Controle remoto: The Stand - Queria Estar Lendo

Controle remoto: The Stand

Publicado em 30 de mar. de 2021

Controle remoto: The Stand

The Stand é uma das mais recentes adaptações do Stephen King. Dessa vez, dando vida ao livro A Dança da Morte, uma história apocalíptica sobre um vírus que devastou quase por completo a humanidade - abrindo caminho para o juízo final e as entidades que vêm com ele.

Com nove episódios de 50min a 1 hora cada, The Stand é uma minissérie instigante e tensa do começo ao fim. Apesar da curiosidade de conferir o original, o tamanho do calhamaço do King - 1248 páginas - sempre me impediu, então fico aqui com a esperança de que tenha sido uma adaptação digna. Ou o mais próximo disso, pelo menos, porque ela é muito boa.

Controle remoto: The Stand

A história acompanha diferentes personagens em diferentes situações com o começo do fim do mundo; a doença que devasta a humanidade é rápida e fatal e poucos são imunes a elas. Uma filha, um amigo, um garoto estranho e solitário, um prisioneiro, um peregrino; e por aí vai. O leque de personagens tem aquela vibe das histórias boas do King, com diferentes tipos de personalidades misturados em uma situação extrema.

O que dá gosto de acompanhar, porque tédio é uma palavra que nunca entra nos episódios. Nem mesmo naqueles mais arrastados, que são usados para contextualizar e nos apresentar às situações.

Controle remoto: The Stand

Não apenas um apocalipse viral, esse também é um apocalipse sobrenatural, porque o Homem de Preto, conhecido como Randall Flagg, (Alexander Skarsgard) está pelas ruas conquistando seguidores, enquanto a Mãe Abagail (Whoopi Goldberg) fala por Deus para tentar salvar os que não foram tentados pelo mal.

Com isso, The Stand desenvolve nove episódios de sobrevivência, resistência e uma guerra silenciosa entre a salvação e a condenação eterna. Flagg e a Mãe Abagail são figuras extremas oferecendo o que seus lados têm a oferecer; as escolhas ficam por conta dos personagens ao seu redor. E, como eu disse, são muitos, de todos os tipos de personalidades e vivências.

A Mãe tem ao seu lado cinco escolhidos, e eles precisam fazer escolhas que podem salvar ou condenar toda a sua comunidade. Flagg tem seus capachos, pessoas que se dobraram aos prazeres rápidos oferecidos pela Nova Las Vegas - o novo inferno, digamos assim - a fim de adorá-lo.

Eu gostei muito das camadas cinzentas que alguns personagens apresentavam, e também de ver os extremos bem trabalhados. Enquanto, do lado da Mãe, temos níveis de bondade e altruísmo diferentes (com Nick, por exemplo, representando o fiel mais apaixonado e dedicado, e Stu, o líder comedido), do lado de Flagg vemos a adoração, lentamente, se transformar em medo. E o medo é um instrumento frágil.

Controle remoto: The Stand
Controle remoto: The Stand

Todos os atores se saem muito bem em seus papéis, com destaque pro Owen Teague interpretando Harold, o garoto esquisito que lentamente mostra sua verdadeira face - um completo terror até o fim da história. O vilão do Alexander Skarsgard está de parabéns por todo carisma e charme que me fizeram pensar "Putz diria sim pra ele na hora" porque né... Olha esse homem. A Mãe Abagail da Whoopi é um sopro de esperança, especialmente nos momentos mais tensos e desesperadores da trama.

Honestamente, nem vi o tempo passar enquanto assistia. Acho que a única coisa que The Stand pecou, pelo menos pra minha paciência, foi na season finale. Dois personagens tomam umas decisões que, dentro do contexto todo, são muito estúpidas e burras. E eles tinham sido razoáveis e racionais até então! A vontade de gritar que eu fiquei com uma cena específica não tá em mim.

No mais, foram ótimos nove episódios. Tem muita violência e alguns gatilhos de estupro e suicídio, então fica o aviso pra quem for assistir.

The Stand está disponível no Prime, através do streaming Starz que tem dentro da plataforma - você assina extra e todos os filmes e séries da Starz ficam disponíveis pra você. Tem teste grátis de sete dias, caso queira tentar.

2 comentários:

  1. Oi Denise, eu tenho dificuldade com séries com longos episódios, mas se tratando de King e se vc diz que o tédio não existe, vou me arriscar!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Ooi, adorei sabe dessa novidade, com certeza vou querer assistir.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo