Resenha: A Lista de Convidados - Lucy Foley - Queria Estar Lendo

Resenha: A Lista de Convidados - Lucy Foley

Publicado em 23 de mar. de 2021

Resenha: A Lista de Convidados - Lucy Foley

A Lista de Convidados foi o livro do clube Intrínsecos de Fevereiro. O novo romance da autora Lucy Foley, de A Última Festa, acompanha um misterioso assassinato acontecendo em uma ilha remota, com um grupo pequeno de convidados participando da festa.

Se você gosta de livros de suspense e mistérios como esse, vai curtir essas leituras:

A história se divide entre diferentes pontos de vista. A madrinha, a cerimonialista, a noiva, o padrinho. São vários personagens com diferentes tipos de personalidade que contam. Desde sua chegada à ilha até o casamento, o que está acontecendo por ali.

No presente, a narração não dá voz a ninguém, mas ao mistério cercando um assassinato que interrompe as festividades. Quem foi morto? Quem matou? O que motivou o crime? Todas essas perguntas acompanham a narrativa no passado, nos enchendo de curiosidade até a grande revelação.

A Lista de Convidados é uma ótima leitura para quem está procurando mistério, tensão e personagens cinzentos. Nenhum deles é "o mocinho". Então dá pra desconfiar de todo mundo o tempo todo, o que torna a tensão e o suspense ainda melhor.

Os pontos de vista são interessantes para construir essa dinâmica de "ninguém está a salvo". Você não sabe quem matou, quem morreu, por que matou, por que morreu. Sabe que todo mundo ali tem um segredo, que todo mundo ali é meio babaca. Que todo mundo ali guarda rancor, mas não os motivos.

Resenha: A Lista de Convidados - Lucy Foley

E, no desenrolar da história, vai descobrindo quais são.

Hannah é a madrinha; esposa do melhor amigo da noiva, é uma mãe cansada que espera reacender seu casamento durante o fim de semana na ilha remota. Charlie, seu marido, parece mais interessado em reviver a amizade e os anos perdidos como pai e professor. A distância entre eles fala muito a seu respeito, mas é entendendo mais sobre os dois personagens que você compreende até onde vai esse distanciamento.

Jules é a noiva. Will, seu futuro marido. Eles são o casal perfeito (será que são?). Jules é uma mulher determinada e firme, mas carrega emoções explosivas dentro de si. Tem frustrações familiares, especialmente com a irmã mais nova e com os pais, tão distantes, e tenta camuflar isso com seus sorrisos e com sua presença estonteante.

Sempre há segredos rodeando uma festa de casamentos.

Enquanto Will é o noivo perfeito, todo sorrisos e carisma, uma estrela da televisão cobiçado por todo mundo, o que parece colocá-lo em um pedestal que nem mesmo Jules, apaixonada e determinada a ter o futuro perfeito, consegue alcançar.

Johnno é o padrinho de Will. Estudou com ele em uma escola particular distante, onde uma irmandade se formou e se solidificou - e também guardou segredos. Johnno é tudo que Will não é; fracassado, frustrado com a vida e com o pouco que conquistou nela. Mas ansioso para reviver essa amizade e os anos em que estar ao lado de Will era o melhor possível.

Olivia é a irmã de Jules. Jovem, de dezenove anos, enfrentou alguns perrengues e tem problemas que não são muito comentados, mas que ficam óbvios quando se aproximam dela e tentam entendê-la. Jules é toda raiva e ressentimento com a irmã, com o pouco que ela fala sobre o que está sentindo e como exprime isso, e o distanciamento entre as duas é motivo para todo o drama da Olivia.

Resenha: A Lista de Convidados - Lucy Foley

Aoife é a cerimonialista. Uma mulher firme e organizada que tem a tarefa de fazer desse o fim de semana, e o casamento, perfeito. Ela é dona do espaço onde os hóspedes estão passando os dias, o que significa que pode ouvir e entender mais deles do que transparece; segredos e mistérios e revelações sussurradas atrás de portas. Mas ela é só uma organizadora. Seu trabalho é garantir que tudo esteja perfeito.

Cada personagem acrescenta, devagar, um novo elemento à trama. Seja uma pulga atrás da orelha, um comentário pertinente que te deixe "eita" ou um segredo pincelado. As revelações, quando chegam, são bombásticas. Estavam ali o tempo todo, mas foram tão bem mascaradas que o choque é eminente.

É estranho pensar que, na ilha, os mortos são muito mais numerosos do que os vivos.

Eu gostei muito do desenvolvimento de cada personagem, de como todos eles se relacionavam em suas frustrações, de como todos estavam carregados pelo clima solitário e isolado da ilha, de como se deixaram levar por emoções que, no dia a dia, ficam esquecidas. Quase como se aquele lugar vazio os estivesse levando para um caminho sem volta; mais selvagem e bruto e amargurado.

Esse é o tipo de livro que daria uma ótima minissérie da HBO ou mesmo um filme de suspense. Mexe com você, te deixa cheia de tensão e, no fim, você só sabe olhar pra última página em absoluto choque. É basicamente como assistir a um jogo Detetive.

Resenha: A Lista de Convidados - Lucy Foley

A edição do Intrínsecos está muito boa - a tradução ficou por conta da Maria Carmelita Dias. Vão usar a capa original pro lançamento oficial, e combina com todo o clima do livro.

A Lista de Convidados é uma leitura ótima para quem gosta de investigar personagens e tentar encontrar respostas nos mistérios deles. Até o fim, você vai sentir de tudo; raiva, tristeza, revolta absoluta e até um pouco de satisfação.

Sinopse: O casamento de Jules e Will tinha tudo para ser milimetricamente perfeito, não fosse por um misterioso e sanguinário assassinato no meio da festa. Um evento planejando especialmente para celebrar o amor e a união ao lado de pessoas queridas vira palco de um crime sanguinário. Nesse casamento mortal, a noiva é Jules, a elegante e bem-sucedida editora da The Download, uma sofisticada revista on-line de design e lyfestyle, criada por ela mesma como um blog dois anos antes; e o noivo é Will, o destemido participante de uma reality show de sobrevivência que ilumina a todos com sua beleza resplandecente. A estética do casal é perfeita - as condições do matrimônio, nem tanto. Apesar de jules se empenhar em organizar o eventos dos sonhos, o fato de o casamento acontecer durante uma tempestade torrencial em uma ilhota sinistra e possivelmente assombrada, onde corpos antigos emergem dos pântanos, indica que a celebração já estava condenada.

Título original: The Guest List
Autora: Lucy Foley
Tradução: Maria Carmelita Dias
Editora: Intrínseca
Gênero: Mistério | Suspense
Nota: 4


8 comentários:

  1. Eu gostei mais do que pensei que iria gostar do livro.. toda essa vibe de Detetive me consumiu... mas nossa, eu sentia a radiação sair do livro quando aqueles amigos do Will entraram em cena
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise tudo bem? Os livros da autora estão na minha listinha de leituras, principalmente por estou sempre querendo sair da zona de conforto dos romances rs Já vou com boas expectativas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não conhecia a escrita da autora, mas adorei nesse livro. Achei bem interessante a conexão entre os personagens e é um suspense rápido.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Oi Denise (li um conto seu e adorei)

    Eu amo um suspense, to precisando ler algo em que todos são um tanto babaca pra desconfiar de todo mundo e ficar mega curiosa.

    Aff, Minha wishlist só aumenta.

    Boas leituras,
    Apesar do Caos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Onde compro esses marcadores de página? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anony. Os cards não existem pra comprar, vieram com a caixinha do Intrínsecos ;)
      Se assinar, vc recebe mensalmente junto com o livro do mês.

      Bjs!

      Excluir
  6. Anônimo19.10.22

    Uma criança de 12 anos poderia per esse livro?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo