Resenha: The Southern Book Club's Guide to Slaying Vampires - Grady Hendrix - Queria Estar Lendo

Resenha: The Southern Book Club's Guide to Slaying Vampires - Grady Hendrix

Publicado em 31 de out. de 2023

Resenha: The Southern Book Club's Guide to Slaying Vampires - Grady Hendrix

Mais um livro do Grady Hendrix pra lista! Outra das minhas leituras pro mês das bruxas foi The Southern Book Club's Guide to Slaying Vampires, mais um horror satírico do autor.

Mais livros pra quem gostou desse:

É fim dos anos 80 em um subúrbio elitista de uma cidade no sul dos Estados Unidos. As donas de casa se reúnem mensalmente para discutir as leituras do seu clube de livros. Livros esses que estão cada vez mais tediosos para Patricia, que tem um marido, dois filhos e uma infinidade de problemas para lidar todos os dias. Tudo que ela queria é um pouco de aventura.

Quando uma das mulheres que participa do clube a convida para outro clube, dessa vez focado em ficção e leituras de crimes reais, Patricia vê uma oportunidade de se rebelar da rotina caseira e comportada. Com as amigas no clube que não é exatamente um clube de livros, Patricia se sente muito mais à vontade.

E tudo estaria perfeito em sua vida, e na das adoráveis e cuidadosas donas de casa daquele subúrbio, não fosse a chegada de um vizinho misterioso. James Harris parece perfeito, mas, com o passar do tempo, coisas estranhas começam a acontecer. E todas elas parecem relacionadas à chegada dele naquela cidade, e naquele cantinho de mundo perfeito.

Quanto mais Patricia investiga, mais percebe que tem alguma coisa muito errada com o seu vizinho. Mais do que um problema, parece uma crise paranormal.

Resenha: The Southern Book Club's Guide to Slaying Vampires - Grady Hendrix

The Southern Book Club's Guide to Slaying Vampires é um horror satírico com boas doses de complexidade e criatividade. Eu digo horror porque, aqui, apesar das investigações, o título já diz com o que estamos lidando. E o fato de conhecer o que perturba a vizinhança é que deixa o clima da história tão macabro.

uma coisa que eu aprendi com todos esses livros é certa: vale a pena ser paranoica.

Eu gostei muito de como o autor construiu a história. Levou um bom tempo mostrando a rotina de Patricia e das mulheres do clube do livro, relegando a elas, em um tom afiado, as tarefas árduas de donas de casa e mães e esposas e modelos de perfeição e cuidado e cautela. Ainda mais em se tratando de mulheres do sul.

Porque é uma sátira, as coisas são escrachadas e ao mesmo tempo bastante sutis. É interessante como o autor desenvolve a personalidade da sua protagonista. Da esposa e mãe perfeita que aos poucos vai se quebrando não apenas pelo caos ao seu redor, mas porque está exausta.

Resenha: The Southern Book Club's Guide to Slaying Vampires - Grady Hendrix

Não apenas ela, mas as mulheres com quem convive também passam por isso. Kitty, Maryellen, Grace, Sra. Greene, principalmente. Cada uma delas representa um arquétipo da "dona de casa perfeita", e isso se quebra conforme se aproximam do problema e respondem a ele.

Mas às vezes Patricia queria ser desafiada. Às vezes, ela desejava ver do que era feita.

The Southern Book Club's Guide to Slaying Vampires é uma história sobre mulheres em um clube do livro caçando um vampiro? Sim. Mas isso não ocupa boa parte do livro, e por isso eu gostei tanto. É muito mais sobre as mulheres lidando com uma ameaça que perturba sua realidade. Me surpreendeu, inclusive, pelo tato em tratar da questão dos problemas tão brancos vividos por elas ao colocar uma personagem preta confrontando a hipocrisia das personagens.

Alguma coisa na floresta está levando nossos bebês.

A Sra. Greene é empregada da Patricia e aparece na história aos poucos para se tornar uma peça essencial dela. O livro faz bem em falar sobre privilégios, não apenas financeiros, mas de raça também.

É superficial? Claro. É um homem branco escrevendo. Mas, ainda assim, está ali. E é afiado e pertinente dentro de todos os horrores que cada personagem vivencia nessa história.

A presença do vampirão, inclusive, é muito bem desenvolvida. James Harris é um homem charmoso, seguro de si, e começa a abalar as estruturas da normalidade da maneira mais "homem" possível. Tirando a segurança das mulheres, colocando filhos em risco, duvidando das verdades que elas apresentam, trazendo as presenças masculinas para o seu lado da história.

Homens que caminham pela noite sempre estão famintos.

Os homens, inclusive. Meu deus. Eu diria que o vilão maior desse livro não é nem o vampiro, mas a masculinidade. O gaslighting. O "mas você tem certeza que viu isso, ou foi só a imaginação?". O "você não está sendo paranoica?". O "cuidado para não mostrar emoção demais, querida". Que ódio de todos os homens desse livro. Do Carter principalmente. Pedaço de bosta.

Resenha: The Southern Book Club's Guide to Slaying Vampires - Grady Hendrix

O horror, aliás, é bem gráfico. É redundante dizer isso, mas é um livro adulto do gênero.

The Southern Book Club's Guide to Slaying Vampires é uma história longa, mas tem um ritmo tão bom, com tensão e mistério e horror bem equilibrados, que você não vê as páginas passando. Tem um final agridoce que é tão satisfatório quanto perturbador.

Eu gostei demais de toda a experiência de leitura, e indico para quem gosta de sátiras e caça aos vampiros da maneira mais inesperada possível.

Sinopse: A vida de Patricia Campbell nunca pareceu tão sufocante. Seu ambicioso marido está ocupado demais para um beijo de despedida, seus filhos têm suas próprias vidas, sua sogra senil precisa de constante cuidado, e ela está sempre atrasada com a lista de coisas para fazer. A única coisa pela qual ela anseia é o clube do livro do qual participa, um grupinho de mulheres de Charleston que se uniram por seu amor por true crime e ficção. Nesses encontros, elas podem falar tanto sobre a família Manson quanto sobre maternidade e fofocas do bairro. A rotina previsível muda quando Patricia conhece James Harris, um estranho atraente que se muda para a vizinhança para cuidar da tia idosa, e acaba se juntando ao clube do livro delas. Mas alguma coisa estranha a respeito dele. Ele não tem uma conta no banco, não gosta de sair durante o dia, e a sogra de Patricia insiste que o conhece de quando era criança - o que é impossível. Quando crianças locais começam a desaparecer, Patricia e seu clube de leitura começam a suspeitar que James é mais um Bundy do que um Beatnki - mas ninguém fora do clube do livro acredita nelas. Será que elas leram livros de true crime demais, ou convidaram um monstro para dentro de suas casas?

Título original: The Southern Book Club's Guide to Slaying Vampires
Autor: Grady Hendrix
Editora: Quirk
Gênero: Horror | Terror
Nota: 5


Um comentário:

  1. Masculinidade tóxica sendo vilã e choca zero pessoas. Eu to com esse livro na tbr pra ler, mas vai ficar pro ano que vem kkkkkkk
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo