Resenha: Arlindo - Ilustralu - Queria Estar Lendo

Resenha: Arlindo - Ilustralu

Publicado em 26 de jul. de 2021

Resenha: Arlindo - Ilustralu

Recebido em cortesia da Editora Seguinte, Arlindo é um quadrinho da ilustradora brasileira Ilustralu. Recheado de cores vibrantes, mensagens de amor e aceitação e referências aos anos 2000. Uma história para guardar no coração.

Se você gosta de histórias em quadrinho, vai curtir:

Arlindo é um garoto apaixonado por Sandy e Júnior. Morador de uma cidadezinha do interior do Rio Grande do Norte, ele quer se encontrar no mundo e se sentir à vontade em sua própria pele, mas é difícil fazer isso com a intolerância na voz de seu pai e das pessoas ao seu redor. O quadrinho acompanha a rotina de Arlindo e a novidade na escola, um aluno simpático chamado Pedro que pode fazer o coração do nosso protagonista bater mais forte.

Eu me apaixonei demais por tudo nessa história. Os traços são maravilhosos e fofos, as cores vibrantes de amarelo e rosa destacam sentimentos, olhares e detalhes que fazem dessa HQ uma jornada tão familiar - coisas bem brasileiras, coisas bem anos 2000 - e tão querida.

A jornada do Arlindo é doce, triste e importante.

É uma jornada de se entender consigo mesmo e também com o mundo. É aquela montanha-russa de sentimentos da adolescência envolvendo o primeiro amor, a primeira crush, a primeira revelação de que opa, você está gostando daquela pessoa, e agora? Mas, para Arlindo, também tem os percalços porque ele é um garoto gay em uma cidade intolerante, com um pai intolerante.

Resenha: Arlindo - Ilustralu

Ainda que não se esconda totalmente dos sentimentos, ele se ressente com medo do que vai acontecer caso os nomeie. Meu coração se partiu inúmeras vezes pela maneira vívida e dolorosa com que a ilustração encaixava com os diálogos feridos do protagonista.

Mas, apesar dos momentos de dor, a vida é feita de todo tipo de surpresa positiva também. Com a chegada do novo colega, Arlindo encontra um amigo e algo mais. Pedro é divertido, entende suas referências e parece pertencer ao mundo do protagonista mais do que ele mesmo percebe.

Pouco a pouco, vamos acompanhando os olhares e sorrisos se transformando em alguma coisa mais. Mas até onde isso vai? É recíproco? Estamos interpretando corretamente ou a crush do Arlindo está falando mais forte?

É uma surpresa, e uma surpresa muito agradável.

Além do protagonista, gostei que a Ilustralu também trouxe dilemas envolvendo seus coadjuvantes. Coisas da juventude tratadas com sensibilidade, como deve ser. Descobertas, revelações, paixonites, dores do crescimento. É uma história para todas as idades; fala com quem está vivendo isso, traz nostalgia para quem já passou por ela (a velhice bateu em mim quando vi o quadrinho do MSN, saudades melhor forma de comunicação possível!).

Toda a questão com a família do Arlindo é muito delicada e tem muita sensibilidade na hora de ser trabalhada. A mãe dele, um doce de gentileza. A irmãzinha, animada e fofa. E o pai, uma sombra da qual o personagem não consegue se afastar completamente porque ainda o ama. Mas é aquele tipo de amor que a gente sabe que machuca, porque a pessoa do outro lado está te machucando. E a avó, que pessoa mais adorável, que vontade de abraçar!

Resenha: Arlindo - Ilustralu

Gostei muito das melhores amigas do Arlindo, Lis e Mari. Ambas as personagens vivem suas histórias paralelas ao do personagem principal e isso acrescenta ainda mais profundidade às discussões que a trama levanta. Amei a amizade da Lis e do Arlindo, principalmente, e como eles se entendiam além das palavras, com gestos e sorrisos e abraços.

A edição da Seguinte tá um luxo. A capa dura é linda, e todas as artes da Ilustralu criam uma obra primorosa. O tipo de quadrinho pra você ficar babando em acabamento, cores e traços.

Resenha: Arlindo - Ilustralu

Arlindo é uma história simpática e real sobre aceitação, sobre família, amizade e amadurecimento. Eu gostei de tudo que encontrei na história, e com certeza indico para quem procura uma jornada para aquecer seu coração.

Sinopse: Arlindo é um garoto cheio de sonhos e vontade de encontrar seu lugar no mundo. Tudo o que ele quer é seguir sua vida de adolescente na cidadezinha onde mora, no interior do Rio Grande do Norte. Ele aluga filmes na locadora com as amigas todo sábado, sente o coração bater mais forte pelas primeiras paqueras, canta muito Sandy & Júnior no chuveiro, e ainda cuida da irmã mais nova e ajuda a mãe a fazer doces para vender. Por mais que ele se esforce e dê o seu melhor, muita gente na cidade não aceita Arlindo ― o que traz uma série de problemas na escola e até mesmo dentro de casa. Aos poucos, porém, ele vai perceber que vale a pena lutar para ser quem ele é, ainda mais quando tem tanta gente com quem contar. Com um traço divertido, cores vibrantes e um monte de referências aos anos 2000, esta história em quadrinhos que já conquistou milhares de fãs na internet fala sobre encontrar forças nas pessoas que a gente ama e dentro de nós mesmos.

Título original: Arlindo
Autora: Ilustralu
Editora: Seguinte
Gênero: YA contemporâneo | Romance LGBTQIA+
Nota: 5+


7 comentários:

  1. Essa hq está tão lindaaa. Estou de olho nela e nas promoções para adquirir <3

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Não é toda HQ que funciona comigo, mas Arlindo está no meu radar por conta dessas referências aos anos 2000 que espero entender todas.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise! Há tempo que vejo o trabalho da Ilustralu, uma pena não ter conseguido ainda minha edição, mas em breve terei! Merece todos os panfletos <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. oLÁ...
    Essa edição está tão linda, né ? Estou aqui babando em suas fotos! A editora fez um trabalho incrível <3
    Esse livro parece ser um verdadeiro amorzinho, muito simpático e com temas super válidos... quero muito ler!
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Denise.
    Eu quase peguei ele no NetGalley mas quando vi que era HQ desisti porque não fica bom no kindle hehe. Mas quero muito ler porque só de ler as resenhas já estou apaixonada por esse livro e pela história dele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oie ! Fiquei encantada com a capa do livro, eu amo ilustrações. Nunca li nada em quadrinhos para adultos, mas achei bem interessante esse, acho que seria legal experimentar ♡

    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
  7. Queria esse livro pra chamar de meu. Ele tem tudo que eu gosto em um livro.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo