretchen. Conforme mais e mais coisas bizarras acontecem, menos pé no chão a resposta parece ter.
O Exorcismo da Minha Melhor Amiga tem boas cenas de terror envolvendo a entidade dentro da Gretchen, o suspense em relação ao que vai acontecer, e as pequenas tramoias diabólicas que começam a ser executadas na escola, com as pessoas próximas à ela. É uma manipulação emocional ali, uma traição aqui, um envenenamento ali.
Tem também espaço para um pouco de gore, com umas descrições que chegavam no meu estômago e me faziam querer vomitar. Toda a cena do sorvete foi uma provação pro meu emocional, misericórdia.
A Abby, em sua preocupação, acaba sendo o centro das atenções, a "esquisitona" da situação toda. O que só ajuda a acrescentar tensão e desespero à trama. Como as coisas podem dar certo quando tudo está dando tão errado?
É muito emocionante como a Abby se entrega a essa situação. Tudo pela melhor amiga. O quanto ela ama Gretchen e quer salvá-la do tormento cresce na história; ainda que o bom humor permeie a narrativa do começo até a metade, é tensão e medo do meio para o fim.
Tem vários momentos em que ela age como uma toupeira, falando o que não deveria para quem não deveria. Mas eu nunca espero muito de adolescentes em histórias de terror. Então ela estava dentro da margem de estresse.
- Você quer a opinião de alguém que entenda a guerra espiritual contra o Inimigo, certo?
A vibe e as referências dos anos 80 são ótimas. Cada capítulo começa com uma música, que é o tema do que vai acontecer nele. Tem alguns comentários no decorrer do livro que não são sensíveis, mas que fazem parte da sátira da época.
O Exorcismo da Minha Melhor Amiga tem boas doses de humor, também. Os crentes fisiculturistas me arrancaram gargalhadas, e todo o momento do exorcismo também é hilário. Até não ser mais.
- Relaxa. Possessão demoníaca é muito mais comum do que as pessoas pensam.
A edição da Intrínseca tá linda demais. Eu nunca vou agradecer o suficiente por terem colocado essa capa, que é a coisa mais maravilhosa do universo! Por mais livros de terror ou horror que abracem a estética de capas de clássicos dos gêneros lá das décadas passadas.
Grady Hendrix me conquistou com O Exorcismo da Minha Melhor Amiga, uma história que é nostálgica e divertida e cheia de amor entre duas melhores amigas. O tipo de amor que enfrenta até o diabo.
Sinopse: Outono de 1988. As melhores amigas Abby e Gretchen cursam o ensino médio em uma prestigiosa escola católica, mas são meninas populares que idolatram Madonna e odeiam os pais. Quando as duas experimentam alucinógenos, Gretchen decide nadar nua no riacho, mas acaba desaparecendo a noite inteira e volta… estranha. Está carrancuda, irritadiça, cheia de espinhas e cicatrizes e usa sempre as mesmas roupas largas e feias. Não demora muito para eventos bizarros e sangrentos começarem a acontecer por onde ela passa. Preocupada com a amiga, Abby decide investigar o que aconteceu naquela noite. Suas descobertas são aterrorizantes, e tudo indica que Abby não vai escapar ilesa se não se afastar de Gretchen. Agora, o destino das duas depende de uma única pergunta: a amizade delas é forte o bastante para derrotar o diabo?
Titulo original: My Best Friend's Exorcism
Autor: Grady Hendrix
Tradução: Edmundo Barreiros
Editora: Intrínseca
Gênero: Terror | Comédia
Nota: 5+
Autor: Grady Hendrix
Tradução: Edmundo Barreiros
Editora: Intrínseca
Gênero: Terror | Comédia
Nota: 5+
Oi Denise! Vi que este livro ganhou adaptação e fiquei com muita vontade de conferir a história, esta vibe anos 80 me atrai demais. Quero ler e assistir. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books