Se tá ruim para você, imagina para elas: 5 livros com isolamentos piores que o seu - Queria Estar Lendo

Se tá ruim para você, imagina para elas: 5 livros com isolamentos piores que o seu

Publicado em 31 de mar. de 2020


Ah, a pandemia. Mal completamos uma semana de isolamento/distanciamento social/quarentena e as pessoas já estão pirando. Então decidi fazer aquele papel de mãe e lembrar que tem sempre alguém passando por algo muito pior. Por isso, separei 5 livros com isolamentos muito piores que o seu!

Brincadeiras a parte, selecionei alguns livros que tem um toque de fantasia, um quê de distopia e personagens maravilhosos, do tipo que você lê em uma sentada só. Pronta para começar?

Ah, e só para lembrar: a ordem em que os livros aparecem é totalmente aleatória. Não tem nada de "melhor para o pior".


Se tá ruim para você, imagina para elas: 5 livros com isolamentos piores que o seu

Estilhaça-me - Tahereh Mafi


Se você não sabe mais o que fazer depois de sete dias dentro de casa, imagina como estava a Juliette, depois de 264 dias dentro de uma cela, siando apenas para tomar um banho frio, com uma janela minuscula na cela, sem falar com nenhum outro ser humano? Além do fato de que, devido a seu poder letal, ninguém pode tocar nela.

Não é de admirar que ela estava ficando louca e logo se apaixona pelo primeiro embuste que fala com ela, né? (sim, estou olhando para você, Adam!).

Faz muitos anos que li a trilogia Estilhaça-me, mas amei cada segundo dela e super recomendo. Já os últimos três livros (Restaura-me, Desafia-me e Imagine-me) eu não li, mas pelos comentários que vi, recomendo ficar apenas nos três primeiros mesmo. A jornada de Juliette de autoconhecimento é incrível e eu amo muito!

Jogos Vorazes - Suzanne Collins


Se com 7 dias de distanciamento social recomendado as pessoas já estão falando que seu direito de ir e vir foi suspenso, imagina no mundo de Jogos Vorazes? Em Panem, a comunicação entre os distritos é proibida e as pessoas se quer podem atravessar as cercas para caçar - é preferível vê-las morrendo de fome.

Além disso, todos os anos cada distrito deve oferecer um adolescente para lutar nos Jogos Vorazes, onde apenas um poderá sair vivo. Se isso não é isolamento e alienação, eu não sei o que é! A repressão é tão forte que Katniss mal tem amigos e tem dificuldade em aceitar a bondade das pessoas a sua volta. Já pensou ficar assim no isolamento?

A história da Katniss me ganhou muito mais no filme do que no livro (aconteceu, sério, prefiro o filme aos livros!) já que não estava focada apenas no ponto de vista de Katniss, como acontece nos livros. Ainda assim, a história faz diversos paralelos com o mundo real e levanta questões sérias sobre autoritarismo, alienação como arma política, divisão de classes, meritocracia e muito mais.


Se tá ruim para você, imagina para elas: 5 livros com isolamentos piores que o seu

As Coisas que Perdemos - Denise Flaibam


Tá difícil ficar em casa para não pegar uma gripe potencialmente fatal que, em larga escala, vai ferrar com o nosso sistema de saúde? Então imagina ter que ficar em casa sem saber o que está acontecendo, com militares pelas ruas que não respondem perguntas e vizinhanças inteiras sendo dizimadas por bombas para impedir que um vírus que levanta os mortos se espalhe?

Dylan não tinha certeza de nada que estava acontecendo, só que ela precisava sair de sua zona de quarentena em busca de um lugar seguro assim que a energia foi embora. Além de ter que fugir com uma criança de 7 anos, ela ainda viu sua casa ser explodida por bombas. Também precisou aprender a viver em um mundo onde é perseguida por zumbis e sem qualquer esperança de ser salva por uma vacina ou quarentena - já que os governos todos colapsaram.

As Coisas que Perdemos e As Coisas que Encontramos são as minhas histórias preferidas de zumbis! E a Dyl não é a única personagem que passou por um baita perrengue com o isolamento. Tem tantos personagens incríveis que eu amo do fundo do coração nessa série. Além do que, os livros são curtinhos e você super lê em um ou dois dias!


Se tá ruim para você, imagina para elas: 5 livros com isolamentos piores que o seu

A menina mais fria de Coldtown - Holly Black


Assim como a nossa quarentena é bem melhor do que uma para evitar virar zumbi, ela também é bem melhor do que uma para evitar virar vampiro! No mundo de Tana, os governos foram obrigados a criar as Coldtowns, cidades onde pessoas suspeitas de se infectarem com o vírus do vampirismo, vampiros e simpatizantes vivem isolados do resto do mundo.

E, para piorar, os humanos ainda vivem um toque de recolher, já que o anoitecer não é nem um pouco seguro: ainda existem vampiros fora das Coldtowns, caçando qualquer desavisado que esteja pelas ruas. Mas o pior nessa situação é que Tana nem deveria estar no isolamento!

Tana foi uma personagem muito interessante e a história da Holly Black foi completamente cativante e envolver, Recomendo muito A Menina Mais Fria de Coldtown!


Vivian Contra o Apocalipse - Katie Coyle


Na duologia de Katie Coyle, o mundo está entrando em colapso por conta das mudanças climáticas e a Igreja Americana, comprometida fortemente com o capitalismo e distorcendo a Bíblia, promete a salvação. Pode não ter quarentenas nesse livro, mas o vírus que se espalha nessa história é muito pior: a ignorância.

Depois de uma evento que fica conhecido como Arrebatamento, várias pessoas desaparecem. E a Igreja jura que elas foram arrebatadas para o céu e aqueles que ficaram, estão a poucos dias do apocalipse. Mas Vivian não acredita nisso e embarca em uma perigosa jornada para encontrar os pais, lutando contra uma instituição multimilionária que manipula todos a seu redor e precisando se esconder para não ser pega por eles.

Vivian Contra o Apocalipse e Vivian contra a América foram dois dos meus livros preferidos no ano que li, e amo fortemente a amizade entre a Viv e Harp, sua determinação e coragem, em meio a um mundo caindo aos pedaços.

E vocês, quais livros tem isolamentos piores do que o nosso no momento?

Se tá ruim para você, imagina para elas: 5 livros com isolamentos piores que o seu

4 comentários:

  1. Olá, Bianca.
    Sabe o que é pior. Ter lido tantos livros de distopias e afins e pensar que imagine se acontecesse algo do tipo e de repente começa um negócio desses de verdade hehe. Só não li esses da Vivian dos citados na postagem. Acho que o povo não durava em nenhum porque uma semana já estão sem comida, sem dinheiro e ficando loucos.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bibs
    Ameiiii a ideia! Eu acho que todo mundo tá pirando real, mas também se colocando numa posição de desespero que talvez seja exagerada demais. Eu não li nenhum desses livros, mas super citaria Fim dos Dias, porque é bem o tipo de obra que me faria pensar "ufa, ainda bem que não é comigo".
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Bianca! Eu já estou há 15 dias de quarentena, já não aguento mais.... adorei sua lista, fiquei interessada em todos menos Jogos Vorazes que já li rs ótimas dicas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá Bianca
    Das indicações, li somente Jogos Vorazes e, realmente, o que estamos vivendo é fichinha, comparado a Panem. Não sei porque motivo, mas toda vez que tenho que colocar máscara pra sair por algum motivo, lembro muito da série The handmaid's tale. Chega me arrepiar só de pensar.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo