Escape Room, de Mare Stoffels e publicado no Brasil pela editora Valentina - que nos cedeu um exemplar para resenha - é um suspense adolescente sobre as consequências do trauma e a linha entre vingança e justiça.
Se você se interessou por Escape Room, pode gostar de:
Na história acompanhamos o ponto de vista de quatro adolescentes: Mint, Alissa e Sky, que são melhores amigos, e Milas, um colega de trabalho de Sky por quem Alyssa tem uma quedinha.
Com excessão de Alissa, que tem um ponto de vista bem aberto, os outros personagens parecem todos esconder algo. Ela pensa mais abertamente sobre como se sente em relação aos personagens e aos problemas que sua família enfrente devido a depressão que o pai desenvolveu, após um terrível incêndio que ele atendeu como bombeiro.
"Ser invisível tem lá suas vantagens."
Mint tem pais controladores e um poder especial que faz com que ela fique doente com frequência, algo que acaba afastando emocionalmente seus amigos. Já Sky guarda a sete chaves os sentimentos que tem por uma pessoa do grupo.
E Milas é o típico garoto "antes sofria, hoje sou fria". Ele tem problemas para lidar com suas emoções desde a morte do pai e constantemente se culpa por ela. O que fez com que ele estragasse seu relacionamento anterior.
Quando Sky encontra um panfleto para um novo escape room na cidade, na mesa da sala de descanso da pizzaria onde trabalha, ele logo convida as amigas para participarem. E, contra a sua vontade, Alissa convida Milas para formar o quarteto que o panfleto diz ser necessário para o jogo.
"As pessoas não querem conviver com a tristeza alheia."
Quando chegam no lugar, são levados até o quarto: a réplica de uma casa, com um quarto também para atendimentos médicos. Eles tem 60 minutos para encontrar todas as pistas e saírem do Escape Room. Porém, conforme o tempo vai passando, o mestre do jogo começa a provocá-los. Ele sabe coisas sobre eles e usará tudo isso para colocá-los um contra o outro em busca de vingança.
Só resta ao grupo descobrir de quem o mestre quer se vingar. E por quê.
A história é bem curta, mal passa de 200 páginas. Além disso, os capítulos são bem curtinhos e divididos entre os pontos de vista dos quatro adolescente e mais de X, o mestre do jogo que os atormenta.
"Algumas feridas... Nunca cicatrizam."
Eu estava esperando um YA que fosse mais 16 anos acima, mas esse fica bem na linha entre infanto-juvenil e young adult. Os personagens tem atitudes que condizem bastante com a idade e, apesar de não ser difícil descobrir os motivos de X e quem ele está atrás, a tensão fica no ar.
Até porque, como tive que ajustar as expectativas em relação a faixa etária da história, não sabia exatamente até onde a autora iria na tortura dos personagens.
Gostei de como Mint e Sky formaram uma dupla com o passar da história, eles se entendem bem e estão bem focados em sair do Escape Room e fugir de X. Já a Alissa e Milas eu achei mais entediante, não comprei o romance deles e por vezes a coisas ficava meio melodramatica demais pra mim.
Inclusive, um coisa que me pegou foram os diálogos. Não sei se o livro é uma tradução da tradução ou se foi traduzido direto da língua original, mas em alguns momentos os diálogos pareciam meio truncados.
E X ainda é meio que uma incógnita pra mim. A coisa toda é meio clichê, mas por aqui nós adoramos um bom clichê. Mas a gente tem muito pouco de X e acho que com uma motivação dessas, essa pessoa podia ter ido mais longe. Mas, mais uma vez, talvez tenha a ver com a faixa etária a qual o livro se destina.
Também teve o poder da Mint, que ficou meio jogado na história. Sem um propósito de verdade, ele só existia. Não fez muito sentido pra mim, mas aceitei que não sou exatamente o público-alvo da história.
Acredito que crianças a partir de 11 ou 12 anos vão aproveitar a história muito mais. Ela pode funcionar melhor para quem está começando a se aventurar pelas histórias de suspense e terror, mas não quer mais ficar no infanto-juvenil.
Sinopse: QUATRO ADOLESCENTES. TUDO O QUE ELES MAIS QUERIAM ERA CURTIR UMA NOITE NUM ESCAPE ROOM SUPER-REALISTA. AGORA, TUDO O QUE ELES MAIS QUEREM É SAIR VIVOS DE LÁ. É sexta-feira. Em busca de diversão, Alissa, Sky, Milas e Mint estão prontos para viver uma nova experiência: decifrar enigmas, encontrar pistas, montar o quebra-cabeça e escapar antes do estouro do relógio! Entretanto... X, a mente por trás do jogo, tem outros planos. Confrontados com seus próprios medos, traumas, questões, dramas e angústias... eles precisarão lutar pela sobrevivência. Afinal, quem brinca com fogo... Bem que o flyer, encontrado por acaso, avisava: O ESCAPE ROOM MAIS TENSO DO MUNDO! A PORTA É FECHADA. VOCÊ TEM 60 MINUTOS. ENTÃO... QUE COMECE A FUGA!!! SERÁ QUE VOCÊ É CAPAZ DE ESCAPAR EM 1 HORA?ATENÇÃO: É angustiante, horripilante, sinistro! Contraindicado para medrosos e covardes! Depois não diga que não foi avisado!
Título original: Escape Room
Autoria: Maren Stoffels
Tradução: Ananda Alves
Editora: Valentina
Gênero: Suspense | YA
Nota: 2,5






Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!