Eddie Munson foi a grande surpresa da quarta temporada de Stranger Things, e O Voo de Ícaro é um livro dentro do universo que conta um pouco sobre o personagem antes da história dele na série. Eu me apaixonei de novo pelo Eddie, e sofri de novo por ele.
Se gostou desse livro, pode curtir essas leituras:
Eddie é um pária na escola e na cidade. Em parte por causa do legado que o pai, Al Munson, deixou para trás, trambiqueiro e criminoso que só ele, em parte porque Eddie tem uma banda de rock, de jogar Dungeons & Dragons e de bater de frente com valentões.
Quando surge uma oportunidade de apresentar a sua banda para uma gravadora, Eddie precisa de dinheiro. E seu pai, com quem tem uma relação conturbada, reaparece em sua vida com uma oportunidade de ouro. Uma que vai trazer muito dinheiro, mas também pode colocar os dois atrás das grades.
Agora, Eddie precisa decidir quem ele quer ser. O Júnior da família, a sombra do pai, ou o começo de um legado novo.
O Voo de Ícaro é um livro curtinho, não tem nem 300 páginas. E é tão bom, mas tão bom, que você não nota as páginas passando. A fluidez da narrativa da Caitlin unida ao amor pelo personagem tornam essa uma leitura muito gostosinha.
Foi legal conhecer mais do Eddie e entender mais do personagem. Deu uma profundidade ainda maior para ele - ainda mais com a questão covarde ou herói que permeia o arco dele na série. Eddie Munson é um garoto comum, cheio de personalidade e de sonhos. E doeu no coração acompanhar mais dele.
A história do livro é bem redondinha e faz uma excelente referência à escolha do título dele. A relação perturbada do Eddie com o pai - que é um cara legal, mas ausente e problemático por causa das escolhas que fez para sua vida - é o que move a trama. Quando ele decide participar de um roubo para conseguir a grana da gravadora, sabe que está se enfiando em um caminho sem volta.
Gostei muito de ver a fragilidade e os medos do Eddie porque você consegue entender quem é ele no futuro. Por que ele foge, por que tem tanto medo e tanto receio. A questão com o pária da sociedade é pra causar revolta porque, de novo, se você é esquisito: se ferrou.
Os valentões da escola de Hawkins são babacas como qualquer outro valentão. Eles tratam adolescentes diferentes deles da maneira mais brutal possível, mas o Eddie não deixa barato e por isso ele é considerado um problema. Ele é o esquisito que não se deixa abalar. Ele é o herói dos esquisitos.
Tem um romance na história, também (e não, infelizmente não é com a Chrissy, ainda que ela apareça em uma cena). Não sei se gostei tanto dele porque parece que está ali mais pra marcar o "tem romance" numa listinha de plots do livro. Não senti que foi tão bem desenvolvido quanto poderia, dentro do espaço que teve na história. E a personagem também é meio... Sei lá? Foi a única coisa que eu não gostei.
O drama e o bom humor do Eddie estão bem presentes na narrativa (é ele narrando, aliás) e, quando termina, é com a promessa do personagem que vamos conhecer e torcer por na quarta temporada de Stranger Things.
O Voo de Ícaro é uma história maravilhosa pra quem já se apaixonou pelo Eddie, e também pra quem curte desventuras oitentistas com os esquisitos da cidade. Vale a pena demais!
Título original: Icarus Flight
Autora: Caitlin Schneiderhan
Editora: Intrínseca
Tradução: André Marinho
Gênero: Aventura | Ficção
Nota: 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!