Projeto 12 em 1: 12 biografias em 1 ano - Queria Estar Lendo

Projeto 12 em 1: 12 biografias em 1 ano

Publicado em 19 de fev. de 2021

Projeto 12 em 1: 12 biografias em 1 ano

Quando 2021 chegou eu pensei: o que posso fazer para me desafiar nas leituras esse ano? E foi assim que chegamos até aqui, em um projeto de ler 12 biografias no ano, sendo uma por mês. 

Sou uma leitora de ficção e o mais próximo* que já cheguei de ler alguma biografia foi quando li sobre Anita Garibaldi e também Frida & Trótski. Mas mesmo nesse caso, os livros acabavam envolvendo uma dose de ficção seja por questões narrativas ou por ausência de maiores informações.

Por isso esse projeto tem um peso tão desafiador para mim, não pela quantidade de leituras ou frequência, mas sim pelo gênero. Não tenho uma lista formada com as 12 leituras que serão feitas durante o ano, mas já separei algumas possíveis sugestões.

O primeiro livro e o grande culpado por toda essa ideia é Catarina, A Grande. Faz mais de três anos que fico procurando uma desculpa para comprar ele, e agora eu finalmente tenho. Além deste, Alexander Hamilton provavelmente deve entrar na lista. Assim como algum envolvendo Mary Stuart ou D. Leopoldina, tendo em vista que adoro a ideia de mulheres poderosas ao longo da história. 

Além delas, Michelle Obama também é presença garantida no projeto e até mesmo Rita Lee fará sua passagem por ele. Como dá para perceber, não existe uma linha racional de quais serão os escolhidos.


Quanto a primeira leitura, o mês de janeiro ficou responsável por me apresentar e envolver com a história de As Irmãs Romanov, da autora Helen Rappaport. Em suas mais de 500 páginas podemos conhecer de maneira mais aprofundada sobre a história daquela que seria a última geração dos Romanov no poder.

Embora este post não seja uma resenha, preciso contar como me senti durante a leitura. Sou uma leitora ágil, daquelas que só gosta de ler se puder abrir um livro e só parar quando chegar na última página. Não sei ler aos poucos, com parcimônia. As Irmãs Romanov me ensinou isso, ou melhor, me forçou a aprender.

Levando em conta a alta quantidade de informações fornecidas e de conhecimento histórico prévio requerido - e aqui eu afirmo "eu não tinha muito, que vergonha" - o livro acabou se provando uma leitura muito mais pausada e densa do que o esperado. Não importava o quanto eu lesse ou estivesse totalmente envolvida pelo assunto, as páginas não passavam.

Demorei cinco dias para finalizar, buscando uma média de 100 páginas por dia, o que eu nem sempre conseguia alcançar. Foi um processo lento e doloroso, mas muito satisfatório. Fechei o livro com um aperto no coração, tal qual iniciei. Afinal, todos sabemos como a história termina.

O sentimento foi de realmente ter conhecido a família. Embora o título seja sobre as quatro grã-duquesas, uma boa parte dele é focado em Alexandra, a última tsarina do império russo. Peça principal de grande parte os acontecimentos, foi incrível entender como sua fé e seu amor pelo filho, Alexei, contribuiu e direcionou para que a história seguisse o fluxo que seguiu.

Helen Rappaport também escreveu um livro chamado Os últimos dias dos Romanov, que tem um título bem autoexplicativo. Estou me preparando psicologicamente para uma possível leitura. Não sei se vai acontecer, não sei quando. Mas estou interessada.

No mais, esta foi minha primeira leitura oficial do Projeto 12 em 1: 12 biografias em 1 ano. Espero que vocês tenham gostado do projeto e do estilo de postagem. A ideia é seguir exatamente essa linha; contar um pouco sobre o livro mas ter um enfoque principal no processo de leitura e em como me senti.

Mas e vocês, gostam de ler biografias ou têm alguma em específico que gostariam de ler? 


* Acabei de olhar meu Skoob e perceber que já li Olga, o livro que deu origem ao filme sobre Olga Benário e que foi interpretada por Camila Morgado. Além dele também li o Caso Kliemann, mas este creio se tratar mais de uma investigação jornalística do que uma biografia.

7 comentários:

  1. Eu também costumo ler mais livros de ficção, mas há um tempo atrás venho lendo bastante livros biográficos incríveis. Amei seu projeto!

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu leio tão poucas biografias. Adorei seu desafio para o ano. Já vi algumas amigas que leram esse livro das irmãs. Parece ser interessante.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu amei a ideia do projeto. É algo que super preciso me desafiar também, ler mais biografias. A da Michelle é super prioridade aqui.
    Sucesso nas leituras.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Oi Eduarda,
    Um projeto bem bacana e construtivo, espero acompanhar suas resenhas!
    Pessoalmente, não sou muito amiga de biografias, mas vale para conhecimento, com certeza!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Eduarda, tudo bem?

    Eu sempre gostei de ler biografias e histórias baseadas em fatos reais. Acho que é um modo de aprendermos muito e nos tornarmos pessoas melhores através dos exemplos de outras pessoas.

    Estou com a biografia da Michele Obama para ler também. E se você me permite uma sugestão, Eu sou Malala é maravilhoso!

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Gostei bastante do projeto e desejo sucesso. Também sou uma leitora voltada a ficção e quero muito ler biografias mas ainda não consegui chegar no mesmo nível que você. Li muito menos que você e preciso ir com mais calma, mas o projeto ainda assim é inspirador.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  7. Oie Duda!

    Tem dias que é difícil as 100 páginas hein? Pra mim tá bem difícil ultimamente lere essa quantidade, mas te admiro ♥
    E que bom que está sendo algo bem positivo, né?
    Ultimamente estou fugindo um pouco de biografias, mas achei muito legal esse projeto
    Quem sabe eu não me inspiro a ler alguma ?:)
    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo