Resenha: A anatomia de um coração - Jenn Bennet - Queria Estar Lendo

Resenha: A anatomia de um coração - Jenn Bennet

Publicado em 11 de fev. de 2022

Resenha: A anatomia de um coração - Jenn Bennet

A anatomia de um coração é um livro YA da autora Jenn Bennet, publicado pela editora Plataforma 21, que pode ser apreciado como uma obra de romance com toques de arte e pinceladas de anatomia.

Para quem curte histórias assim, conheça também:

Beatrix, ou Bex como prefere ser chamada, é uma adolescente com talentos artísticos e uma fascinação pela anatomia humana. Dona de uma estética toda em tons de preto e escala de cinza, que vai desde seus desenhos feitos a lápis até as suas roupas. 

Bex sonha que um dia suas ilustrações possam ser usadas por alunos de medicina para estudarem o corpo humano, ter sua arte contribuindo para salvar vidas. Mas para isso primeiro ela precisa ganhar o concurso que acabou de se inscrever, porque precisa do prêmio para conseguir ingressar na faculdade.

É em uma visita ao hospital da cidade, na tentativa de conseguir autorização para desenhar os cadáveres usados pelos estudantes de medicina, que Bex conhece Jack. O garoto alto e com ar misterioso e um estilo totalmente rockabilly¹ logo desperta sua atenção. Principalmente quando, em um descuido, ele deixa cair uma lata de spray dourado.

Acontece que recentemente têm aparecido por toda a cidade grafites em dourado de palavras aleatórias, ninguém sabe o que elas significam ou quem é o autor. A polícia está de olho, querendo pegar o tal meliante. Mas nem isso é o suficiente para impedir Bex de ficar intrigada por ele.

Como em vários outros romances YA, principalmente nos escritos antes de 2016, rola um certo princípio de isntalove² em A anatomia de um coração também. Não diria que é totalmente o caso, pois temos na verdade muito mais um fascínio e interesse mútuo entre os dois do que uma paixão avassaladora ou declarações de amor. 

A arte e a estética são partes importantes da história, sendo grandes responsáveis por esta atração inicial entre os personagens. É a partir delas que o romance começa a se desenvolver, quase que em um jogo de gato e rato com Bex e Jack buscando descobrir e conhecer mais detalhes sobre a vida um do outro.

O romance entre os dois é muito fofo e gostoso de acompanhar, sendo bem fiel a idade dos personagens, apesar de ter um ar de algo escrito para conquistar corações e deixar o leitor com um sorrisinho bobo no rosto.

Um dos pontos que mais gostei na leitura foi a condução saudável do romance. Sim eles se encantam rápido um pelo outro e sim temos um pouco daquela inconsequência adolescente onde o primeiro é amor é tudo o que importa, mas ao mesmo tempo tudo isso é apresentado de uma forma coesa e em uma relação bonita de se acompanhar.

Resenha: A anatomia de um coração - Jenn Bennet

A anatomia de um coração se desenvolve sobre três grandes frentes: arte, com Bex participando do concurso e Jack grafitando escondido pela cidade; família, Bex tem problemas mal resolvidos com o pai que abandonou a família alguns anos atrás e também precisa melhorar sua relação com a mãe, e Jack que tem um pai distante e frio e um drama familiar que precisa de atenção; e por fim o romance entre os dois e a forma como seus universos colidem e a partir disso ambos começam a se ajudar a crescer como casal e como pessoas.

Jenn Bennet é uma autora incrível de romance contemporâneo, que sabe dosar perfeitamente as descobertas e encantamento de um novo amor. Tudo isso envolto em uma narrativa leve, divertida e com personalidade.

Outro ponto positivo e que precisa ser devidamente reconhecido é a arte incrível da capa. Carlos Siqueira fez um trabalho lindo e que conversa diretamente com a história sendo contada. De todas as publicações do livro, incluindo a original, a Plataforma21 é a que tem a capa mais bonita e coesa, estão de parabéns.

A anatomia de um coração é uma história tão bonita quanto sua estética, indicada para todes que curtem um romance fofo e que estejam dispostos a se encantar por dois adolescentes apaixonados pela arte e um pelo outro.

¹ rockabilly é um sub-gênero do rock dos anos 50, com uma estética que inclui jaquetas de couro, jeans apertados, camisas brancas e topetes altos. Algumas referências são Elvis Presley, Johnny Cash e James Dean
² instalove é o termo utilizado quando personagens se apaixonam instantaneamente, sem um desenvolvimento inicial

Sinopse: Beatrix se sente num limbo quando o assunto é relacionamento. Estranha demais para os esportistas, não estranha o suficiente para os geeks. O fato é que ela é uma jovem artista, mas geralmente os rapazes se assustam com um detalhe: seu talento peculiar em fazer ilustrações da anatomia humana. E, na real, ela não está nem um pouco preocupada em se encaixar num padrão. Determinada a ser uma grande ilustradora, ela sabe muito bem o que fará nas férias de verão antes de concluir o Ensino Médio: seguir os passos de grandes mestres como Leonardo da Vinci, ou seja, desenhar cadáveres de verdade. Contudo, enquanto tenta se infiltrar nas aulas de anatomia da universidade, Beatrix conhece um rapaz misterioso que vira seus planos de cabeça para baixo. Jack é encantador, irresistivelmente atraente e... um dos grafiteiros anônimos mais procurados de São Francisco. Entre passeios noturnos, fugas da polícia e palavras douradas dominando a cidade, ela começa a desvendar quem Jack realmente é, assim como o grande segredo escondido sob sua melancolia. E Beatrix também precisa enfrentar os próprios fantasmas, como os problemas financeiros, o pai ausente e a solidão. Numa paixão irreprimível, os dois vão descobrindo um ao outro – e como transformar essa profusão de sentimentos em expressão, arte e amor.

Título original: A anatomia de um coração
Autora: Jenn Bennet
Editora: Plataforma21
Tradução: Flávia Souto Maior
Gênero: Romance contemporâneo
Nota: 4


4 comentários:

  1. Ai sinto saudade de ler um romancezinho assim sabe, parece tão saudável e apaixonante!
    Amei a sua resenha!

    Beijos,
    https://www.papeladaweb.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Eduarda,
    Vi esse livro no KU e fiquei curiosa, não sabia muito bem o que esperar dele, na verdade, mas agora já quero lê-lo!
    Acho que vou adorar! Mesmo com o 'instalove', rs.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu adoro estes tipos de romances, mesmo que muitas vezes tenha clichês, eu ainda curto para intercalar com leituras mais pesadas. Já anotei a dica para conferir. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Eduarda, tudo bem?
    Em geral não curto muito YA porque não sou especialmente fã dessa pegada "personagens com feridas que se curam juntos pelo amor". Porém, ao saber que esse livro tem um romance saudável, já me causou um pouco mais de curiosidade e interesse. Ótima resenha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo