Eu tô querendo fazer essas postagem desde que meu sobrinho começou a ler, então finalmente chegou a hora.
Quis fazer, inclusive, porque no começo achei muito difícil encontrar indicações de livros pra faixa etária dele. Especialmente porque aqui em casa, todo mundo já era adolescente quando começou a pegar o hábito da leitura. Então não tem muito aquela coisa coisa de livro de infância para repassar.
Então se você, assim como eu, está buscando por livros para crianças de 8 anos, aqui está a minha contribuição.
Pelo que acompanhei, são histórias que funcionam para crianças a partir de sete anos. Especialmente as HQs, que foi onde ele mais se desenvolveu na leitura. Também incluí alguns comentários dele sobre o que mais gosta em cada história (você vai ver que ele gosta muito de mistério e comédia).
6 livros para crianças de 8 anos
Só uma nota aqui: elas estão ranqueadas de forma aleatória. Todos os livros também estão disponíveis em formato físico, inclusive muitos são fáceis de achar em sebos.
1 - Real Pigeons, de Andrew McDonald e Ben Wood
Essa HQ, publicada por aqui pela editora Fundamento, conta a vida secreta dos pombos, que não são apenas pássaros em uma praça pública, mas na verdade uma equipe de superespiões vivendo diversas e hilárias aventuras.
Até o momento, são 11 livros publicados, mas em português temos apenas 5,
A ordem de leitura de Real Pigeons é:
- Real Pigeons combatem o crime
- Real Pigeons encaram o perigo
- Real Pigeons protegem o lar!
- Real Pigeons levam um banho
- Real Pigeons dão boas bicadas
Os direitos também foram vendidos e as HQs vão virar uma série da Nickelodeon, embora eu não tenha conseguido achar uma data de estreia ainda.
Comentário do meu sobrinho: é o livro mais louco que já li. Acho as piadas engraçadas, especialmente o apelido “popos”, que é tipo coco, mas com p porqque eles são pombos.
2 - Os últimos jovens da terra, de Max Brallier
Nessa série, o mundo é invadido por zumbis e monstros, e Jake se une aos seus amigos para encarar o apocalipse com muita aventura e diversão.
Também é uma série longa, no Brasil já foram lançados 12 volumes (todos os disponíveis na gringa, exceto pela HQ). Mas a sequência na amazon está toda bagunçada, então fui pesquisando para trazer a ordem de leitura correta aqui.
Ah, e ela também é uma série da Netflix.
Ordem de leitura de Os Últimos Jovens da Terra:
- 4 contra o apocalipse
- A marcha dos zumbis
- O rei dos pesadelos
- A ameaça cósmica
- A lâmica na meia-noite
- A estrada dos esqueletos
- E a corrida do fim do mundo
- E a fortaleza proibida
- E a dimensão monstruosa
Livros bônus (standalone)
- Guia de sobrevivência (livro de atividades)
- A aventura da June
- Histórias da casa da árvore
- A jornada de Quint e Dirk
Comentário do meu sobrinho: o que mais gosto nesse é que tem monstros e eles estão sobrevivendo. Fico muito empolgado lendo porque gosto da aventura.
3 - Homem-cão, de Dav Pilkey
Na história, o policial Rocha e seu cão Greg sofrem um acidente, e a única forma dos dois sobreviverem é fundindo a cabeça do cachorro no corpo do homem. Assim, nasce o Homem-Cão, o melhor policial da cidade. Porém, ele tem um arqueinimigo, o Gato Pepê, que pode até ser fofo, mas também tem um milhão de ideias maldosas na cabeça.
Homem-cão é um spin-off de Jorge e Aroldo, criado antes do Capitão Cueca, e que também deu origem a outros spin-offs, como O Clube do Pepezinho e Super Bebê Fraldinha (que também são leituras que o meu sobrinho adora, especialmente nessa fase onde piada de peido e coco são super engraçadas quem sabe sabe e eu sinto muito por nós).
A história ganho um filme que chega no Brasil em 27 de fevereiro de 2025.
A série é grande e, no Brasil, já foram publicados 11 volumes.
Ordem de leitura de O Homem-Cão
- Homem-cão
- Homem-cão desgovernado
- Homem-cão: Um conto de dois gatinhos
- Homem-cão e o supergatinho
- Homem-cão: o senhor das pulgas
- Homem-cão: o confronto selvagem
- Homem-cão: por quem as bolas rolam
- Homem-cão: Latiu-22
- Homem-cão: imundíce e castigo
- Homem-cão: mamãe dos ventos uivantes
- Homem-cão: vinte mil pulgas submarinas
Comentário do meu sobrinho (que já leu todos): acho esse livro muito engraçado porque ele é muito sem noção, me faz rir demais.
4 - A casa da árvore de 13 andares, de Andy Griffiths e Terry Denton
Andy e Terry vivem em uma casa da árvore fantástica, de 13 andares, que cresce livro após livro, apresentando cada vez mais andares incríveis para aventuras inimagináveis.
Esse daqui foi recomendado pelo desafio de leitura da sala dele e meu sobrinho amou. Ficou tão investido na leitura que hoje diz que o Andy Griffiths e o Terry Denton são os autores preferidos dele.
No Brasil já foram publicados 13 volumes + o livro de atividades.
A ordem de leitura de A Casa da Árvore de 13 andares é:
- A casa na árvore com 13 andares
- A casa na árvore com 26 andares
- A casa na árvore com 39 andares
- A casa na árvore com 52 andares
- A casa na árvore com 65 andares
- A casa na árvore com 78 andares
- A casa na árvore com 91 andares
- A casa na árvore com 104 andares
- A casa na árvore com 117 andares
- A casa na árvore com 130 andares
- A casa na árvore com 143 andares
- A casa na árvore com 156 andares
- A casa na árvore com 169 andares
Comentário do meu sobrinho: é um livro engraçado, porque os protagonistas são sem noção e gosto deles. E na maioria dos livros tem objetos loucos, tipo o canhão que o tanque é uma cenoura. Também teve a vez que eles fizeram um gato voar no primeiro livro e a outra em que um dos personagens quase casou com um monstro marinho.
5 - Batpat, de Roberto Pavanello
São história de mistério e suspense pensada para crianças, com acontecimentos hilários que deixam a história leve e divertida.
É a maior série que ele pegou para ler até agora, no Brasil já foram publicados pelo menos 15 volumes.
A ordem de leitura de Batpat é a seguinte:
- O tesouro do cemitério
- Bruxas à meia-noite
- A avó Tutancâmon
- O pirata do dente de ouro
- O monstro do esgoto
- O vampiro dançarino
- A mamute friorenta
- O fantasma do doutor Bolor
- O despertar do Troll Cabeça-Dura
- O lobisomem lunático
- Os zumbis atléticos
- A sereia desafinada
- Susto no Lago Ness
- O dragão asmático
- O cavaleiro enferrujado
A ordem de leitura parece meio bagunçada, porque o Goodreads e a wikipedia passam uma ordem, porém na Amazon as informações que a editora Fundamento passou de alguns livros é diferente... Enfim.
comentário do meu sobrinho: gosto porque é de mistério e eu gosto de solucionar mistérios. E porque o vilão é sempre um monstro esquisito, e quando desvendam o mistério desmascaram o monstro, que nem no Scooby Doo. E se o monstro é de verdade, eles ficam amigos.
6 - O serviço de entregas monstruosas, de Jim Anotsu
O jovem Gustavo e a fada Strix sofrem uma tentativa de roubo em sua primeira entrega para o serviço de entregas monstruosas. Isso porque, sua carga, é uma raridade: o último ovo de dragão da Patagônia. Agora, os dois são responsável por um filhote de dragão cheio de vontades, e precisam protegê-lo de uma organização criminosa tenebrosa.
É uma história de suspense e ação bem divertida e bem humorada, que encanta crianças e adultos.
Essa daqui não tem ordem de leitura, porque é um livro único (por enquanto, ao menos).
Comentário do meu sobrinho: gosto de O serviço de entregas monstruosas porque o personagem tem um dragão de estimação e ele é muito fofinho. (esse ele ainda não terminou de ler, mas já quis colocar na lista)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!