Resenha: Visão Noturna - Franklin Teixeira - Queria Estar Lendo

Resenha: Visão Noturna - Franklin Teixeira

Publicado em 17 de out. de 2023

Resenha: Visão Noturna - Franklin Teixeira

Visão Noturna é o lançamento de Franklin Teixeira pela Editora Intrínseca (que enviou este exemplar em cortesia pra gente). Essa é uma história com vibes de Scooby Doo para adultos, com muita investigação e a sensação de que alguma coisa paranormal está assombrando uma cidade no interior do Rio de Janeiro.

Mais histórias para quem curtiu essa:

Yuri e Theo têm um famoso canal de vídeos investigativos sobre terror e vida real. O Visão Noturna ganhou notoriedade com o passar dos anos, e por isso os dois foram convidados a viajar até Itacira, na região serrana do Rio de Janeiro. Alguma coisa estranha está acontecendo por lá. Desaparecimentos misteriosos e o fato de que ninguém faz nada para resolvê-los, além da crescente sensação de que tudo está para piorar.

O que deveria ser um documentário sobre as estranhezas acaba se tornando o começo de um filme de terror, porque Theo e Yuri se veem frente a frente com um problema que parece bem próximo do paranormal.

Visão Noturna é uma excelente leitura pra quem gosta dessa mistura de terror leve com suspense (e até uma pitada de humor). Eu comentei que é um tipo de Scooby Doo para adultos porque realmente é; tem um grupo de jovens investigando o que não deveria investigar, tem um lugar pacato "assombrado" por algum mal, e tem até um cachorro carismático!

Resenha: Visão Noturna - Franklin Teixeira

Franklin Teixeira trabalha muito bem tudo que apresenta, e entrega uma história que é impossível de parar. Desde o primeiro capítulo, tem uma pitada de estranheza e de mistério. Antes mesmo de chegarmos a Itacira, o livro já constrói um clima tenso.

- Olha, o que essa cidade mais tem é história.

Assim que Theo e Yuri chegam de fato ao lugar do documentário, a estranheza cresce e não para mais. Com o passar dos capítulos, vamos suspeitando junto com os personagens, temendo por eles, surtando com eles.

Não dá pra saber se é realmente um caso paranormal ou só um problema mundano. Assim como acontece em Scooby Doo, tem uma mistura perfeita de fatos e teorias para enganar o leitor.

Visão Noturna se desenvolve através da investigação, sim, e também do seu protagonista. Theo é um ótimo personagem principal, com problemas e fragilidades que ajudam a construir as sombras da trama. Sua relação com Yuri, que é de uma grande amizade pendendo para uma paixão que ele luta para evitar (com medo do que pode acontecer se não der certo) é essencial para a narrativa.

Estava ali para estudar os bastidores daquele espetáculo. Segundo a minha experiência, o outro lado da moeda era sempre mais imundo e distorcido do que se podia esperar.

Gostei muito da ambientação de Itacira, e de como ela passa a vibe de cidade pequena aconchegante que esconde um segredo terrível. Quanto mais os meninos investigam, mais acham caroço nesse angu. Agora o rumo que a trama toma me pegou completamente de surpresa, até um final bem chocante. Minha única crítica é que ele pareceu apressado demais. Poucos capítulos para resolver um problema tão grande e assustador.

Resenha: Visão Noturna - Franklin Teixeira

De resto, o ritmo e as revelações e como os personagens se portam nas situações foram todos muito bem construídos. Mesmo nas situações mais absurdas, tipo personagem indo investigar um barulho estranho, ou se enfiando num túnel escuro sem saber para onde vai, funciona - porque é do personagem.

Um destaque especial fica para o cachorrinho chamado Satanás. Roubou todas as cenas para ele.

Resenha: Visão Noturna - Franklin Teixeira

A edição da Intrínseca tá muito bonita e macabra, combinando com o clima do livro. Gostei das imagens que abrem os capítulos - e mais de uma vez desviei o olhar delas porque ô coisinhas tenebrosas!

Naquele bosque, éramos todos corpos estranhos. Invasores de uma catedral biológica.

Visão Noturna é a leitura perfeita se você gosta de investigação e terror psicológico. Não dá para saber para onde a trama está indo, e essa é a beleza dela. Assim como em um episódio de Scooby Doo, só basta acompanhar um bando de jovens xeretando onde não deveriam.

Sinopse: Desde pequeno, Theo é fascinado por filmes de terror, mas sabe que eles não são o suficiente para livrá-lo dos pesadelos intensos que o atormentam, imagens tão vívidas que se confundem com a realidade. Junto a Yuri, amigo com quem tem uma relação complicada e por quem nutre uma paixão secreta, ele encontra uma maneira de dar vazão a esse lado obscuro, e assim é criado o Visão Noturna, canal de internet dedicado a crimes reais e eventos misteriosos. Após desvendarem a morte brutal de uma mulher no interior fluminense, os dois jovens precisam consolidar a súbita fama com um novo projeto. Por isso, a bordo da kombi Rita Lee, eles partem para a região serrana do Rio de Janeiro com o objetivo de filmar uma série documental em Itacira, cidade repleta de lendas urbanas e acontecimentos sinistros desde sua formação. Não demora muito para que Theo e Yuri entendam que os muitos mistérios que rondam a cidade não ficaram no passado, e que seus moradores podem esconder mais segredos do que estão dispostos a revelar. Entre relatos de desaparecimentos, de assassinatos em série e de rituais macabros, Theo emprega sua intuição aguçada e seu discernimento para investigar o que se esconde por trás da fachada pacata do lugar. Percorrendo um labirinto de ruas, histórias e personagens, seus passos descortinam segredos há muito guardados, desafiam as dinâmicas de poder da cidade e prometem revelar verdades terríveis — inclusive aquelas que ele esconde de si mesmo.

Título original: Visão Noturna
Editora: Intrínseca
Autor: Franklin Teixeira
Gênero: Suspense | Terror
Nota: 4


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo