Resenha: Blackout - O amor também brilha no escuro - Queria Estar Lendo

Resenha: Blackout - O amor também brilha no escuro

Publicado em 28 de set. de 2021

Resenha: Blackout - O amor também brilha no escuro

Cedido em parceria pela Editora Seguinte, Blackout - O amor também brilha no escuro é uma coletânea de histórias de amor contemporâneas criadas em parceria pelas autoras: Angie Thomas, Ashley Woodfolk, Dhonielle Clayton, Nicola Yoon, Nic Stone e Tiffany D. Jackson.

Se você ama YAs contemporâneos, vem conhecer:

Todas as histórias dessa antologia acontecem em um único fim de tarde em Nova York, quando um apagão toma a cidade e atrapalha as jornadas de todo mundo por lá. Através dos contos, as autoras falam sobre os diferentes tipos de amor e amadurecimento, sobre família e identidade queer e o quanto a juventude é cheia de histórias para contar, tudo isso dando voz ao protagonismo negro.

Blackout - com tradução de Karine Ribeiro - foi um calorzinho no coração muito bem-vindo, especialmente para essa cria de lagarto cuspidor de fogo que não consegue mais largar livros de fantasia. Se você procura histórias rápidas, simpáticas e pra aquecer seu coração, que além de tudo ainda oferece protagonismo à vivência e a voz de personagens negros, esse é o livro ideal. Não dá para ver as páginas passarem, e cada autora entrelaça sua história ao apagão de maneira individual, mas num coletivo que te faz acreditar que isso realmente está acontecendo em alguma Nova York perdida do multiverso.

A antologia se inicia com A Longa Caminhada, a primeira parte do conto da Tiffany D. Jackson, que acompanha Tam e Kareen, ex-namorados que não lidaram muito bem com o término se encontrando sem querer para uma vaga de estágio. Esse é o conto que divide todos os outros, se passando em vários atos no decorrer do livro, e fala bastante sobre separação e amadurecimento (e a falta dele) através dos seus protagonistas.

Também foi o meu conto menos favorito porque me senti um pouco frustrada com as atitudes da Tam. Enquanto alguns dramas sobre solidão e traição eram compreensíveis, outras posturas dela soavam extremamente egoístas além do aceitável. Não tem nada de "não adolescente" na postura da Tam, mas era um pouco frustrante. Do tipo "eu com certeza sou responsável por essa situação tanto quanto meu ex, mas não vou admitir isso e sim vou jogar a culpa toda nele o tempo todo" que, depois de três atos, ficou um pouco insuportável.

Mas, de novo, são adolescentes e você compra o drama porque o jeito com que a Tiffany conta a história é cativante. Dois ex-namorados lidando com seus problemas de falta de comunicação enquanto caminham por um apagão para chegar a uma festa; com certeza rende muito drama.

O segundo conto (um dos meus favoritos), Sem Máscara, é da Nic Stone. O apagão acontece enquanto Jacorey "JJ" Harding Jr. está no metrô. Quando tudo se apaga, ele percebe que, no mesmo vagão, está acompanhado por ninguém menos que Tremaine Wright, antigo colega de escola por quem Jacorey pode ou não ter alguns sentimentos mais profundos.

Nic contou uma história tão querida e profunda em poucas páginas que eu terminei abraçando o livro. Ela fala um pouco sobre toxicidade em espaços de esporte, porque JJ é jogador de basquete, mas também abre espaço para falar sobre o medo corrosivo que todo jovem queer ou se descobrindo queer sente com a questão de se abrir para o mundo.

Resenha: Blackout - O amor também brilha no escuro

É doce e sensível e tem espaço para momentos fofos e dramáticos, com flashbacks da infância de JJ e de suas interações com Tremaine; tem até um baile de máscaras numa dessas lembranças. Tudo isso para construir a atmosfera de possível romance, possível sonho, possível alguma coisa.

O terceiro, meu favorito disparado, é da Ashley Woodfolk - Feitas para se encaixar. Aqui temos romance sáfico, corações partidos, drama familiar e idosos em situação de tédio num asilo tomado pelo apagão. Nella está lá visitando o avô e fazendo companhia aos velhinhos quando tudo se apaga, e eis que aparece Joss e seu pitbull pra lá de carismático; Joss, a garota estonteante e simpática que Nella vinha evitando para evitar paixonites que podem render corações partidos.

De repente percebo que não dá para ser corajosa sem um pouco de medo.

Eu simplesmente me apaixonei por tudo nesse conto. A história que a Ashley conta menciona luto e superação, tem uma busca desenfreada por uma foto perdida e pequenos flertes que podem levar a alguma coisa, se a Nella se arriscar; mas ela vai?

O quarto conto, da Dhonielle Clayton, é intitulado Todas as grandes histórias de amor... e pó. Seus protagonistas são Lana e Tristán, melhores amigos de longa data invadindo a biblioteca para procurar um livro que seja o exemplo de "melhor história já escrita"; tudo isso enquanto Lana se prepara psicologicamente para se declarar para Tristán.

Uma história querida pra te deixar sorrindo sem perceber, porque lida muito bem com a tensão que é o "friends to lovers", com toda a possibilidade de rejeição e de mudança em uma relação que é tão firme e importante. É divertido, também, por causa da aventura fugindo do segurança da biblioteca. Passa tão rápido e com tanta delicadeza que, quando acabou, eu estava apaixonada.

O quinto conto, Sem dormir até o Brooklyn, da Angie Thomas, lida com a indecisão. Com a coisa de "será que estou com a pessoa certa ou é só pressão porque parece certo?"; Kayla namora Tre'Shwan, mas parece estar se apaixonando por Micah. E agora?

Eu gostei bastante de como ela levantou essa discussão sobre ter que fazer escolhas tão importantes e tão drásticas sem saber realmente o que se quer escolher. Fala sobre relacionamentos de uma maneira saudável e simples, como deveria ser, e ainda apresenta um final muito maduro dentro de tudo que acontece no conto.

O último conto - Seymour e Grace - é da Nicola Yoon e, cara, como essa mulher tem o dom de me fazer acreditar em amor à primeira interação. Grace está à caminho da festa que une todos os outros contos a fim de impressionar seu ex com sua presença e "olha como estou bem sem você"; até lá, conversas filosóficas e curiosas com o taxista gatinho - Seymour - podem colocá-la em um caminho diferente.

A Nicola tem um jeito muito querido de contar histórias de amor; eu me apaixonei pelos livros dela - especialmente O sol também é uma estrela - e com esse conto não foi diferente. É tudo muito natural, os diálogos fluem de maneira simples e fácil, e você acredita que isso está acontecendo.

Resenha: Blackout - O amor também brilha no escuro

Acho que o único fechamento dessas histórias que não me ganhou foi o da Tiffany D. Jackson; soou meio abrupto para todo o drama que ela construiu, então não me conquistou.

A tradução da Karine Ribeiro ficou ótima, bem adaptada e inspirada - e eu amei que um dos contos tem linguagem neutra, mostrando que tem sim como encaixar na nossa gramática e se você discorda ou se incomoda, que discorde e se incomode pra parede porque está errade.

- Se eu não posso me amar e me aceitar como sou, por que esperaria que outra pessoa fizesse isso?

A edição da Seguinte, de bônus, uma maravilha. Eu adorei o detalhe que o título e alguns detalhes da capa brilham no escuro, bem temático para o livro.

Blackout é uma coletânea querida que fala sobre amor em suas mais diversas formas, e entrega protagonismo negro escrito por grandes autoras negras da literatura contemporânea atual. É o tipo de livro perfeito se você busca uma leiturinha cheia de amor, representatividade (bem feita e responsável) e com um belo passeio por uma Nova York difícil de ver, toda apagada, mas cheia de luz.

Sinopse: Seis autoras extraordinárias. Seis histórias de amor entrelaçadas. Uma noite que tinha tudo para ser um desastre ― mas acaba sendo brilhante. Uma onda de calor causa um apagão em Nova York. Multidões se formam nas ruas, o metrô para de funcionar e o trânsito fica congestionado. Conforme o sol se põe e a escuridão toma conta da cidade, seis jovens casais veem outro tipo de eletricidade surgir no ar…Um primeiro encontro ao acaso. Amigos de longa data. Ex-namorados ressentidos. Duas garotas feitas uma para a outra. Dois garotos escondidos sob máscaras. Um namoro repleto de dúvidas. Quando as luzes se apagam, os sentimentos se acendem. Relacionamentos se transformam, o amor desperta e novas possibilidades surgem ― até que a noite atinge seu ápice numa festa a céu aberto no Brooklyn.

Título original: Blackout
Autoras: Angie Thomas, Ashley Woodfolk, Dhonielle Clayton, Nicola Yoon, Nic Stone, Tiffany D. Jackson
Editora: Seguinte
Tradução: Karine Ribeiro
Gênero: YA contemporâneo
Nota: 4,5


2 comentários:

  1. Adorei a resenha, e quero ler esse livro.
    Beijinhos ;*
    Blog Menina Caprichosa |

    ResponderExcluir
  2. Oi Dê, realmente a edição é linda demais! Eu não peguei pra ler, mas sendo contos já me interessa bastante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo