Resenha: Fogo & Sangue - George R.R. Martin - Queria Estar Lendo

Resenha: Fogo & Sangue - George R.R. Martin

Publicado em 29 de abr. de 2024

Resenha: Fogo & Sangue - George R.R. Martin

Fogo & Sangue, da Editora Suma, é uma espécie de spin-off narrado através de memórias nem um pouco confiáveis e recontos. George R.R. Martin nos leva de volta a Westeros. Mas, dessa vez, para o passado. Para a dinastia Targaryen.

Se gostou desse livro, pode curtir:

O livro acompanha dezenas de personagens e gerações da casa Targaryen. Desde a chegada de Aegon, o Conquistador nas terras de Westeros, passando por batalhas sangrentas e reviravoltas políticas intensas. Acompanhamos o nascimento de uma grande dinastia - e, da ascensão, nos aproximamos da queda também.

Fogo & Sangue é um livro muito interessante para quem, assim como eu e as meninas aqui do blog, é obcecado por As Crônicas de Gelo e Fogo. George R.R. Martin pode ser um safado que nunca termina livros, mas esse aqui entrega bastante do passado de Westeros para conhecermos mais de como esse grande reino e suas grandiosas casas se desenvolveram.

Resenha: Fogo & Sangue - George R.R. Martin

A história, como eu disse, é narrada através de recontos e memórias. Meistres reuniram tudo que se conhecia sobre o passado da casa Targaryen, e um bobo da corte oferece fofocas privilegiadas a respeito de algumas tramoias que acompanhou. Fogo & Sangue é quase uma biografia não autorizada dos Targaryen; tem o olhar sério dos meistres, o olhar afiado do bobo da corte, e nenhuma certeza de que estamos lendo a verdade nua e crua.

Vários exageros sugerem que fofocas e teorias foram passadas até essas pessoas, e essas são as narrativas que elas escolheram contar. Como é o caso da filha natimorta da Rhaenyra Targaryen, que já vimos acontecer lá em House of the Dragon. No livro, é descrito que a criança nasceu com escamas e uma cauda, supondo que houve alguma deformidade quimérica nela, quando a gente sabe que são só suposições e burburinhos da corte.

O que ajuda a deixar as histórias mais interessantes. É como estudar sobre famílias famosas da história; como acompanhar a era Tudor na Inglaterra (que, aliás, serviu de muita inspiração para a construção de várias tretas que aparecem aqui, como a Guerra das Rosas).

Minhas histórias favoritas são as do Aegon, o Conquistador e a Dança dos Dragões. A primeira porque é grandiosa e fala justamente sobre a conquista de Westeros; quando os Targaryen escaparam da destruição de Valíria - a chamada Perdição - e chegaram em Westeros, começou toda uma trama para a ascensão deles. Uma guerra pela conquista foi travada, batalhas sanguinárias foram vencidas (a grandiosidade da batalha do Campo de Fogo é o que eu daria a minha alma pra ver adaptada) e Aegon e suas irmãs Visenya e Rhaneys subiram ao trono.

Resenha: Fogo & Sangue - George R.R. Martin

A Dança dos Dragões está sendo adaptada pela HBO na premiada série House of the Dragon. A trama acompanha muitas gerações à frente de Aegon (depois da queda da sua montaria, Balerion, mas com a montaria de Visenya ainda viva, a perigosa Vhagar). O trono que deveria ser de Rhaenyra Targaryen é usurpado por seu irmão, Aegon II, e um conflito tenebroso se estende sobre eles.

É o que se conhece como o começo da derrocada dos Targaryen, porque a Dança deixa cicatrizes que o tempo não cura e nem recupera.

Fogo & Sangue é um deleite aos olhos de quem adora a história de As Crônicas de Gelo e Fogo, mas principalmente para quem tem fascínio pelo passado pouco explorado nela. Aqui, a riqueza está nas teorias, nas sugestões e no horror e beleza que foi a dinastia dos montadores de dragões.

Sinopse: Por quase três séculos, a Casa Targaryen ocupou o Trono de Ferro e dominou os Sete Reinos. Poderosos, imponentes, os únicos senhores dos dragões em todo o mundo eram amados e temidos na mesma medida. invencíveis. Mas o Trono de Ferro cobra seu preço em sangue, e embora nenhuma outra casa ousasse desafiá-los, ambições e rivalidades internas logo começam a explodir, colocando dragão contra dragão nos céus de Westeros. O que realmente aconteceu durante a Dança dos Dragões? Por que era tão perigoso visitar Valíria depois da Destruição? Quais foram os piores crimes de Maegor, o Cruel? Essas são apenas algumas das perguntas respondidas neste livro imperdível, narrado por um meistre da Cidadela, e com mais de oitenta ilustrações assinadas por Doug Wheatley. Os leitores tiveram vislumbres desta história em contos e novelas sobre o universo dos Sete Reinos, mas agora, pela primeira vez, a tapeçaria completa da mitologia dos Targaryen é revelada. Uma história escrita com fogo e sangue.

Título original: Fire & Blood
Editora: Suma
Autor: George R.R. Martin
Tradução: Amanda Moura
Gênero: Fantasia
Nota: 5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo