Resenha: Holly - Stephen King - Queria Estar Lendo

Resenha: Holly - Stephen King

Publicado em 11 de ago. de 2025

Resenha: Holly - Stephen King

Numa das minhas leituras anuais de Stephen King, escolhi um antecessor a uma próxima leitura dele que farei porque esses dois livros são protagonizados pela mesma personagem. Holly não é a primeira história em que ela aparece, mas foi meu primeiro contato com ela. E que ótima experiência!

Se gostou dessa leitura, vai curtir:

Na trama, conhecemos a investigadora particular Holly, que divide uma empresa de busca por pessoas e animais de estimação chamada Achados e Perdidos com um amigo de longa data. Mas tem duas coisas complicadas em seu caminho: a pandemia da COVID e a morte da sua mãe, com quem Holly não tinha uma boa relação.

Ao aceitar um novo trabalho, ela não imagina que vá começar uma busca desenfreada e complicada. Uma jovem mulher desapareceu há 3 semanas e só a mãe parece realmente preocupada com isso. Quanto mais Holly investiga, no entanto, mais percebe que esse não é o único caso de desaparecimento na região.

Do outro lado da moeda, conhecemos um casal de professores universitários idosos. Eles vivem uma vida comum no subúrbio, mas, em seu porão, em uma jaula, aprisionam as pessoas que sequestram de quando em quando.

Quando você acha que já viu o pior que os seres humanos têm a oferecer, descobre que se enganou. O mal não tem fim.

Eu sabia que esse livro seria uma leitura excelente logo nos primeiros capítulos. Com o King é assim: ou eu amo logo no começo, ou já sei que vou abandonar eventualmente. Holly foi uma vitória.

A história já inicia nos apresentando o casal de antagonistas, dando nome e história, mostrando seu dia a dia junto à barbárie que desenvolvem em seu porão. Quanto mais nos aprofundamos em conhecer Emily e Rodney, mais o horror cresce e ganha profundidade, tornando cada página do livro uma corrida contra o tempo.


O sadismo deles escorre das páginas, e torna toda a investigação de um nervosismo tremendo. Não apenas pelas vítimas que já morreram, mas pelas personagens que podem se tornar vítimas.

A investigação é bem conduzida pela narrativa, com suspense e revelações nos momentos certos. Gostei de como o King segurou mão de muita coisa sem emburrecer sua personagem (com exceção de uma decisão ali no fim que, apesar de justificada, achei meio tapada da parte dela); Holly é esperta, cuidadosa e, principalmente, metódica.

Resenha: Holly - Stephen King

Ela é uma protagonista muito interessante, não apenas pela inteligência, mas pelo emocional. Sua relação com outros coadjuvantes fortalece a história, e seu passado também é bem explorado pela questão com a morte da mãe. Eu, que não conhecia a personagem, me senti próxima dela com poucos capítulos. Dá pra entender porque o King gosta tanto dela.

Holly tem uma condução, como eu pontuei, tensa, mas não se apressa a resolver as coisas. O King toma seu tempo com descrições, reviravoltas e com flashbacks bem encaixados para aumentar a questão do desespero. E, para minha surpresa, o final é excelente! (A gente sabe que ele tem problema com fins).

Resenha: Holly - Stephen King

A tradução de Regiane Winarski é magistral. A edição da Suma também ficou ótima, com uma diagramação confortável para leitura.

Holly é um excelente exemplo de suspense investigativo com um toque de terror psicológico que o King tira de letra do começo ao fim.

Sinopse: Penny Dahl está desesperada para encontrar a filha, Bonnie, que sumiu sem deixar vestígios. Em busca de ajuda profissional, ela liga para a agência Achados e Perdidos, sob o comando de Holly Gibney. A detetive reluta em aceitar o caso, porque deveria estar de licença, mas algo na voz de Penny faz com que Holly não consiga ignorar o pedido. A poucos quarteirões de onde Bonnie foi vista pela última vez, moram Rodney e Emily Harris. Um casal de acadêmicos octogenários, dedicados um ao outro, eles simbolizam a banalidade da classe média suburbana. No entanto, no porão de sua casa bem cuidada e repleta de livros, os dois escondem um segredo terrível, que pode estar relacionado ao desaparecimento de Bonnie. Descobrir a verdade se torna uma tarefa quase impossível, e Holly dependerá de seus talentos extraordinários para desmascarar os professores antes que eles ataquem novamente.

Título: Holly
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Tradução: Regiane Winarski
Gênero: Suspense
Nota: 4,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo