Resenha: A Guerra - Michael McDowell - Queria Estar Lendo

Resenha: A Guerra - Michael McDowell

Publicado em 21 de ago. de 2025

Resenha: A Guerra - Michael McDowell

A Guerra é o quarto livro da série Blackwater, de Michael MacDowell, publicado por aqui pela editora Arqueiro - que nos cedeu um exemplar para resenha. Nesse livro, iniciamos uma nova fase na vida da família Caskey, onde podemos ver a aproximação relutante de Miriam de seus pais e irmã, além do impacto que a Segunda Guerra Mundial causa tanto na cidade de Perdido quanto na família.

Lembrando que essa resenha contém spoilers dos três primeiros livros da série.

Conheça os outros livros da série Blackwater:

Mary-Love se foi e agora a família está se ajustando a um novo normal. De forma um pouco inesperada, Elinor tomou o lugar da sogra como a matriarca, o que não agrada Miriam. Porém, conforme o tempo vai passando, aos poucos a família encontra um novo normal. Um onde a harmonia reina.

Com a chegada dos anos 1940, vemos o retorno de Grace para casa e também um desenvolvimento maior em Perdido, agora que uma base militar se instalou ali por perto. Com a entrada dos Estados Unidos na guerra, a cidade vê um sem fim de soldados procurando por diversão no seu caminho para seus postos de comando.

Embora isso faça com que o desenolvimento econômico da cidade volte a florescer, inclusive para os Caskey, também é responsável por tragédias pessoais. E descobertas monumentais para Frances que, a cada dia que passa, entende mais o motivo de ser a filha de sua mãe.

Resenha: A Guerra - Michael McDowell

É meio difícil falar sobre A Guerra, um livro que me conquistou mais rápido do que qualquer outro até agora.

Acho uma delícia poder voltar para Perdido e para os Caskey, é como se eles fossem a minha família fictícia de conforto.

As tretas familiares diminuíram bastante com a ausência de Mary-Love e com o amadurecimento de Miriam que, embora ainda seja rude e cheia de si, tem se importado mais com a família. Ela ainda é a cria de Mary-Love, mas longe da influência da avó, pode se tornar sua própria pessoa. O que é mais interessante do que a criança mimada que conhecíamos até agora.

Embora os embates internos tenham diminuído, cresce os externos. Os Caskey fizeram inimigos e com a guerra batendo a porta, nem todo o dinheiro do mundo vai salvá-los do senso de obrigação.

Resenha: A Guerra - Michael McDowell

Resenha: A Guerra - Michael McDowell

E são os conflitos externos que finalmente trazem a tona a revelação de que Frances é exatamente como Elinor. Ainda que a mãe se recuse a falar muito, Frances descobre aos poucos que, talvez, tenha de fazer uma escolha muito difícil no futuro.

Senti que A Guerra repetiu um pouco o feito de O Dique, onde o horror, embora presente, não tenha sido o foco principal. Mas sim o desenvolvimento e encaminhamento dos personagens, para ditar os últimos dois volumes da série.

O que não é uma reclamação, nem de longe.

Resenha: A Guerra - Michael McDowell

Gostei muito de A Guerra, especialmente porque me apeguei muito a Grace e gostei de ver os rumos que ela estava levando - e que minhas suspeitas estavam certas sobre seu olhar amadeirado. Eu só não esperava bem o que rolou aqui, pra ser sincera.

A cada livro que passa, me encontro mais e mais envolvida com os Caskey. E, tal qual James, já estou morrendo de tristeza só de pensar que o fim está logo ali.

Mais uma vez, não posso deixar de recomendar a série Blackwater, que é a minha maior descoberta de 2025.

Resenha: A Guerra - Michael McDowell

Sigo esperando pacientemente por mais livros do Michael McDowell no Brasil, inclusive.

Sinopse: Uma nova era se inicia para os Caskeys. Com sua determinação inabalável, Elinor começa a ver os frutos de anos de luta. A família nunca esteve tão unida, mesmo com os ventos da guerra se aproximando. O conflito na Europa transforma Perdido, trazendo sangue novo para a cidade. Enquanto alguns encontram o amor, outros descobrem segredos obscuros dentro de si mesmos...

Título original: The War
Autor: Michael McDowell
Tradutor: Fabiano Morais
Editora: Arqueiro
Gênero: Horror | Gótico
Nota: 5

Resenha: A Guerra - Michael McDowell

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo