Resenha: Dolores Claiborne - Stephen King - Queria Estar Lendo

Resenha: Dolores Claiborne - Stephen King

Publicado em 29 de mai. de 2024

Resenha: Dolores Claiborne - Stephen King

Dolores Claiborne é um drama e suspense do autor Stephen King. O livro ganhou uma edição nova pela Biblioteca do King, da editora Suma (que cedeu este exemplar em cortesia), e acompanha uma mulher vivendo numa ilha remota que definitivamente não matou sua empregadora.

Se gostou desse livro, pode curtir essas leituras:

Na ilha de Little Tail, no Maine, Vera Donovan morreu em circunstâncias misteriosas. E Dolores Claiborne é a única suspeita de ter causado o acidente. Ela trabalhava há décadas para a mulher e todos sabiam da sua relação conturbada com a milionária.

Frente a frente com os investigadores, Dolores resolve contar a sua história. Explicar tudo tim-tim por tim-tim, e eles que se preparem porque tem pano pra manga.

Dolores Claiborne é outro exemplo de como o Stephen King é mestre em escrever problemas do cotidiano com a dose certa de tensão, suspense e drama. Assim como o meu queridinho Joyland e Depois, essa história é bastante pé no chão.

Usa sim alguns artifícios do que poderia ser um terror psicológico pra manter a gente à beira do nervosismo, mas é uma história principalmente sobre suas personagens. Sobre Dolores e sobre Vera.

A narração é feita pela Dolores e o livro não tem intervalos. Nenhum capítulo para dar uma pausa, nenhum interlúdio. É uma narração sem fim sobre a sua participação na vida de Vera Donovan, e os motivos que a levaram até lá.

"Às vezes, ser uma filha da puta é a única coisa que uma mulher tem pra se agarrar."

A relação conturbada dela com o marido escroto e como escalonou em problemas gravíssimos explica muito sobre a postura da Dolores frente a qualquer intempérie. Ela é uma mulher forte, uma mãe determinada, e uma filha da puta (como ela mesma se denomina). E as filhas da puta são as sobreviventes.

Resenha: Dolores Claiborne - Stephen King

Eu gostei tanto desse livro que é difícil falar sobre ele! Dolores Claiborne tem muitos ganchos e reviravoltas interessantes, e é realmente como se você estivesse frente a frente com a Dolores, ouvindo ela contar seus causos e problemas da vida.

Diferente de outros livros do King, esse aqui tem um final muito bom! O desvendar do mistério de "quem matou Vera" é muito interessante, mas o que é mais interessante é o quanto você se conectou com a vida dessas duas mulheres tão distintas e tão igualmente marcantes.

Ah, e a morte da Vera não é a coisa mais importante do livro. Tem outra que acontece e que move muito mais a trama e a personagem principal, e essa sim é carregada de tensão e de terror.

Aqui no fim do mundo, a coisa mais interessante que uma pessoa pode fazer é morrer de repente, já reparou?

A tradução é da sempre maravilhosa Regiane Winarski e a edição da Biblioteca do King está impecável, como sempre. Eu também gostei que tem algumas ilustrações no fim do livro, de momentos marcantes da história!

Resenha: Dolores Claiborne - Stephen King

Dolores Claiborne é aquele tipo de história que: quanto menos você souber, melhor. Pegue essa leitura com a certeza de que vai acompanhar um mistério muito bem temperado, e vai estar roendo as unhas quando chegar no final dele.

Sinopse: Faz décadas que Dolores Claiborne trabalha para Vera Donovan, milionária dona de uma mansão na ilha Little Tall, no Maine. Determinada, com três filhos para criar, Dolores enfrentou desde o início a personalidade tempestuosa da patroa e, diferente de incontáveis antecessoras, conquistou a confiança da mulher e a estabilidade no emprego. Quando Vera morre em um acidente, porém, todas as suspeitas caem sobre a funcionária. Questionada pelas autoridades, Dolores faz uma confissão e revela, durante seu testemunho, algo inesperado pela polícia: uma história sobre um relacionamento abusivo e a misteriosa morte de seu marido, que ocorreu trinta anos antes, em Little Tall. Publicado no Brasil com o título Eclipse total e adaptado para o cinema em 1995, com atuação de Kathy Bates, Dolores Claiborne é um suspense psicológico de tirar o fôlego. O relato comovente e inquietante da protagonista faz deste um dos romances mais originais de Stephen King.

Título original: Dolores Claiborne
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Tradução: Regiane Winarski
Gênero: Suspense | Mistério
Nota: 4


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo