Hoje a resenha é de um livro um pouco diferente do usual. Estou falando de Murdle, de G.T. Karber, publicado aqui pela Editora Intrínseca. Uma reunião de 100 mistérios, dos mais fáceis aos impossíveis, envolvendo um detetive que, com o poder da lógica e da dedução, espera decifrar todos os enigmas.
Se você gosta de livros de suspense, que tal ler um desses?
Apesar de não ser realmente um livro de história narrativa, Murdle tem uma historinha acontecendo por trás de cada mistério. Sempre que você termina de decifrar e vai até a resposta, acompanha o Detetive Logicus vivendo a situação por ter encontrado o criminoso, a arma do crime e onde a pessoa foi assassinada. E essa história se desenrola pelos 100 enigmas, com direito a desenvolvimento de personagem, vínculo com um coadjuvante e muitos plot twists!
Murdle é um livro interativo muito divertido. Eu me vi obcecada pelos mistérios, querendo muito decifrar um atrás de outro pura e simplesmente porque era muito legal. São 25 enigmas fáceis, 25 médios, 25 difíceis e 25 impossíveis. E a história do detetive Logicus acontece no decorrer desses enigmas.
O livro é um grande exercício de lógica e dedução, e a parte divertida dele está nisso. Murdle te incentiva a pensar como um detetive pensaria, seguindo a lógica nas descrições dos personagens acusados, nas armas que poderiam ter sido usadas nos crimes, nos lugares mais prováveis de acontecer. Tem um esquema de eliminação em cada mistério, com as dicas que o livro dá, para você ir eliminando das possibilidades o que foi citado na lista.
E, é claro, os enigmas vão escalonando o nível de dificuldade. Novos mistérios aparecem dentro deles, novos códigos para decifrar, novas maneiras de enganar o detetive - um exemplo disso é quando o jogo acrescenta os depoimentos dos acusados. São 4 personagens, sempre. Um deles está mentindo, os outros estão falando a verdade. Como descobrir? Aí é você que segue a melhor linha de raciocínio possível.
Murdle não te explica timtim por timtim do que poderia ter sido feito para decifrar o enigma. Ele tem uma dica extra no fim do livro, caso esteja difícil demais, e depois tem a resolução. Tal qual o jogo Detetive, ele diz onde estava um acusado, com que arma e (futuramente, no nível de dificuldade) qual seria o motivo desse personagem.
Enfim, se você, como eu, busca uma atividade para exercitar um pouco o cérebro e para sair da mesmice, essa é uma leitura bem divertida. Murdle te fisga logo nos primeiros enigmas e é impossível parar, mesmo quando você chega nos impossíveis.
Sinopse: Best-seller internacional, livro-jogo com 100 mistérios, de básicos a impossíveis, para solucionar usando a lógica, a habilidade e o poder de dedução chega ao BrasilVem aí o livro interativo do momento! Junte-se ao dedutivo Logicus e investigue os mais terríveis assassinatos em Murdle: Volume 1. Diferente de tudo que existe, aqui estão reunidos cem enigmas de mistério curtos e divertidos que desafiam o leitor a descobrir quem matou, com que arma, onde e por quê. Analise as pistas, entreviste as testemunhas e use o poder de dedução para completar o quadro e capturar o culpado. Juntos, você e Logicus vão encontrar muitos segredos. E, à medida que os casos forem solucionados, uma trama maior será descortinada.Repleto de ilustrações, códigos e mapas, além de bem-humorado e intrigante, Murdle: Volume 1 é o livro perfeito para o detetive que existe dentro de cada um de nós.
Título original: Murdle
Editora: Intrínseca
Autor: G.T. Karber
Tradução: Regina Lyra
Gênero: Mistério | Quebra-cabeça
Nota: 4
Oi! Estou resolvendo o livro e nas dicas começaram a aparecer seitas, mas não achei onde está dizendo quais os critérios de cada uma! Você poderia me ajudar?
ResponderExcluirOi, Anony! Todas as dicas pra resolver os mistérios estão no livro, inclusive a coisa das seitas. Dá uma quebrada de cabeça, mas você chega lá ;)
Excluir